Oficial Central dos JRPGs XV
Agora é oficial!

A Square Enix vai reviver Chrono Trigger.  Aaaa

[Imagem: Chrono-Trigger-30th_03-10-25.jpg]

https://www.youtube.com/watch?v=T6WGEA7Y6Zg

Já imaginou se for um título de lançamento pro Switch 2 no estilo de Octopath?

----

O clássico RPG Chrono Trigger, lançado pela primeira vez para Super Famicom (SNES) em 1995, comemora seu 30º aniversário em 11 de março no Japão.

Em uma publicação de comemoração em sua conta oficial do X, a Square Enix disse que os usuários podem esperar por vários projetos que vão além do mundo do jogo ao longo do próximo ano.

“Para marcar o 30º aniversário e expressar nossa gratidão a todos que jogaram Chrono Trigger até agora, estamos planejando uma variedade de projetos para o próximo ano que irão além do mundo do jogo”, diz a publicação. “Aguarde as últimas informações, que serão publicadas nas contas oficiais do X da Square Enix e @ChronoTriggerPR“.

Chrono Trigger acompanha as aventuras de um jovem protagonista chamado Crono e seus amigos enquanto eles embarcam em uma jornada de viagem no tempo para evitar um futuro catastrófico. A história começa no reino de Guardia no ano 1000 d.C., onde Crono conhece Marle e Lucca. Um experimento com o dispositivo de teletransporte de Lucca acidentalmente envia Marle de volta no tempo, levando Crono e seus companheiros a segui-la por diferentes eras para resgatá-la e desvendar um mistério maior.

A jornada os leva por vários períodos de tempo — como a era pré-histórica (65.000.000 a.C.), a Idade Média (600 d.C.), um futuro pós-apocalíptico (2.300 d.C.) e até mesmo o passado antigo (12.000 a.C.) — onde eles descobrem que uma entidade alienígena chamada Lavos está destinada a destruir o mundo em 1999 d.C. O grupo deve trabalhar em conjunto, forjar alianças com personagens de diferentes épocas e alterar eventos históricos para deter Lavos e salvar o planeta.

Chrono Trigger está atualmente disponível para PC via Steam, iOS e Android. Ports do jogo também foram lançados para PlayStation e DS.

Fonte: PSX-Brasil
Responder
Responder
Tão com a faca e o queijo na mão, só fazer o remake em HD-2D que não tem erro.
Responder
Pop up store em Akihabara e capa da V-Jump.
Responder
Light Blade escreveu: (11-03-2025, 09:57 PM)Tão com a faca e o queijo na mão, só fazer o remake em HD-2D que não tem erro.

Podem fazer na engine Unreal de Dragon Quest XI. Chrono Trigger é mais simples que Final Fantasy VII, VI e IX (que dizem as más línguas necessitam 3, 2 e 2 partes pra serem feitas, nessa ordem).

E é quase pra já. É pra esse ano e pro próximo. Duvido nada de aparece na Direct da Nintendo em 2 de Abril.
Responder
bruNo escreveu: (11-03-2025, 05:18 PM)Mas nesse ponto o jogo é igual Persona 5 mesmo. A limitação da exploração é no MP.

Sim, mas eu tô sentindo que metaphor, pelo menos no começo, é mais dificil que persona 5.

P5 era tão fácil que ficava entediante as vezes
Responder
Undying escreveu: (11-03-2025, 11:42 PM)Sim, mas eu tô sentindo que metaphor, pelo menos no começo, é mais dificil que persona 5.

É só pq tem gameplay de verdade.
Responder
Undying escreveu: (11-03-2025, 11:42 PM)Sim, mas eu tô sentindo que metaphor, pelo menos no começo, é mais dificil que persona 5.

Eu tive algum problema com isso, mas muito pouco, porque no meu caso meu protagonista era Brawler e as skills de Brawler usam HP, ai é fácil curar com First Aid de Knight depois da batalha.

O Mage recupera MP toda vez que tu da stun ou mata um bicho no modo action também pra dar uma suavizada.
Responder
Light Blade escreveu: (11-03-2025, 09:57 PM)Tão com a faca e o queijo na mão, só fazer o remake em HD-2D que não tem erro.

A Square-Enix:

[Imagem: MtJ9af1.png]
Responder
Tipo isso Lol
Responder
Shugo escreveu: (12-03-2025, 09:20 AM)Eu tive algum problema com isso, mas muito pouco, porque no meu caso meu protagonista era Brawler e as skills de Brawler usam HP, ai é fácil curar com First Aid de Knight depois da batalha.

