Steam Deck: O novo PC portátil da Valve
Gabe Gear. O verdadeiro Switch Pro
HeRinger escreveu: (27-02-2022, 10:47 AM)O appeal do deck é ser um portátil para rodar jogos em alta fidelidade. Se for para joguinhos simples um Switch ou outro portátil mais modesto já serve.
Então, você pode configurar os jogos pra rodar numa qualidade superior ao do sanduba (mas inferior ao máximo que o console entrega) e obter 3-4 horas de bateria.
Low 800p com cap de 30 FPS na maioria dos jogos de PC é o dobro da resolução e detalhes que o sanduba faz.
Responder
Deck chega 5 anos após o Switch, 2x maior, e 2x mais caro.
No mínimo vc espera um salto de geração na fidelidade dos gráficos enquanto mantém a potabilidade com o mesmo tempo de bateria.

PSP > Vita > Switch levaram o mesmo tempo e foi um salto muito maior.

Mas não sei se tem alternativa no momento atual. Talvez um módulo de bateria opcional no fundo.
Um power bank leve dá uma alividada no Switch. No Deck não vai fazer mt diferença com esse TDP.
Responder
Chozo Master escreveu: (27-02-2022, 01:52 PM)Deck chega 5 anos após o Switch, 2x maior, e 2x mais caro.
No mínimo vc espera um salto de geração na fidelidade dos gráficos enquanto mantém a potabilidade com o mesmo tempo de bateria.

PSP > Vita > Switch levaram o mesmo tempo e foi um salto muito maior.

Mas não sei se tem alternativa no momento atual. Talvez um módulo de bateria opcional no fundo.
Um power bank leve dá uma alividada no Switch. No Deck não vai fazer mt diferença com esse TDP.

x86 + AMD não é páreo pra ARM + Nvidia em performance per watt e performance per dollar. Sem contar a otimização em jogos de consoles.
Responder
Boa parte do tamanho gigante do Deck não é nem por conta de bateria ou resfriamento, são os controles. Essas abas e os trackpads deixam o aparelho gigantesco, mas de certo poderia ser bem menor, os concorrentes são por exemplo. Lance que mesmo assim ainda ficaria na categoria trambolho (Switch também é um, mesmo sendo bem menor), aí chutaram o pau da barraca e investiram mais em ergonomia e funcionalidades.

Quanto bateria, Switch faz um downclock severo em modo portátil, a diferença do Deck é que cabe ao usuário fazer isso ou não. Mesmo em modo de baixo consumo ainda vai apresentar visuais bem melhores que o Switch e ter uma biblioteca gigantesca à disposição.
Responder
O ponto do meu post no inicio é que a autonomia do Switch no lançamento não era tão diferente da do Deck em configuração modesta e o preço não é tão maior assim do que o oled.
Responder
Genesis escreveu: (27-02-2022, 02:05 PM)x86 + AMD não é páreo pra ARM + Nvidia em performance per watt e performance per dollar. Sem contar a otimização em jogos de consoles.
Se você configura um jogo pra durar 3-4 horas no deck, ele ainda vai absolutamente trucidar o sanduba em graficos.
E apesar de o ARM + Nvidia ser uma arquitetura melhor em performance por watt, a diferença é meio que removida pela diferença gigante de processo de fabricação.
É 16nm do chip mariko versus 7nm do SoC AMD.
Responder
Yep! Mesmo preço do Oled, olha que tem a questão da inflação do período e o fato de lançarem o Deck no pior momento em relação a produção de chips.

Agora é bem complicado comparar consumo com o Switch. Jogos de Switch tem vários modos de desempenho, teria que escolher um com o modo de maior performance, o porém é que esses jogos rodam com v-sync e naturalmente já vão poupar um pouco do TDP mesmo assim.
Então é bobeira comparar com o Deck rodando com v-sync desligado, até pq além de consumir mais bateria, o frametime vai ficar zoado, já que não tem VRR.

