Oficial JRPG Board VIII
bater
DrPeri escreveu: (17-06-2019, 02:52 PM)Cara, o problema de Kanji é que são muitos. São em torno de 40 mil existentes, mas no japonês moderno se usa em torno de 2~3mil e eles apresentam significados diferentes dependendo do contexto. As vezes uma palavra pode ser composta apenas pelo Kanji, mas as vezes são mais de um ou associado a alguma outra sílaba. Enfim, é um extenso trabalho de memorização com pelo uso repetitivo.

Hoje em dia se usa 3 alfabetos: Hiragana, Katakana e Kanji. Existe o Romanji, mas na verdade é japonês escrito com o nosso alfabeto.

Vai ser difícil aprender, mas estou feliz por finalmente começar. Quero para de trabalhar com aproximadamente 55 anos e me mudar pra lá pra aproveitar minha velhice. Esse é o objetivo maior. Tenho 25 anos pra aprender, sem pressa Lol

Pior cast também não. Zestiria anula todos os outros jogos, em todos os aspectos quando o quesito é pior.

Pra ser sincere vc so precisa aprender uns 50 kanjis na real. O mais usado provavelmente eh o Watashi 私 (eu). Pronto, so falta 49.
Posseidon escreveu: (17-06-2019, 02:40 PM)Tem algum motivo pro Kanji ser tão temido? É tipo alemão que o gênero e outras coisas não fazem sentido algum? E quantos tipos de escrita existem no japonês que são utilizadas hoje?

Olha, para falar a verdade, os motivos pelos quais Kanji são tão temidos é algo meio exagerado. A questão principal é que é um sistema bem diferente do nosso. As outras dificuldades são facilmente contornáveis. Sim, inclusive a quantidade deles.

Mas os pontos problemáticos principais são os seguintes:

1) Pronúncia, porque um mesmo símbolo pode ser pronunciado de diversas maneiras, dependendo de onde ele está na palavra, ou nem mesmo disso. Pode ser aleatório mesmo, algo melhor explicado por origens etimológicas e tal. A parte mais difícil disso são nomes próprios, que basicamente até japoneses de vez em quando precisam explicitar a pronúncia.

2) Diferentes significados em diferentes palavras. É meio que um mito que os Kanji possuem um significado bem definido. Muitas vezes, um mesmo símbolo pode possuir uma certa nuance em uma palavra, e algo diferente em outra. Tem um certo sistema de classificação com tipos de símbolos, um negócio bem complicado. Alguns símbolos são chamados de pictogramas, em que a origem etmológica do símbolo era basicamente um desenho do que ele representava. Mas os desenhos ficam abstratos bem rápido. Árvore é 木 e livro (ou origem) é 本 (uma árvore cortada, tipo papel, sei lá????). Meio que não dá para interpretar. Outro tipo de símbolo é o ideograma, que representa uma ideia abstrata. Por exemplo, um traço representa o número um, dois traços representam o número dois etc. Ou tem símbolos que combinam símbolos anteriores. Os mais legais, na minha opinião, são os compostos fonossemânticos, em que uma parte do símbolo (às vezes) indica uma nuance de singificado, enquanto outra parte (às vezes) indica o on-yomi do símbolo (um dos tipo de pronúncia) (e às vezes, porque pode falhar também). E fica cada vez mais complicado. Mas essas classificações não são claras quando você encontra uma palavra pela primeira vez. É mais curiosidade mesmo. Isso é tipo conteúdo superior mesmo, curiosidade acadêmica, para pesquisadores da língua.

3) Muitos homônimos. Há um número bem limitado de sílabas em japonês, então é bem comum que vários símbolos sejam pronunciados da mesma forma. Isso é mais um problema do japonês falado. No escrito até que ajuda, porque algumas palavras podem até ser homônimas, mas elas podem estar sempre associadas a símbolos distintos. Usando só a pronúncia fica um inferno de interpretar, então os kanji ajudam nisso. Só que as pronúncias iguais podem confundir um iniciante.

