06-05-2025, 01:17 PM
![[Imagem: 884902_front.jpg]](https://gamefaqs.gamespot.com/a/box/9/0/2/884902_front.jpg)
ATÉ QUE ENFIM, finalmente

Dessa vez preparei MUITO bem a party, e foi na segunda tentativa. Infelizmente um personagem foi de Vasco... VSF esse final boss
Reviewzinho:
Gráficos: Ficaram ótimos. Sendo um remaster da versão PSP, diria que foi um excelente trabalho. Praticamente FFT 1.5? xD
Gameplay: O ponto fraco do jogo na minha opinião... As batalhas são MUITO difíceis, e tem que ter noção de gerenciamento da party (oi, Atelier) antes de entrar nas batalhas. Se ao menos liberassem os itens em qualquer quantidade pra toda a party, dava pra facilitar as coisas.
Mas com permadeath (até mesmo caindo de um precpício), limite de item e level, além de ter que enfrentar diversas batalhas em desvantagem numérica (isso sem contar batalhas em uphill, misericórdia), cada batalha acaba sendo mais um drama que uma diversão, o que foi exatamente isso que FFT (bem superior nesse aspecto) me proporcionou.
Por causa disso (e o fato do jogo ser MUITO longo pro gênero) acabei demorando 2 anos pra fechar, devido ao burnout causado. Isso com todos os QoL, se não fosse isso infelizmente teria dropado com uma baita tristeza.
O sistema de job é confuso, e também não tem tanta flexibilidade quanto FFT, o que é uma pena... Somando os fatores da dificuldade, acabou me deixando a sensação de que o sistema ficou subaproveitado.
OST: Foi a mesma orquestra que fez a de FFT/XII, né? Pois ficou maravilhosa

História: Ápice positivo do jogo, com muita folga... Diria que épico é pouco pra escritura desse jogo... Matsuno é um gênio

Momentos em que quase escorreu uma lágrima? Sim, houveram.
O final? Bom, escolhi a rota Chaos, e foi tremendamente impactante...
Que Suikoden II me perdoe, mas esse plot te superou.
Nota: 9,5 / 10. Se não fosse o gameplay seria 11/10 sem dúvida nenhuma.
Agora vou começar o Fire Emblem de Game Cube (AGORA VAI), vou dropar Conception 2 por hora.