03-06-2025, 08:13 AM
Jarutais escreveu: (02-06-2025, 01:47 PM)Isso aí é o ego dos produtores que querem ter o seu trabalho valorizado misturado com a Nintendo saber que vai ter retardado que vai pagar.Essa história do Wii Sports é fácil (pro Reggie) de contar como sendo a grande sacada genial que permitiu o sucesso do Wii no ocidente, e de quebra cantar vantagem de que teve que peitar o Miyamoto e tal. Mas a verdade é que nunca saberemos o resultado do universo alternativo sem o Wii Sports como parte to pacote no ocidente. O Wii vendeu relativamente pouco no Japão (pouco mais de 10% das vendas totais), mas é difícil imaginar que seja por falta de Wii Sports no pacote, pois não deixou de vender mais do que o PS3 e PS4.
No lançamento do Wii, a Nintendo JP não queria de jeito nenhum botar o Wii Sports de graça com o console por ego do Miyamoto, mas o Reggie botou a piroca na mesa e incluiram na release americana. No final de contas foi o grande motivo que fez o Wii viralizar e ser um sucesso :C
Não que esse lixo aí de Welcome Tour tenha algum potencial pra alguma coisa risos :C
Pro Reggie (que não tinha muita influência nos projetos em si), é fácil propôr, já na reta final do lançamento do Wii, de combinar o Wii e Wii Sports porque "aumenta a proposta de valor" (dã). Havia mesmo um argumento ou receio de que o Wii encalharia sem Wii Sports no pacote? Se sim, porque foi tão difícil convencer a Nintendo japonesa? Como explicar que, no Japão, Wii Sports vendeu cerca de 3 milhões de unidades (cerca de 25% das vendas de Wii)?
Eu tento ver isso pelo lado japonês: o Wii e Wii Sports eram projetos diferentes (embora interligados), com suas próprias equipes, verbas, projeções de venda, etc. O "projeto Wii Sports" não era parte do "projeto Wii", e ao fundir os dois de última hora, provavelmente causou)muita dor de cabeça na Nintendo japonesa. Boa parte da administração e logística mudou de última hora e a Nintendo simplesmente deixou de adquirir dados preciosos quanto à força da marca "Wii", "Mii", "Wii Sports", e potencial de venda de jogos "casuais" e de "baixo orçamento" através dessas marcas.
Pra mim, o bizarro de Switch 2 Welcome Tour não é ser pago. A Nintendo claramente vê cada projeto "independente" como um produto a ser lançado separadamente. O bizarro é o Welcome Tour não ser sido (ou mantido) como parte do desenvolvimento e verba do Switch 2 do início ao fim. Serial um "manual" deveras interessante.