Anyway, a duração de bateria do Switch original já era bem ruim, claro que do Deck é péssima, mas não tem muita solução para isso. Uma versão com Arm seria inútil, já que a biblioteca iria para o espaço e sabe-se lá quanto isso pouparia também.
Responder
Nash escreveu: (27-02-2022, 03:26 PM)Yep! Mesmo preço do Oled, olha que tem a questão da inflação do período e o fato de lançarem o Deck no pior momento em relação a produção de chips.

Agora é bem complicado comparar consumo com o Switch. Jogos de Switch tem vários modos de desempenho, teria que escolher um com o modo de maior performance, o porém é que esses jogos rodam com v-sync e naturalmente já vão poupar um pouco do TDP mesmo assim.
Então é bobeira comparar com o Deck rodando com v-sync desligado, até pq além de consumir mais bateria, o frametime vai ficar zoado, já que não tem VRR.

Anyway, a duração de bateria do Switch original já era bem ruim, claro que do Deck é péssima, mas não tem muita solução para isso. Uma versão com Arm seria inútil, já que a biblioteca iria para o espaço e sabe-se lá quanto isso pouparia também.
Interessantemente, o cap de 30 FPS do deck é excelente de acordo com a digitalfoundry.
Como é linux, eles puderam hackear o driver etc pra fazer um cap que não tem problema de frame pace etc que se aplica a qualquer jogo, assim dá pra evitar coisas tipo o cap do crysis que roda a 31 fps
Responder
Z80a escreveu: (27-02-2022, 03:30 PM)Interessantemente, o cap de 30 FPS do deck é excelente de acordo com a digitalfoundry.
Como é linux, eles puderam hackear o driver etc pra fazer um cap que não tem problema de frame pace etc que se aplica a qualquer jogo, assim dá pra evitar coisas tipo o cap do crysis que roda a 31 fps

Agora de repente 30 FPS vai virar uma coisa ótima pra Pcistas, que tem frescura até com 60 FPS.
Responder
Assim, isso de elogiar o preço e dizer que é só um pouco mais caro que Switch é meio que um papinho furado, né?

Primeiro que o Switch já é extremamente overpriced. Só segurou esse preço porque a demanda é alta. Segundo que dizer que o deck é $399 é o mesmo que dizer que o PS5 custa $399 por conta de uma versão que ninguém quer. O Deck MESMO é $530, porque a versão com 64gb é meio inútil quando um jogo da geração passada tem de 30 a 60gb (as vezes mais). Para o Switch que tem jogos bem menores já é um problema, imagine o Deck.

Não que eu ache que o hardware não seja condizente com o preço. Só acho que se eles não conseguiram deixar mais acessível que isso com uma bateria melhor, ainda não é a hora. Prefiro esperar.
Responder
Tem nada de inútil, os jogos funcionam perfeitamente em SD card. Pegaria o modelo base de boíssima.
Responder
Nash escreveu: (27-02-2022, 06:39 PM)Tem nada de inútil, os jogos funcionam perfeitamente em SD card. Pegaria o modelo base de boíssima.

Onde eu disse que eles não funcionam? Os jogos do PS5 DE também funcionam, esse não é o ponto.

Com um deck de 64gb é fato que você tem um problema de espaço sério. A crítica vale para os consoles com 512gb mas não vale para o deck? Bonito né.

Claro, você pode pegar um SD maior. Mas aí já não passa a ser mais jogo pegar a versão com um SSD, que é uma diferença gritante?
Responder
Genesis escreveu: (27-02-2022, 04:52 PM)Agora de repente 30 FPS vai virar uma coisa ótima pra Pcistas, que tem frescura até com 60 FPS.
Você que escolhe, esse é o ponto do PC.
Você só começou a poder escolher entre 60 e 30 nessa geração de console basicamente.
Responder
HeRinger escreveu: (27-02-2022, 06:43 PM)Onde eu disse que eles não funcionam? Os jogos do PS5 DE também funcionam, esse não é o ponto.

como vc sabe? nunca vi ninguém com um desses
Responder
HeRinger escreveu: (27-02-2022, 06:43 PM)Onde eu disse que eles não funcionam? Os jogos do PS5 DE também funcionam, esse não é o ponto.

