Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
Z80a escreveu: (18-05-2020, 11:54 AM)Teria que escrever uma especie de emulador, porque os endereços de memoria das coisas são completamente diferentes, a GPU trabalha de forma completamente diferente, e eu suspeito que se você só pegar a CPU do 360, setar pra 485 Mhz e tentar rodar o código do gamecube, o código vai rodar mais lento por causa das capadas que o cell deu e a microsoft copiou :3
Mas seria mais facil do que fazer pra um x86 porque as instruções pelo menos são as mesmas.

A Microsoft copiou algumas características do CELL?
Responder
INXS escreveu: (18-05-2020, 06:29 PM)A Microsoft copiou algumas características do CELL?
Eles bateram a porta da IBM e pediram por uma versão mais barata e é basicamente o que tem ali :3
Responder
Responder
AvcF escreveu: (19-05-2020, 10:35 AM)
Tem sobre o saturn e playstation tambem :
https://copetti.org/projects/consoles/sega-saturn
https://copetti.org/projects/consoles/playstation

Mas o do saturn não explica a pior parte do 3D do saturn :3
Agora N64 parece bem completinho
Responder
Z80a escreveu: (19-05-2020, 10:50 AM)Tem sobre o saturn e playstation tambem :
https://copetti.org/projects/consoles/sega-saturn
https://copetti.org/projects/consoles/playstation

Mas o do saturn não explica a pior parte do 3D do saturn :3
Agora N64 parece bem completinho

Nem a Sega explica a pior parte do 3D do saturn.
Responder
AvcF escreveu: (19-05-2020, 11:05 AM)Nem a Sega explica a pior parte do 3D do saturn.
Explica sim:
[Imagem: AiDub7N.jpg]

Na verdade lendo bem até que explica ali mas não diz porque exatamente é problema :3
"In this case, the VDP1 is tasked to draw plain individual quadrilaterals that are filled with textures (one per polygon), this is how sprites are achieved."
Se você quer fazer um modelo 3D detalhado com textura pela superficie toda, você tem que fazer uma mini textura pra cada quad do modelo :3
A sega até oferecia uma ferramenta que fazia o serviço, mas dado a época, eu acho que devia ser uma dor de cabeça usar essa ferramenta.
Responder
Os arquitetos do Saturn não percebiam que estavam criando um monstro difícil de programar?
A equipe que arquitetou o Dreamcast é a mesma do Sega Saturn?
Responder
INXS escreveu: (19-05-2020, 06:58 PM)Os arquitetos do Saturn não percebiam que estavam criando um monstro difícil de programar?
Sinceramente, não sei.
Eu imagino que muito disso foi tentar atingir um custo beneficio alto e dane-se o resto.
Mas eu tenho a suspeita que a sega não tem um controle tão bom sobre o que pode ser feito em chips se comparado a nintendo, já que basicamente a yamaha fazia todos os chips deles.
Agora o dreamcast foi um caso de "a cada 1000 anos, os astros se alinham perfeitamente e amon-ra acorda da tumba" ou algo assim.
CPU barata projetada pra "multimidia" que por sorte era fodona com 3D, chip de video barato, estupidamente poderoso e que trabalha relativamente bem com memoria lenta, sonzinho yamaha dos bons..
Quase nada customizado, quase tudo com custo/beneficio perfeito.
Responder
Z80a escreveu: (19-05-2020, 08:01 PM)Sinceramente, não sei.
Eu imagino que muito disso foi tentar atingir um custo beneficio alto e dane-se o resto.
Mas eu tenho a suspeita que a sega não tem um controle tão bom sobre o que pode ser feito em chips se comparado a nintendo, já que basicamente a yamaha fazia todos os chips deles.
Agora o dreamcast foi um caso de "a cada 1000 anos, os astros se alinham perfeitamente e amon-ra acorda da tumba" ou algo assim.
CPU barata projetada pra "multimidia" que por sorte era fodona com 3D, chip de video barato, estupidamente poderoso e que trabalha relativamente bem com memoria lenta, sonzinho yamaha dos bons..
Quase nada customizado, quase tudo com custo/beneficio perfeito.

Velho, o processador do Saturn foi escolhido em uma partida de golfe entre os presidentes da Sega e Hitachi. Os caras não estavam nem aí, os desenvolvedores que se virassem.
Responder
AvcF escreveu: (19-05-2020, 11:35 PM)Velho, o processador do Saturn foi escolhido em uma partida de golfe entre os presidentes da Sega e Hitachi. Os caras não estavam nem aí, os desenvolvedores que se virassem.
O processador era a coisa mais sã no saturn.
CPU normal, 32bits, dá pra usar C nela.
usar duas CPUs é que eram elas :3
Mas a parte mais terrível pros programadores era a SCU:
Responder
INXS escreveu: (19-05-2020, 06:58 PM)Os arquitetos do Saturn não percebiam que estavam criando um monstro difícil de programar?

O problema maior do Saturn foi que eles adcionaram vários chips depois do projeto pronto, onde você precisava de “linkar” esses processadores por interfaces lentas e com código adicional. Ficou aquela titica que todo mundo conhece.