O Mage recupera MP toda vez que tu da stun ou mata um bicho no modo action também pra dar uma suavizada.

Vou upar um pouco mage, não fiz isso ainda pq é tudo linha de frente
Responder
[Imagem: 968847_front.jpg]

Mais um, décimo jogo da saga concluído Emotion 104 horas (e 4 meses) jogando, que valeram muito à pena.

Resumo da jornada:

.Gráficos: Primeiro jogo da Falcom com a nova engine proprietária da mesma, após anos com a Phyre Engine da Sony. As mudanças são notáveis, a fluidez de movimentos, partículas e na expressão dos personagens é notada de imediato. As localidades possuem MUITA vida, o clima contemporâneo (o ápice da série até o momento) é explorado de uma forma bastante rica, especialmente na capital.

Bom salto, espero mais melhorias nas sequências. Joguei no high mesmo, foi lisinho Emotion

.Gameplay: Rapai, quando pensei que não teria como evoluir mais, ela se reinventou Lol Basicamente trouxe de volta o sistema de orbment dos Trails FC e SC, porém apenas pra skills passivas. Magias são ativadas por Arts Drivers, podendo ser customizadas a todo instante (a depender do elemento), desde que tenha grana para comprar as mesmas (plugins). Some isso com os Holo Cores e você tem um sistema BEM maneiro de customização de personagens... Divertido, porém pode ser complicado pegar o jeito no começo.

As batalhas tem 2 modos, turno normal (porém agora pode mover livremente o char antes da ação, essa mudança no sistema foi drástica pelas possibilidades que abre) e a grande novidade, que é um sistema action ao estilo Ys da vida... Porém esse último é extremamente simples, servindo somente pra limpar mobs mesmo, além de obviamente não ser usado nos bois. Ao menos tentaram Lol

.OST: Linda OST como sempre Emotion Remetendo aos tempos do Zero e Azure, o feeling dos tons escolhidos foi imediato. Pra ficar na memória.

.História: Claro né, o melhor fica sempre pro final xD Se bem que comecei a jogar ele tendo expectativas altas ATÉ demais... Botar esse jogo no patamar de Zero e Azure (melhores JRPGs de minha vida) era um desafio absurdo. Mas era um fardo que esse jogo era obrigado a carregar.

É um Trails de apresentação, assim como FC, Zero e Cold Steel I, então logicamente era esperado que a gordura da história seria mais gasta na apresentação do novo país, suas localidades e personagens específicos. Mas mesmo assim dou parabéns pra Falcom por não deixar a peteca cair, desde o primeiro capítulo o negócio já esquenta Emotion

Definitivamente é o jogo mais maduro desde a duologia Crossbell... Temas fortes estão presentes lá como nunca... Se já acharam Zero impactante nesse quesito, nesse então...

Anyway, dado tudo o que aconteceu + as consequências GRAMDES de Cold Steel IV e Reverie (o true epílogo desse último me quebrou, na moral), o plano de fundo pra um certo spriggan estava pronto.

Van, esse spriggan (uma espécie de faz tudo, como Gintama, mas aqui o buraco é bem mais fundo...), diferentemente de bracers como a Estelle ou policiais como o Lloyd, ele não possui uma regra moral fixa (até um certo limite), tendo como consequência uma característica única no jogo, que é o sistema de moral, em que dependendo das decisões do MC, a régua moral do mesmo (Law, Gray e Chaos) pode ser alterada, de forma a alterar certas relações com os personagens e o mundo do jogo. Favorece muito o fator replay, coisa fina.

Só que pra isso tudo ter efeito, tem que fazer side, e isso nesse jogo consome MUITO tempo Lol Na minha opinião, foi o ponto fraco, o Reverie acertou nesse quesito.

Mesmo assim, a jornada foi boa. Momentos de partir o coração não faltaram, até mesmo nas sides... Se fizer todas, a última me fez cair uma lágrima Emotion

O final... Me surpreendeu DE NOVO Emotion

Nota: 9,5 / 10. Tira a gordura das sides Falcom, vai melhorar, confia.

