[Deixem cair!] Me recomendem jogos bons e famosos
Tópico besta do fim de semana
Kadaj escreveu: (22-02-2025, 12:07 AM)Enemy Unknown ou UFO Defense, AKA UFO: Enemy Unknown?
O 3D moderno que tem nas plataformas perguntadas etc :3
Responder
Resident Evil 4 OG mesmo, acho que os Remakes e RE Engine são ótimos jogos. Como você falou de tendencias procura por Outlast, Amnesia e (mais obscuro) Alien Isolation que são esconde-esconde de monstrinhos que estava em alta um tempo atrás.

Tirando as guerrinhas imbecis de internaids God of War, Uncharted, The Last of Us, Assassins Creed são muito bons também.

Enfim, não sei se atendem totalmente o que tu quer mas são as series pop e bem avaliadas que dificilmente alguém não vai conhecer.
Responder
Z80a escreveu: (22-02-2025, 12:30 AM)O 3D moderno  que tem nas plataformas perguntadas etc :3

Bom, é MUITO PIOR que o original, mas...
Responder
Kadaj escreveu: (22-02-2025, 12:37 AM)Bom, é MUITO PIOR que o original, mas...
Eu achei a mesma coisa que o de MS-DOS em termos de o que tem etc..
Responder
Z80a escreveu: (22-02-2025, 12:41 AM)Eu achei a mesma coisa que o de MS-DOS em termos de o que tem etc..

Joguei umas 40 e tantas horas do mais novo e achei bem mais simplificado.
A coisa boa dele foi mostrar o quanto de cover vc tem em cada espaço pro qual vc se desloca. De resto o original é bem mais detalhado. Seja no combate, seja nas múltiplas bases ao redor do globo (com as instalações, alocação de cientistas/engenheiros, compra e venda de material, invasão de aliens nas bases), seja com a ufopedia, os dados das invasões, gráficos dos avistamentos dos ovnis...

Eu senti falta de muita coisa jogando o novo.
Responder
Helldivers 1 e 2
Gauntlet
Ender Lilies: Quietus of the Knights
Sifu
Tinykin
Rogue Legacy 2
Death's Door
Tails of Iron
Ghost of a Tale
Immortals Fenyx Rising
Superhot
Enter the Gungeon
Spelunky
Control
Hollow Knight
Middle-earth: Shadow of War ou Shadow of Mordor
Vampyr
Infamous 2
Sky Force Anniversary
Dust: An Elysian Tail
The Swapper
Binary Domain
Brothers: A Tale of Two Sons
Hotline Miami
Mark of the Ninja
Papers, Please
Guacamelee
Marvel Snap
Hades
Portal e Portal 2
Ori and the Blind Florest
Scourgebringer
Stick Nightmare
Responder
Algumas merdas famosas que ninguém vai recomendar a não ser eu:

Age of Empires II
Sim City 3000
Doom 1 & 2
Unreal
Spyro 1 (pode ser o remake)
Crash  (esse é melhor o remake)
Duke Nukem 3D
Responder
Rapai, eu mesmo tô surpreso com o quanto eu não joguei os jogos que a galera recomendou aqui. Tirando Uncharted, a série God of War (do 3 pra trás), Superhot e os Portal, é tudo recomendação que eu nunca nem relei. (Comecei Last of Us mas dropei depois de 1h) Lol

Montei uma listinha de coisas que vocês recomendaram e quem recomendou (sem ordem definidade de como eu vou jogar):

Dark Souls (Maedhros, Vilela, Wolfwood)
Gears of War (Serge, Maedhros, Posseidon)
Doom (Saitou, Maedhros)
Nier Automata (Maedhros)
Max Payne 3 (Serge)
XCOM Enemy Unknown (z80a)
Resident Evil 4 (play more)
Hollow Knight (Silent Bob)
Crash Bandicoot (Saitou)
Sekiro (Wolfwood, Vilela)
Bloodborne (Wolfwood)
Batman Arkham City (Maedhros)
Hitman (z80a)
GTA V (Posseidon)
Bioshock (Maedhros)
Outlast (Silent Bob)
Symphony of the Night* (Posseidon)
Control (Silent Bob)

*É um jogo mais véio mas surge muito frequentemente em discussões no trabalho.

