Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
DrPeri escreveu: (21-05-2019, 05:29 PM)Tem alguma mutreta de programação pra fazer nele? Foi isso que me impediu usando o Grub2Win

Nada. No windows é praticamente next>next>Linux>next>install>profit.

https://neosmart.net/EasyBCD/
Responder
play more escreveu: (21-05-2019, 06:04 PM)Nada. No windows é praticamente next>next>Linux>next>install>profit.

Clone de ibm PC é uma beleza.
Se tá no setor zero da HD, ele vai lá e roda e foda-se (a não ser que você esteja usando a viadagem de UEFI).
ARM genérico cada um tem sua forma chata de bootar com binário proprietário do mal.
Responder
Só torrando a paciencia com progresso do joguinho :3
Responder
Z80a escreveu: (28-05-2019, 12:10 AM)Só torrando a paciencia com progresso do joguinho :3

Hum

A "não suavidade" do scroll é limitação do MSX?
Responder
Kadaj escreveu: (28-05-2019, 08:39 AM)Hum

A "não suavidade" do scroll é limitação do MSX?
Imagino que você esta falando do pop in nas bordas né?
Isso ai é porque o "scroll horizontal" no MSX 2 é um abuso de um sistema criado pra você ajustar a posição da tela no CRT. o registrador de ajuste deixa rolar a imagem inteira de -8 pixels até 8 pixels, então se você troca os tiles na hora certa e reajusta os sprites pra acompanhar e tal, é basicamente um scroll.
E a televisão se eu não me engano come pelo menos pedaço desse defeito.
Responder
Z80a escreveu: (28-05-2019, 10:53 AM)Imagino que você esta falando do pop in nas bordas né?
Isso ai é porque o "scroll horizontal" no MSX 2 é um abuso de um sistema criado pra você ajustar a posição da tela no CRT. o registrador de ajuste deixa rolar a imagem inteira de -8 pixels até 8 pixels, então se você troca os tiles na hora certa e reajusta os sprites pra acompanhar e tal, é basicamente um scroll.
E a televisão se eu não me engano come pelo menos pedaço desse defeito.

Ah, o overscan. Certo...
É, era isso... Eu tava pensando se não haveria a possibilidade de pintar essa coluna de tiles fora do frame e assim evitar a aparência de "judder". Aliás, não só essa coluna, a do lado direito e a do lado esquerdo da tela.
Responder
Kadaj escreveu: (28-05-2019, 11:25 AM)Ah, o overscan. Certo...
É, era isso... Eu tava pensando se não haveria a possibilidade de pintar essa coluna de tiles fora do frame e assim evitar a aparência de "judder". Aliás, não só essa coluna, a do lado direito e a do lado esquerdo da tela.
Em teoria daria pra fazer com sprites, mas o MSX 2 só tem 8 sprites por linha, então seria um puta desperdicio.
Fora isso outros jogos do sistema tem o mesmo problema (ou até pior em alguns casos :3)

Se bem que talvez de pra arrumar tambem colocando suporte a MSX 2+ que tem scroll horizontal, mas tem que suportar MSX 2 normal tambem :3
Responder
Z80a escreveu: (28-05-2019, 11:35 AM)Em teoria daria pra fazer com sprites, mas o MSX 2 só tem 8 sprites por linha, então seria um puta desperdicio.
Fora isso outros jogos do sistema tem o mesmo problema (ou até pior em alguns casos :3)

Se bem que talvez de pra arrumar tambem colocando suporte a MSX 2+ que tem scroll horizontal, mas tem que suportar MSX 2 normal tambem :3

Esse jogo aqui tem um scroll bem suave, mas não sei se tá rodando no 2 ou no 2+:

Eu cheguei a pensar nisso das sprites tb, e achei que vc ia pensar que era desperdício demais pra algo assim. xD
Responder
Kadaj escreveu: (28-05-2019, 11:36 AM)Esse jogo aqui tem um scroll bem suave, mas não sei se tá rodando no 2 ou no 2+:

Eu cheguei a pensar nisso das sprites tb, e achei que vc ia pensar que era desperdício demais pra algo assim. xD
Ah merda, agora vou ter que por suporte a MSX2+
Eu testei no OpenMSX aqui, e o space manbow enquanto roda no MSX2 tem o mesmo problema, mas rodando no 2+ resolve o pop in.

Mas em termos de frame rate e jogabilidade, o meu concorrente é esse aqui:
Responder
Z80a escreveu: (28-05-2019, 11:40 AM)Ah merda, agora vou ter que por suporte a MSX2+
Eu testei no OpenMSX aqui, e o space manbow enquanto roda no MSX2 tem o mesmo problema, mas rodando no 2+ resolve o pop in.

Mas em termos de frame rate e jogabilidade, o meu concorrente é esse aqui:
BCUHqi3LCbI

Foi difícil mas achei um video do Space Manbow rodando no MSX (1) e é, tem mesmo o efeito que vc disse:

Mas a sua idéia é, Giana Sisters está para Mario assim como "Mega Pen" está para Mega Man? xD
Não sei o tamanho do trampo que vc terá/teria pra implementar o suporte pro MSX2, mas acho que vale a pena sim, viu? O jogo fica mais "redondinho."
Responder
Kadaj escreveu: (28-05-2019, 02:23 PM)Foi difícil mas achei um video do Space Manbow rodando no MSX (1) e é, tem mesmo o efeito que vc disse:

Mas a sua idéia é, Giana Sisters está para Mario assim como "Mega Pen" está para Mega Man? xD
Não sei o tamanho do trampo que vc terá/teria pra implementar o suporte pro MSX2, mas acho que vale a pena sim, viu? O jogo fica mais "redondinho."
Você tá confundindo as bolas aqui um pouco.
MSX 1 é bem primitivo e faz coisas tipo:

O MSX com scroll com defeitos nos cantos é o o MSX 2, que é o MSX alvo do Ultrapen.
MSX 2+ (sim, 2+ é o nome) é o MSX que consegue fazer scroll horizontal sem defeito.

