23-09-2014, 10:18 AM
Agora que eu já esgotei todo o meu estoque de lágrimas masculinas escutando "As time goes by" na voz do Doodley Wilson e vendo o Rick e a Ilsa fazendo juras de amor e falando sobre o seu bom tempo em Paris, acho q já estou em condições emocionais pra escrever sobre a minha experiência com este grande clássico do cinema.
Casablanca é um filme muito, MUITO lindo. É sobre o amor em tempos de Segunda Guerra Mundial. Rick é um americano que conhece Ilsa em Paris e ambos se apaixonam lá, porém, com a iminência da invasão alemã, eles resolvem fugir e se casar. O problema é que Ilsa dá para trás na última hora por razões que vão descobrir assistindo ao filme e, anos depois, eles se encontram em Casablanca, cidade marroquina onde Rick estabeleceu um Café e que se tornou um local bem popular para encontros sociais.
É difícil falar muito mais sobre o enredo do filme sem estragar a história inteira, mas eu fiquei profundamente impressionado de ver que, mesmo 72 anos depois de ter sido lançado, ainda é um filme perfeitamente assistível e tem um ritmo e diálogos simplesmente perfeitos. Muito cativante, heartwarming, romântico de uma maneira bem clássica e que não se vê mais em praticamente obra nenhuma, e ainda aborda bem o tema da guerra separando muita gente, causando um clima de tensão constante e medo de não poder estar no mesmo lugar.
Acho q a magia deste filme está em pequenos momentos como a Ilsa pedindo ao Sam que toque "As time goes by" enquanto pensa no Rick, ele fechando o bar e pedindo o mesmo enquanto lembra dos tempos de Paris, etc. É tudo muito doce e bonito, e o Humphrey Bogart passa com perfeição a idéia do cara sofrido e realista q no fundo é sentimental e nostálgico. E Ingrid Bergman passa uma doçura incrível com a sua personagem, o mesmo vale pra Joy Page que, mesmo tendo um papel menor, foi absolutamente encantadora.
É gostoso demais assistir a esse filme, é nostálgico até pra quem nunca viveu naquela época, se é que me entendem.
Pra mim merece nota 10.
P.S.: Quase me esqueço de comentar do final: por um lado, eu fiquei triste, mas por outro os personagens perderiam força se não fosse assim. Seria sacanagem <span class="spoiler-inline" onclick="if (this.className == 'spoiler-inline'){this.className = 'spoiler-inline show'}else {this.className = 'spoiler-inline'}"> deixar o Lazlo morrer e não continuar a revolução. </span>