Isso tudo só pra começar né. Vou me programar pra pegar pelo menos um jogo por mês, porque não tô nem com tempo direito pra jogar as coisas que eu quero, imagine o resto.

Valeu turma Love
Responder
Jogue Shenmue, o jogo que inventou QTE e o estilo Open Bairro.
Responder
Toejam & Earl inventou o roguelike
Responder
Umas boas seleções aí. Pro propósito de estudo de game design eu faria algumas alterações, já que tempo é limitado. Eu acho que você ganha muito mais observando como a From evoluiu de Demon's Souls pra Dark Souls que de Dark Souls pra Bloodborne. Apesar de gostar mais de Bloodborne, ele é bem mais refinamento direto, enquanto que Demon's pra Dark foi uma mudança estrutural gigantesca.

Similarmente, é interessante dar uma checada em Doom Eternal após Doom 2016, mesmo que não seja pegar pra zerar, só pra ver como os devs alteraram o loop de combate com o propósito de corrigir problemas de balanceamento do 2016 que acabaram impedindo ele de ser de fato o jogo que eles gostariam que fosse nas mãos dos jogadores.

Em entrevistas o diretor falou abertamente que eles observaram streamers e reviewers e a imensa maioria simplesmente pegava a Super Shotgun, saía correndo até o inimigo e dava um tiro na boca do estômago e GG. O que ignora completamente todo o trabalho que tiveram com enemy design. Ele falava "e de quem é a culpa? Nossa. Então agora se você pegar sua super shotgun e sair correndo pra cara de um demônio grande, você morre."

Usaram escassez de recurso, fodder pra te dar mais recurso e enemy design mais agressivo pra forçar o estilo de gameplay que eles demonstram em demos de evento pra todo jogador. A recepção foi mista, mas o resultado desejado foi atingido.

SOTN é uma escolha excelente pra mostrar o impacto da apresentação na experiência, e mais relevante quanto mais velho fica. Porque uma coisa é pegar um jogo que custou 400 bilhões e 9 gorilhões de pessoas pra fazer pra mostrar o impacto de apresentação de alto nível, mas um jogo de PSX que impressiona mais pelo como apresenta as ideias do que pelo design em si fala mais sobre mérito artístico, bem bacana. O castelo invertido é divertido de se locomover? Não. O level design foi muito bem pensado de forma que você tem vários puzzles de platforming e combate que estavam escondidos na sua cara o tempo todo que surgem ao inverter? Não. Mas o castelo vira de ponta cabeça, cara, isso é legal pra caralho. O jogo seria pior sem esses levels de qualidade questionável, e isso não é algo que você diz todo dia.
Responder
Gbraga escreveu: (22-02-2025, 12:06 PM)Umas boas seleções aí. Pro propósito de estudo de game design eu faria algumas alterações, já que tempo é limitado. Eu acho que você ganha muito mais observando como a From evoluiu de Demon's Souls pra Dark Souls que de Dark Souls pra Bloodborne. Apesar de gostar mais de Bloodborne, ele é bem mais refinamento direto, enquanto que Demon's pra Dark foi uma mudança estrutural gigantesca.

Similarmente, é interessante dar uma checada em Doom Eternal após Doom 2016, mesmo que não seja pegar pra zerar, só pra ver como os devs alteraram o loop de combate com o propósito de corrigir problemas de balanceamento do 2016 que acabaram impedindo ele de ser de fato o jogo que eles gostariam que fosse nas mãos dos jogadores.

Em entrevistas o diretor falou abertamente que eles observaram streamers e reviewers e a imensa maioria simplesmente pegava a Super Shotgun, saía correndo até o inimigo e dava um tiro na boca do estômago e GG. O que ignora completamente todo o trabalho que tiveram com enemy design. Ele falava "e de quem é a culpa? Nossa. Então agora se você pegar sua super shotgun e sair correndo pra cara de um demônio grande, você morre."

Usaram escassez de recurso, fodder pra te dar mais recurso e enemy design mais agressivo pra forçar o estilo de gameplay que eles demonstram em demos de evento pra todo jogador. A recepção foi mista, mas o resultado desejado foi atingido.

