Mercado móvel desafia indústria de games, diz criador de "Tomb Raider"
#1
Já faz algum tempo que desenvolvedores, jogadores e mídia especializada apontam os dispositivos móveis como uma forte tendência dos próximos anos quando o assunto é o mercado de games.

Joseph Olin, executivo de longa carreira na área –participou da realização de mais de 100 jogos, incluindo o primeiro "Tomb Raider"– diz ter a certeza que o futuro da indústria está nos smartphones e no tablets.

Olin palestrou neste sábado (1) na sétima edição da Campus Party, evento de tecnologia que ocorre em São Paulo até domingo (3).

O executivo disse que enquanto toda plataforma tradicional de games experimentou uma queda nas vendas (ou um crescimento modesto, de um dígito) em 2013, games em dispositivos móveis cresceram mais de 60% no mundo.

A tendência deve continuar nos próximos anos. "A Nintendo, empresa tradicional de games, está com problemas. Ela tem milhões de dólares do banco, mas neste momento isto não basta, estamos em uma época de transição e a companhia não sabe o que fazer no momento", disse Olin.

"Hoje a maior concorrência para Sony, Microsoft e Nintendo não são elas mesmas; são Apple, Google e outras companhias do setor móvel", completou.

Olin observou que a maior parte dos 1,5 bilhão de jogadores no mundo hoje estão nos jogos casuais, sociais e móveis. "Se olharmos para a Ásia, e especialmente para o Japão, onde o mercado de smartphones está estabelecido há algum tempo, as empresas que dominam o mercado de games surgiram há cinco anos e nasceram para celulares, como Gree e DeNA, ao contrário do mercado ociental, onde gigantes como Electronic Arts e Disney ainda imperam."

Segundo o executivo, estamos em um momento de transição como há quatro décadas, quando os fliperamas perderam gradualmente o espaço para os consoles caseiros. "Hoje em dia nosso telefones conseguem fazer coisas que há quinze anos computadores de centenas de milhares de dólares não conseguiam fazer", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/02/1...mb-raider.shtml
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#2
A Nintendo ta com problemas porque é burra, não por causa dos celulares
Não quero TR mobile como aquele Deus EX :C

Sobre o poder de fogo, é bem verdade, Asphalt 8 é um tanto mais bonito que o NFS Underground 2
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#3
Ameaçar console de mesa eu acho bem difícil, quase impossível. E, por enquanto, não é uma ameaça aos portáteis, mas creio que um dia possa chegar a ser.
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#4
Não é pra menos que tão diminuindo as vendas, cada lixo que eles lançam.
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#5
Belo bode espiatorio :3
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#6
"Hoje a maior concorrência para Sony, Microsoft e Nintendo não são elas mesmas; são Apple, Google e outras companhias do setor móvel", completou.

Analistas devem se achar o máximo dizendo isso, como se tivessem tido uma grande sacada. Mas cada geração de consoles continua vendendo mais ou menos o mesmo (se não mais, alguém tem números?), mudando só a proporção de quem vende mais.
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#7
Analistas estão sempre errados, e isso é meio que fato na industria de jogos :3
Os analistas ditando quais jogos deveriam ser feitos estão errados, os analistas prevendo isso ai estão errados...
Eu pessoalmente acho que existe muita gente subestimando o PC mais do que deveria e vai perder uma tonelada de dinheiro por isso :3
Se bem que parte da culpa é do tio gaben que não divulga os lucros que esta tendo, e imagino que o GoG não faça também.

Se eles soltassem os números, muitos analistas iriam como diria uma modinha de uns anos atras cagar tijolos.