Sobre o Dreamcast, o desenvolvimento dele já dava amostras que a Sega não ia muito bem: dois times fizeram protótipos diferentes, o americano e o japonês. O americano ganhou, o que despertou uma certa inveja dos Sega Japan, até mesmo um episódio contado por Peter Moore onde ele xingou o time japonês e passou a dar as cartas na companhia. Os acionistas japas se assustaram e fugiram da empresa, o publico japonês também não se empolgou..
Responder
AvcF escreveu: (19-05-2020, 11:35 PM)Velho, o processador do Saturn foi escolhido em uma partida de golfe entre os presidentes da Sega e Hitachi. Os caras não estavam nem aí, os desenvolvedores que se virassem.

Essa história é verídica ou é um dos casos de universo real extremamente bizarro? Loles
Responder
Posseidon escreveu: (20-05-2020, 09:18 PM)Essa história é verídica ou é um dos casos de universo real extremamente bizarro?  Loles

É real, foi reportado no livro The Ultimate History of Video Games. Qualquer hora eu printo a página.
Responder
Mas a parte onde "isso fez o saturn ser horrível de programar", não, não foi isso ai não.
Como o 32x tambem usa o par de CPUs, eu imagino que eles em si devem ser um custo beneficio do caramba, e se teve que fazer gambiarra pra por 3D na ultima hora, foi com a SCU (aquela maluquice ali em cima :3).
Se o video game fosse só 2D com raspinha de 3D, não precisaria da SCU, você poderia usar as CPUs pra fazer o serviço, tipo SH2 numero 1 processa o codigo do jogo, SH2 numero 2 copia dados de ponto X pro Y e por ai vai.

Mas pra não passar vexame completo em frente a absolutamente absurda pra caramba GTE, eles precisavam de mais poder de luta de multiplicação e copiar os dados bem mais rápido, então SCU entrou em ação.
Responder
Achei:

[Imagem: s186oxa.jpg]

Na verdade era rumor, mas é tão zoado que tem que ser verdade Lol Imagine o presida chegando com a "novidade" para os desenvolvedores Loles
Responder
Essas histórias do Saturn sempre me surpreende. E foi o console que mais gostei de ter até vender em 2008 (comprei em 1997).

E essa do processador do Xbox 360 ter características do Cell nem poderia imaginar.

Ontem chegou o livro da Oldgamer sobre o Jaguar. É uma leitura muito agradável, recomendo. Lá cita uma rivalidade no inicio com o 3DO.

Em ordem técnico, podemos posicionar os consoles assim: 32X > 3DO > Jaguar?

Os anos 90's foi uma época interessante. Os caras lançavam consoles sem o minimo para sustentá-lo. Mas tinha ideias boas. Penso na mesma com a Formula -1: tinha equipe que nem dava para pagar o almoço dos mecânicos.

Era loucura, mas apresentava criatividade.

Hoje ninguém investe um centavo se não seguir cartilhas de procedimentos administrativos. O que é o certo, mas sem a magia da loucura.
Responder
INXS escreveu: (21-05-2020, 09:23 AM)Essas histórias do Saturn sempre me surpreende. E foi o console que mais gostei de ter até vender em 2008 (comprei em 1997).

E essa do processador do Xbox 360 ter características do Cell nem poderia imaginar.

Ontem chegou o livro da Oldgamer sobre o Jaguar. É uma leitura muito agradável, recomendo. Lá cita uma rivalidade no inicio com o 3DO.

Em ordem técnico, podemos posicionar os consoles assim: 32X > 3DO > Jaguar?

Os anos 90's foi uma época interessante. Os caras lançavam consoles sem o minimo para sustentá-lo. Mas tinha ideias boas. Penso na mesma com a Formula -1: tinha equipe que nem dava para pagar o almoço dos mecânicos.

Era loucura, mas apresentava criatividade.

Hoje ninguém investe um centavo se não seguir cartilhas de procedimentos administrativos. O que é o certo, mas sem a magia da loucura.
3DO é bem melhor que o 32x :3
Ele é basicamente um sega saturn mais lento em termos de como 3D é feito etc..
Responder
Z80a escreveu: (21-05-2020, 11:22 AM)3DO é bem melhor que o 32x :3
Ele é basicamente um sega saturn mais lento em termos de como 3D é feito etc..

Com a mesma dificuldade em programar?

Os processadores do Saturn e 3DO eram da mesma familia?

Podemos dizer que 3DO > 32X > Jaguar?
Responder
Tem Seguista que sonha até hoje que o Saturn é mais poderoso que o PS1, e que o Dreamcast é mais poderoso que o PS2.
Responder
INXS escreveu: (21-05-2020, 02:54 PM)Com a mesma dificuldade em programar?

Os processadores do Saturn e 3DO eram da mesma familia?

Podemos dizer que 3DO > 32X > Jaguar?
O hardware é completamente diferente, mas as coisas são feitas da mesma forma, tipo você desenha quadrangulos e tal, mas é mais facil de programar porque não tem uma DSP maluca ou um monte de chips paralelos etc..
E como resultado, ele é bem mais lento que o saturn tambem.
Mas sim, sua ordem esta correta.
3DO roda need for speed e tal:

32x e jaguar nem chegam perto disso.
Responder