SOTN é uma escolha excelente pra mostrar o impacto da apresentação na experiência, e mais relevante quanto mais velho fica. Porque uma coisa é pegar um jogo que custou 400 bilhões e 9 gorilhões de pessoas pra fazer pra mostrar o impacto de apresentação de alto nível, mas um jogo de PSX que impressiona mais pelo como apresenta as ideias do que pelo design em si fala mais sobre mérito artístico, bem bacana. O castelo invertido é divertido de se locomover? Não. O level design foi muito bem pensado de forma que você tem vários puzzles de platforming e combate que estavam escondidos na sua cara o tempo todo que surgem ao inverter? Não. Mas o castelo vira de ponta cabeça, cara, isso é legal pra caralho. O jogo seria pior sem esses levels de qualidade questionável, e isso não é algo que você diz todo dia.
tirando a parte do doom eternal, brom post
Responder
Vilela escreveu: (22-02-2025, 12:17 PM)tirando a parte do doom eternal, brom post
Calado, otário.

Excelente entrevista com um dos pouquíssimos bons game designers no ocidente:

Responder
Kotonete escreveu: (21-02-2025, 09:02 PM)O quão perdido tu fica se for pro Max Payne 3 sem ter jogado o 1 e o 2?
Pode jogar de boa. O 3 é mais destacado dos outros. Muitos anos depois e se passa em São Paulo ao invés de Nova York. No máximo tem umas micro referencinhas que quem jogou vai pegar mas nada demais.

Não ter jogado Symphony of the Night é um crime, amigo. Jogue pra ontem e aproveite e jogue Super Metroid também se não jogou. Os dois são o pai e a mãe do gênero. Poucas coisas na indústria até hoje são tão satisfatórias quanto controlar a Samus com Space Boots/Screw Attack.
Responder
Rapaz, não fica perdido, mas é pegar o diamante na lama, jogar fora e comer a lama. Se não jogou os originais, então jogue eles em vez do 3.
Responder
eu recomendaria fortemente Control mas nunca imaginei com algo famoso Lol

eu acho que jogos Sony definem muito bem os filminhos, da uma chance para TLOU pelo menos se você acha que Uncharted é mais dispensável, não sei se importa muito pra você esse aspecto de historinha e filminho, no caso da ND eles sabem fazer gameplay tbm

Um game famoso que definiu a UI da gen passada inteira e ainda tem gente que usa até hoje é Destiny, sei lá, joga uma partida do game pra ver como é que é? Lol não é uma recomendação só mais um adendo random
Responder
wolfwood escreveu: (23-02-2025, 10:19 AM)eu recomendaria fortemente Control mas nunca imaginei com algo famoso Lol

eu acho que jogos Sony definem muito bem os filminhos, da uma chance para TLOU pelo menos se você acha que Uncharted é mais dispensável, não sei se importa muito pra você esse aspecto de historinha e filminho, no caso da ND eles sabem fazer gameplay tbm

Um game famoso que definiu a UI da gen passada inteira e ainda tem gente que usa até hoje é Destiny, sei lá, joga uma partida do game pra ver como é que é? Lol não é uma recomendação só mais um adendo random
Se você assiste Digitalfoundry, você conhece control.
Responder
Z80a escreveu: (23-02-2025, 11:08 AM)Se você assiste Digitalfoundry, você conhece control.

Level deisgn de Control desmonta 90% dos AAA
Responder
Z80a escreveu: (23-02-2025, 11:08 AM)Se você assiste Digitalfoundry, você conhece control.
True Lol

Tech da Remedy é braba demais. E escala bem demais também, rodou melhor que Alan Wake Remastered no mesmo PC.
Responder
Não vou recomendar jogo famoso vou recomendar jogo bom que muitos deixaram passar

- Quantum Break (já estaria no terceiro jogo se tivesse sido lançado para PS4, como foi pro lixo do Xone ninguém deu inportância, mas é muito bom e envelheceu super bem graficamente)

- Plague Tale Innocence e Requiem (melhor jogo AA da geração com folga, tem alguns problemas, mas gráfico, narrativa e trilha sonora são excelentes, único jogo que tem um relacionamento com criança que eu legit me importo pq o Hugo é muito bem escrito)

- Atomic Heart (Bioshock russo, tem problemas mas é um ótimo jogo mesmo assim, tão lançando DLCs continuando a história e saiu a terceira parte mês passado vão ser 4)
Responder