Provavelmente iriam montar uma piramide em cima do vaso sanitario >.>
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#8
E aí Dark Souls deu lucro, chupa
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#9
Criar métodos que barateiem os custos para produzir jogos já seria o suficiente para dar um gás extra para os consoles, a maioria dos produtores de mobile só produzem para mobile por serem a única opção de plataforma para eles desenvolverem, já que para competir com os outros jogos de consoles eles precisariam de um orçamento muito maior do que tem à disposição.
É uma tarefa extremamente difícil fazer um jogo que custou alguns poucos milhares de dólares conseguir ter o mesmo apelo de um AAA de custo milionário. É nos mobiles que esses jogos de menor orçamento tem o seu espaço.
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#10
Chopy escreveu: Criar métodos que barateiem os custos para produzir jogos já seria o suficiente para dar um gás extra para os consoles, a maioria dos produtores de mobile só produzem para mobile por serem a única opção de plataforma para eles desenvolverem, já que para competir com os outros jogos de consoles eles precisariam de um orçamento muito maior do que tem à disposição.
É uma tarefa extremamente difícil fazer um jogo que custou alguns poucos milhares de dólares conseguir ter o mesmo apelo de um AAA de custo milionário. É nos mobiles que esses jogos de menor orçamento tem o seu espaço.
Existem vários metodos, mas as publishers não "querem" nenhum deles :3
É AAA ou nada.

Isso acontece em sua maioria por causa dos investidores puxando as cordinhas e forçando as publishers a tomarem esse caminho basicamente, já que eles só querem saber de aumento explosivo de preço das ações, não importa a que custo :3
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#11
Wintry_Flutist escreveu: "Hoje a maior concorrência para Sony, Microsoft e Nintendo não são elas mesmas; são Apple, Google e outras companhias do setor móvel", completou.

Analistas devem se achar o máximo dizendo isso, como se tivessem tido uma grande sacada. Mas cada geração de consoles continua vendendo mais ou menos o mesmo (se não mais, alguém tem números?), mudando só a proporção de quem vende mais.
A geração PS360Wii vendeu mais que PS2XBOXCUBE
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#12
acabado escreveu: A geração PS360Wii vendeu mais que PS2XBOXCUBE

Graças ao wii que atraiu novos jogadores. E ao kinect que fez o mesmo.
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#13
acabado escreveu: A geração PS360Wii vendeu mais que PS2XBOXCUBE
Taí.
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#14
Wintry_Flutist escreveu: Taí.
[Imagem: guarana-tai-1.jpg]
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#15
Se a nintendo não tivesse lançado o wii e tivesse feito um gamecube2 não teriamos o kinect e provavelmente as vendas teriam ficado assim:

ps3 80 milhoes
x360 60 milhoes
gamecube2 30 milhoes

ou seja menos que na geração ps2/xbox/gamecube


Com o wiiu vendendo mal a tendencia é diminuir mais ainda. Quem sabe o QOL plataform mude essa tendencia.
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#16
Preview Damage Control
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#17
Tucano escreveu: Graças ao wii que atraiu novos jogadores. E ao kinect que fez o mesmo.
Essa é a maior falácia que Nintendista gosta de dizer. O Wii definitivamente não atraiu novos jogadores. Ele foi um puta negócio pra Nintendo, que vendeu um monte de console (quem não quer fabricar um hardware 10 anos defasado e ganhar rios de dinheiro com preço elevado?). O problema é que o Wii vendeu como um brinquedo. O próprio mercado o via como um brinquedo. Uma modinha de época assim como foi o tamagochi anos antes. A prova disso é que muitos compradores do Wii se quer compravam jogos pro sistema... acabavam ficando com o Wii Sports. Outro fato simples de ser observado é a quantidade de pessoas que compraram o Wii e que dizem que não pretendem comprar o WiiU (isso quando sabem do que se trata o WiiU) pois já tem um console pros dias de festa e churrasco.

O Wii não fez bem nenhum pro mercado. Fez bem sim pro caixa da Nintendo.
Não fez bem pro mercado pq não atraiu novos jogadores como o Iwata e o Reggie vomitavam.
E pra Nintendo fez um bem momentâneo (financeiro), pois com o WiiU ela não conseguiu emplacar o efeito modinha de novo.
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