HEAVENSWARD REVIEW (em progresso)
É com muito carinho que escrevo esse review amigos. Leiam com bastante amor. E não se preocupem, não tem spoilers. Não avaliarei como um jogo normal e sim como uma expansão de mmo. Ou seja quesitos como tempo de jogo e grinding serão levados em conta.
Gameplay
O gameplay base do jogo não mudou, mas muitas classes mudaram completamente a forma de jogar em relação ao 2.0 . Por exemplo o Bard tem uma skill que é necessário que o personagem fique parado pra aumentar o dano (sim amigos, agora bardos não serão mais a classe mais fácil de se jogar) enquanto Dragoons receberam uma mecânica completamente nova baseada em manter um determinado buff chamado Blood of the Dragon. Monks ganharam chakras e Summonners ganharam mais habilidades de dano direto como também de dano em área.
História Principal
Como todos sabem FFXIV é um MMO muito focado na história e é através dela que você desbloqueia conteúdo novo. Você sequer vai poder entrar nas novas áreas da expansão se ainda não terminou a história principal da versão 2.5
Dito isso, apesar de obrigatório, jogar a história do jogo é bem satisfatório. Com personagens carismáticos (Como um certo Azure Dragoon), vários vilões com objetivos diferentes e um obstáculo em comum. Você! Espere enfrentar Primals, Ascians, Dragões e a porra toda nessa expansão. Destaque para a batalha final que é um show à parte.
Quanto ao dinamismo das quests. Embora tenha muitas de caráter bobo (vá de a até b e depois volte pra a) a maioria se comporta de forma satisfatória. São poucas as quests da história principal em que você não sente a história evoluir. Heavensward (3.0) vem com um total de 100 quests principais do lv 50 ao 60. O mesmo número de quests que ARR (2.0) começou e o mesmo número de quests que você precisará fazer do 2.1 ao 2.5. Resumindo, o jogo tem agora
TREZENTAS quests da história principal do lv 1 ao 60. Se você está começando agora se prepare pra ser recheado com história.
Nem tudo são flores. Apesar do excelente trabalho de dublagem nas cenas ainda não são todas as cenas que são dubladas e você tem que se contentar em ler texto. Fazendo comparação com outro MMO focado em história, Star Wars The Old Republic tem
TODAS (Até mesmo as sidequests) quests dubladas. Acho que pedir que todas as quests da história principal sejam dubladas não é algo tão impossível assim.
Também sinto falta de cenas de ação envolvendo seu personagem. Ele não luta nas cutscenes e até entendo que seria difícil fazer cenas para cada classe que você tem, mas novamente comparando com SWTOR que tem uma história principal para cada classe diferente no jogo. Montar algumas cenas de ação não deve ser tão difícil também.
Side quests e leveling
Se as quests principais são boas, mantém o jogador atento e são divertidas o mesmo não se pode dizer da maioria das quests secundárias. Eu não tenho problemas com ir até um ponto e matar X monstros.
MAS EU FIZ UMAS 14 QUESTS DE PROCURAR MOOGLES EM UMA ÁREA VERMELHA ENORME QUE TE FAZ SENTIR A MAIOR PERDA DE TEMPO
Claro que você pode simplesmente ignorar as quests...OPA! Não você não pode mais. Agora que foi introduzido a habilidade de voar com sua montaria no jogo, essa habilidade não vem de graça. Para poder voar num mapa você precisa juntar os Aether Currents espalhados pelo mapa, o que obriga ao jogador a explorar boa parte dos gigantescos mapas pelo chão mesmo. Em soma a isso tem quests que lhe dão Aether Currents também. E várias delas são de correntes de quests (você precisa terminar uma quest para poder ativar a outra). O que isso quer dizer?
Quer dizer que você precisa limpar o mapa de todas as sidequests até achar os AC que você precisa. E muitas coisas no mapa (inclusive dungeons) são destravadas apenas depois de você conseguir juntar todos os Acs.
Outro problema enorme é que além de bobinhas, algumas dessas quests DEMORAM MUITO MAIS DO QUE VALEM pra terminar. O principal culpado disso talvez sejam os novos mapas, que além de enormes possuem muita diversidade geográfica, obrigando a você dar uma volta de 200 metros pra alcançar um lugar que estava a 30 metros de você, e sabe do pior
AS SIDEQUESTS MANDAM VC IR AO MESMO LUGAR DE NOVO E DE NOVO algo que poderia ser resolvido simplesmente botando um NPC no lugar difícil de alcançar e a partir daí você faz todas as quests que precisa.
E por último que além de bobas e demoradas, essas quests dão uma quantidade pequena de XP (Metade da xp de uma quest principal). Por exemplo no lv 59 eu precisava de quase 4 milhões de XP pra upar e cada side quest do lv 59 dava 40 mil apenas(1%). Graças a Deus que existem Dungeons! Que por sinal é o nosso próximo tópico.
Dunges Boladas[ e Trials
Pra mim, a parte mais divertida de um MMO são justamente as atividades em conjunto. Como Dungeons e Raids. Heavensward vem com um punhado de novas dungeons. Do 50 ao 59, apenas uma delas é opcional e todas as outras você precisa fazer pra progredir na história. No lv 60 nós temos mais 3 dungeons. Sendo uma dungeon final da história e outras duas de endgame.
Já os Trials, HS vem com 3 trials. 2 deles tem sua versão extreme pra lv 60. Posso dizer que todas as batalhas são divertidíssimas, em especial a batalha final. Só digo uma coisa, aumentem o volume da TV!
Quanto a dificuldade não é muito alta. Algumas dungeons do 2.0 como Cutter's Cry oferecem um desafio até maior que as atuais. Entretanto as Dungeons do endgame são legais e os chefes finais delas teem mecânicas interessantes.
Endgame
A raid não saiu ainda, dito isso o endgame de HS se consiste principalmente de farmar as duas dungeons, Trials extreme + Elite Hunts. Uma nova moeda foi acrescentada, o Tomestone of Law que lhe da acesso aos melhores equipamentos do jogo disponível até a abertura da nova Raid. Então não há muito ainda o que falar. Eu já joguei as duas dungeons mas ainda não me aventurei a combater um primal extreme. Quem conhece ARR sabe que essas lutas geralmente dão uma enorme dor de cabeça, principalmente se jogar em pug (grupo aleatório)
Por enquanto é isso amigos!