E não é um trampo gigantesco, mas é chatinho, tem que mexer em bastante codigo complicado, mas não é nada de "você tem que refazer metade do jogo pra por suporte"
E bem, a comparação com giana sisters é porque é um dos poucos platformers pro MSX 2 que roda a 60 fps que nem o ultrapen.

E eu já tive algumas ideias de como fazer o ultrapen no MSX 1, mas esse daria um trampo do caralho e seria um pisca pisca do caramba, já que o bicho só suporta 4 sprites por linha.
Responder
Z80a escreveu: (28-05-2019, 03:08 PM)Você tá confundindo as bolas aqui um pouco.

Ah, sim, perdão. Quis dizer MSX2. Pq o do video anterior tava rodando no MSX2+ (no emulador, que seja, mas no "modo msx2+").
Responder
Kadaj escreveu: (28-05-2019, 03:23 PM)Ah, sim, perdão. Quis dizer MSX2. Pq o video anterior tava rodando no MSX2+ (no emulador, que seja, mas no "modo msx2+").
É um rolo.
Mas a parte mais dolorida de fazer uma versão de MSX 1 seria ter que reprojetar as fases.
No MSX, o padrão de resolução é 256x192, mas dá pra mandar o MSX2/2+ usar 256x212 (que é o que eu uso), então teria que cortar a parte de baixo e tal :3
Responder
Acho que tem a ver um pouco com o tópico. Sai hoje no Switch + PC (Steam).

Responder
O estilo me lembra bastante jogos de ZX Spectrum, exceto com muito mais quadros de animação e frame rate :3
Responder
play more escreveu: (21-05-2019, 06:04 PM)Nada. No windows é praticamente next>next>Linux>next>install>profit.

Poxa, tentei fazer isso, mas eu tenho UEFI e não consigo desabilitar. A BIOS da minha mobo é meio estranha. Não tem as opções normais rs
Responder
Z80a escreveu: (30-05-2019, 02:56 PM)O estilo me lembra bastante jogos de ZX Spectrum, exceto com muito mais quadros de animação e frame rate :3

Now that I think of it... Seria interessante um jogo 1-bit-color em que vc liberasse outras cores (tipo as do ZX Spectrum mesmo), e que elas tivessem funções específicas. Hum
Tipo como no Downwell que as coisas vermelhas são perigosas.

Mesmo que fosse algo manjado como descobrir um "tiro azul" (ou ciano) que congela inimigos.
Responder
Kadaj escreveu: (30-05-2019, 05:54 PM)Now that I think of it... Seria interessante um jogo 1-bit-color em que vc liberasse outras cores (tipo as do ZX Spectrum mesmo), e que elas tivessem funções específicas. Hum
Tipo como no Downwell que as coisas vermelhas são perigosas.

Mesmo que fosse algo manjado como descobrir um "tiro azul" (ou ciano) que congela inimigos.
Ou você poderia dar uma de baba is you e fazer que você pode pintar os objetos com diferentes cores de alguma forma e isso muda o comportamento deles :3
Responder
DrPeri escreveu: (30-05-2019, 04:07 PM)Poxa, tentei fazer isso, mas eu tenho UEFI e não consigo desabilitar. A BIOS da minha mobo é meio estranha. Não tem as opções normais rs

Tentou isso?

Citação:Option 3: Use GRUB2 EFI as your main boot manager
EasyBCD controls the Windows boot menu, and has traditionally been used as the primary boot manager. With EasyBCD, it is possible to add entries for Linux and older versions of Windows to the top-level BCD menu seen when your machine first boots. Since the Windows boot manager running in UEFI mode does not support the loading of legacy and non-Microsoft operating systems, another option is possible.

When installing Linux or any other 3rd party OS that ships with its own bootloader, instead of choosing to install GRUB to the bootsector as is traditionally done when opting to use EasyBCD to control your boot menu, choose to install GRUB to the MBR (or disk, in this case) and make it the main bootloader for your PC. You can add the Windows boot menu to the GRUB2 EFI boot menu – in this case, you’ll see GRUB’s boot menu when your PC starts, and from there you can choose Windows. You can still use EasyBCD to control the Windows boot menu and set up multi-boots and re-configure Vista+ entries in the BCD boot menu, but with the GRUB2 EFI menu loading first, you can use that to boot into Linux and to chainload NTLDR to boot into Windows 9x.

https://neosmart.net/wiki/easybcd/uefi/

Se tentou e não deu, ai fodeu Lol
Responder
play more escreveu: (30-05-2019, 08:05 PM)Tentou isso?

https://neosmart.net/wiki/easybcd/uefi/

Se tentou e não deu, ai fodeu Lol
Pode tentar usar o Wubiuefi:
https://github.com/hakuna-m/wubiuefi/wiki
Ele instala o linux no PC que nem um arquivo, e consegue lidar com UEFI.
Responder