Fechado:
Levei cerca de 16 horas e 20 minutos pra zerar. Média de levels entre 56~62 na party principal. Não peguei os 108 personagens (aliás, seria impossível a partir do momento em q <span class="spoiler-inline" onclick="if (this.className == 'spoiler-inline'){this.className = 'spoiler-inline show'}else {this.className = 'spoiler-inline'}">eu deixei Pahn morrer na batalha contra Teo)</span>, mas acredito q peguei uns 70 personagens pelo menos.
A história do jogo é sobre o filho de um grande general do exército imperial de Gregminster q vive pacificamente até se tornar um aprendiz de soldado e ser mandado numa simples missão pelo rei. O problema é q seu amigo Ted possui uma das 27 True Runes (runas mais poderosas do universo de Suikoden), a Soul Eater, e ela é objeto de desejo da feiticeira Windy. A partir do momento em q Ted se recusa a dar a runa para ela e esconde a runa com Alex, todos passam a ser considerados criminosos fugitivos (mesmo Alex sendo filho de um general). Eles se juntam a um tal exército da libertação, chefiado por uma moça jovem chamada Odessa, e o seu objetivo no game é ir recrutando, pouco a pouco, mais pessoas para a sua causa de derrotar o império. Com isso, vemos o pequeno aprendiz ir se tornando um grande líder e a sua base vai crescendo, derrotando exércitos e se transformando em algo muito maior.
O ponto forte no enredo do jogo (e da série geralmente) é a simplicidade com q a história se desenrola e o carisma de cada um dos diversos personagens q interagem com vc. É um jogo q não fica chato nunca, pois sempre tem algo interessante acontecendo, seja uma missão arriscada em q os estrategistas militares devem pesar bem as possibilidades, seja um reino novo q é visitado (e sempre temos contato com diferentes "raças" de pessoas, como domadores de dragões, monges, marinheiros, humanóides, etc). Vc não consegue largar depois de algumas horas, tamanho o divertimento q a história vai trazendo.
O gameplay tem algumas idéias interessantes dentro e fora de batalha. Nas batalhas normais, vc luta num estilo de combate por turnos, porém tem alguns recursos q ajudam a agilizar bem o processo, como o Free Will, q deixa os personagens agirem como quiserem, cortando tempo, e o Let Go, q é um comando q te deixa fugir de qualquer batalha contra inimigos mais fracos q vc (exceto chefes ou lutas pré-scriptadas). É legal pq vc pode, se quiser, selecionar uma por uma das ações da party, mas se estiver de saco cheio e só quiser ser rápido, pode usar o Free Will. E vc não desperdiça turnos tentando descobrir se pode ou não fugir de um inimigo, pois qdo o inimigo oferece resistência à sua fuga, aparece o comando Run no lugar do Let Go (acionando-o, a sua fuga pode ou não dar certo).
Mas além das batalhas normais, há tbm as guerras entre exércitos, e nesse momento vc tem uma gama de opções, como Charge (atacar diretamente), Magic (duh), Bow (usar os arqueiros) e Others (refere-se a diversas ações, como tentar corromper o inimigo pra vir pro seu lado, carregar um charge mais poderoso, usar o Dragon Knights posteriormente, mandar um espião pra descobrir os planos do inimigo, etc.).
Há tbm um terceiro modo de batalha, q é tipo um jogo de luta por turnos, onde dependendo da frase q o inimigo usar, vc deve acionar um dos 3 comandos: Attack, Defend ou Desperate Attack. Qto a isso, eu só gostaria q fossem mais claros, pq fica na base da adivinhação/olhar em FAQ, e isso não é legal.
O level design é bem linear, há poucos caminhos extras a se explorar nas dungeons, mas o tamanho do mundo e quantidade de lugares pra conhecer compensa um pouco essa falha.
OST é ótima, funciona bem pra passar momentos de vitória, epicidade, crise, tristeza, mistério, etc. É uma trilha bem oriental q lembra filmes wuxia em alguns momentos.
A duração é pequena, mas achei na medida, pois souberam condensar bem a experiência, tornando-a bastante atrativa o tempo todo, e acho q se fosse mais longo essa sensação de imediatismo da aventura se perderia e o jogo ficaria arrastado. O replay value é baixo, pq uma vez q se faça tudo q o game propõe, não há motivos extras pra encarar o game novamente. Mas é uma experiência de "uma viagem só" bastante marcante e q vale demais ser conferida.
Bem, considero Suikoden 2 superior, mas pra minha agradável surpresa, Suikoden 1 não perde por muito não, é um jogo quase tão competente qto e acho q só o fato do enredo não ser tão marcante qto o de Suikoden 2 é q o jogou um pouco pra trás. E tbm é meio fácil, embora eu não considere isso um defeito, pois tornou uma experiência bem relaxante e n~]ao teve saltos exagerados de dificuldade como foi com o final boss do 2.