Daybreak II só final do ano agora, quase coloquei a série em dia Baby
Responder
Tô vendo se rola uma promo pra comprar o Daybreak 2 ainda, bom jogo

Parece que tem uma galera que não curtiu muito o 2 por algum motivo
Responder
Light é emocionado demais com Trails, tá doido.

Estrutura de jogo sempre igual, este especificamente é inflado para caralho...dentre outras coisas que mostram que essa história tem que acabar para ter um Reboot.

Mudou estrutura só no 3rd e Reverie, e deste último só salva a estrutura mesmo.
Responder
bruNo escreveu: (13-03-2025, 01:03 PM)Light é emocionado demais com Trails, tá doido.

Estrutura de jogo sempre igual, este especificamente é inflado para caralho...dentre outras coisas que mostram que essa história tem que acabar para ter um Reboot.

Mudou estrutura só no 3rd e Reverie, e deste último só salva a estrutura mesmo.
Fazer o que, ainda é a melhor dev japa que faz character development e world building com maestria Baby

O Kai tem toda a pinta de que vai ser o último (até o subtítulo entrega + true epílogo do Cold Steel IV), problema é que o mundo do jogo é tão vasto que acho difícil um final próximo Lol Reboot, nem pensar.

Lembrando que até agora mostraram quatro dos sete sept-terrions desde o FC até Cold Steel IV, pooooorém no Daybreak esticaram mais a corda que teve início no 3rd Loles

Não vão e nem pretendem deixar pontas soltas.

Undying escreveu: (13-03-2025, 12:41 PM)Tô vendo se rola uma promo pra comprar o Daybreak 2 ainda, bom jogo

Parece que tem uma galera que não curtiu muito o 2 por algum motivo
Provavelmente o mesmo caso do anterior, que a NIS lacrou nos diálogos... Isso foi a gota d'água pra Falcom, que tirou a série da NIS e vai alternar com a Gung Ho
Responder
Light Blade escreveu: (13-03-2025, 02:26 PM)Fazer o que, ainda é a melhor dev japa que faz character development e world building com maestria Baby

O Kai tem toda a pinta de que vai ser o último (até o subtítulo entrega + true epílogo do Cold Steel IV), problema é que o mundo do jogo é tão vasto que acho difícil um final próximo Lol Reboot, nem pensar.

Lembrando que até agora mostraram quatro dos sete sept-terrions desde o FC até Cold Steel IV, pooooorém no Daybreak esticaram mais a corda que teve início no 3rd Loles

Não vão e nem pretendem deixar pontas soltas.

Provavelmente o mesmo caso do anterior, que a NIS lacrou nos diálogos... Isso foi a gota d'água pra Falcom, que tirou a série da NIS e vai alternar com a Gung Ho

Sem comentários.

Desde o Reverie parece que só esticaram mais do que tentaram encerrar.

O Reverie mesmo não faz diferença nenhuma na história. Tentaram fazer parecer que teve relevância no Daybreak só com menções de "parece o que aconteceu daquela vez".

Não parecem sequer estar tentando finalizar a história que já se alongou demais.
Responder
Nunca joguei Trails mas tenho curiosidade. Depois vou jogar a demo desse Daybreak ae (sei que tem trocentos jogos com historia entrelaçada mas zero chances de jogar os antigos)
Responder
Syng escreveu: (13-03-2025, 03:59 PM)Nunca joguei Trails mas tenho curiosidade. Depois vou jogar a demo desse Daybreak ae (sei que tem trocentos jogos com historia entrelaçada mas zero chances de jogar os antigos)
é bom baixar a expectativa da parte técnica, é uma dev pequena nível um pouco acima que indie

eles nunca fizeram uma cena de mais de 1 minuto sem cortes por exemplo

no mais, estão fazendo um remake 3d do primeiro trails, melhor esperar
Responder
Vilela escreveu: (13-03-2025, 04:12 PM)é bom baixar a expectativa da parte técnica, é uma dev pequena nível um pouco acima que indie

eles nunca fizeram uma cena de mais de 1 minuto sem cortes por exemplo

no mais, estão fazendo um remake 3d do primeiro trails, melhor esperar

Vixe bem que eu achei ate os jogos mais novos feiosinhos
Responder
Syng escreveu: (13-03-2025, 03:59 PM)Nunca joguei Trails mas tenho curiosidade. Depois vou jogar a demo desse Daybreak ae (sei que tem trocentos jogos com historia entrelaçada mas zero chances de jogar os antigos)

Jogar pra que então?
Responder