Com um deck de 64gb é fato que você tem um problema de espaço sério. A crítica vale para os consoles com 512gb mas não vale para o deck? Bonito né.

Claro, você pode pegar um SD maior. Mas aí já não passa a ser mais jogo pegar a versão com um SSD, que é uma diferença gritante?

Simples, se tiver um SD em casa como eu já tenho, e acredito que muitos possuam também, pega a versão mais simples ou caso tenha coragem de abrir o aparelho e trocar por conta própria.
Se não tem, pega um com SSD (ou compra um SD card que custa uns 70 dólares os 512GB, bem mais barato que SSD), mesmo os modelos mais caros ainda tem um preço bem razoável por serem PCs, só que preço de storage tanto no Deck, quanto em celulares, eu acho bem alto e não vale à pena, tanto que em celular costumam dar downgrade em ram também para vc ficar sem saída, olha que o Deck tem fucking 16GB de ram do melhor modelo.

E me diz onde eu critiquei console de 512GB? Usei por anos um SSD de 120GB de boa, acho bobeira querer colocar 200 jogos ao mesmo tempo no aparelho.
Responder
Nash escreveu: (27-02-2022, 07:03 PM)Simples, se tiver um SD em casa como eu já tenho, e acredito que muitos possuam também, pega a versão mais simples ou caso tenha coragem de abrir o aparelho e trocar por conta própria.
Se não tem, pega um com SSD (ou compra um SD card que custa uns 70 dólares os 512GB, bem mais barato que SSD), mesmo os modelos mais caros ainda tem um preço bem razoável por serem PCs, só que preço de storage tanto no Deck, quanto em celulares, eu acho bem alto e não vale à pena, tanto que em celular costumam dar downgrade em ram também para vc ficar sem saída, olha que o Deck tem fucking 16GB de ram do melhor modelo.

E me diz onde eu critiquei console de 512GB? Usei por anos um SSD de 120GB de boa, acho bobeira querer colocar 200 jogos ao mesmo tempo no aparelho.

Abaixa os settings para não consumir muita bateria, compra cartão SD e não aproveita os benefícios gritantes de um SSD... tá compensando e muito.

Enfim, eu ainda acho que não compensa muito. Vou esperar uma versão que seja um salto maior com uma bateria decente a esse preço aí de $399.
Responder
HeRinger escreveu: (27-02-2022, 07:24 PM)Abaixa os settings para não consumir muita bateria, compra cartão SD e não aproveita os benefícios gritantes de um SSD... tá compensando e muito.

Enfim, eu ainda acho que não compensa muito. Vou esperar uma versão que seja um salto maior com uma bateria decente a esse preço aí de $399.
É uma pena que não tem tela de 240hz, porque ai daria pra cair a qualidade dos jogos pro nivel que roda no sanduba e usar a tela :3
Responder
Z80a escreveu: (27-02-2022, 07:33 PM)É uma pena que não tem tela de 240hz, porque ai daria pra cair a qualidade dos jogos pro nivel que roda no sanduba e usar a tela :3

Aí seria um belo diferencial. Em compensação cairia no problema da bateria de novo.
Responder
Vilela escreveu: (27-02-2022, 06:57 PM)como vc sabe? nunca vi ninguém com um desses
Eu tenho um desses.

Confirmo, não funcionam
Responder
Switch já faz isso e não vejo ninguém chorando por isso, quem dera tivesse a opção de fazer o contrário, usar o modo console em modo portátil, em alguns casos específicos como um Xenoblade da vida faria toda a diferença, caso não se importe de queimar bateria rápido.
Então quem usa portátil isso é super normal e acontece de longa data, no Deck vc define, sem precisar de gambiarra.

E SSD para ter benefício total dele requer um processador bem mais rápido do que o Deck tem a oferecer. Pelos benchmarks a maioria praticamente empata em loading time no SD e SSD, fora que nada te impede de fazer o upgrade mais tarde e provavelmente pagando menos pegando um SSD por fora.
Responder