Mas meio que a receita para contornar esses problemas é meio que simples: aprenda palavras, não kanji. Com o tempo você vai ficar bom em kanji também automaticamente. Você vai vendo os kanji na prática, quais são as pronúncias e nuances que eles tomam em cada palavra, ao invez de aprender tudo sobre um certo kanji e ficar tentando adivinhar qual é a função dele em cada palavra.

Isso é perfeitamente possível, porque até no português a gente não fica lendo cada letra de cada vez em uma palavra. A gente lê a palavra inteira imediatamente. O nosso cérebro consegue ler rápido exatamente porque a gente é capaz de identificar o "formato geral" da palavra, e o mesmo acontece com japonês.
Eu acho que kanji eh temido pq nao segue um padrao silabico nosso. Para a gente faz sentido que P + A se fale "PA", kanjis ignoram isso e partem pro simbolismo enquanto katagana e hiragana usam o mesmo conceito do nosso alfabeto, por isso sao mais faceis (nao so pros nossos padroes mas para os japoneses tambem. No jardim de infancia eles aprendem hiragana primeiro e so no primario comecam com os kanjis)

Ou seja, Kanji eh decoreba, mas quando vc usam o mesmo simbolo por toda a sua vida acaba se tornando algo natural, seriam esses os 50 kanjis populares que eu estava falando, os outros sao kanjis de nomes ou de literatura antiga ou de areas bem especificas da ciencia.

Ah, e 90% dos kanjis japoneses significam a mesma coisa em mandarim.

Outra curiosidade eh que kanji eh uma das poucas linguagens que vc pode ler e entender sem saber pronunciar em voz alta.
Mas não é nem um pouco possível entender chinês sabendo japonês.

E nem de longe só 50 é suficiente. Se você for tentar ler livros, mesmo contemporâneos, mesmo light novels com furigana por todo o lado, você vai ficar pesquisando em dicionários de kanji o tempo todo. Se você quiser ser um leitor fluente, é uns 3000 mesmo. Mas dá para se virar com os 2000 do jouyou se você tiver acesso a um dicionário. Coisas no PC é mais fácil, porque dá para copiar e colar mais rápido, mas é a exceção.

Mas muitas palavras simples e comuns estão fora do jouyou e quase nunca aparecem com furigana. Tipo 薔薇, que significa rosa, a flor.

Se você estudar um material que foca somente na gramática, nas construções mais comuns (sem nem chegar perto de japonês clássico), você sai sabendo uns 200 kanji mais ou menos.
Field escreveu: (17-06-2019, 07:01 PM)Mas não é nem um pouco possível entender chinês sabendo japonês.

Quis dizer que os kanjis vieram do chines e muitos coincide em significado. Nao que vc vai saber chines com isso, me expressei mal. Quanto aos kanjis foi mais um chute mesmo.

Mas de 50 pra 200 eh mais questao de vc estar lendo e encontrar um que nao saiba o que significa e olhar um dicionario de kanji. Nao ha segredo. Foi mal ae se falei merda mas eh assim que to aprendendo.
InuK9 escreveu: (17-06-2019, 07:09 PM)Quis dizer que os kanjis vieram do chines e muitos coincide em significado. Nao que vc vai saber chines com isso, me expressei mal. Quanto aos kanjis foi mais um chute mesmo.

Mas de 50 pra 200 eh mais questao de vc estar lendo e encontrar um que nao saiba o que significa e olhar um dicionario de kanji. Nao ha segredo. Foi mal ae se falei merda mas eh assim que to aprendendo.

Eu não sei quando volto para casa hoje, mas quando chegar posto uma página de um livro simples. Mesmo em uma página você encontra muitos kanji fora do top 100 mais comuns.
50 kanjis Loles manjao mesmo

Pra vc ser considerado capaz de viver no Japao sem passar perrengue tem que saber pelo menos os 1000 mais comuns, e uns 2000 pra passar no teste de proficiencia lá e poder trabalhar e etc

Com 50 vc não lê nem uma página de mangá
Syng escreveu: (17-06-2019, 07:45 PM)50 kanjis  Loles manjao mesmo

P

Loles
supremejin escreveu: (17-06-2019, 05:27 PM)kkkkkkkk

o sistema de batalha é bom, mas não salva. não salva as dezenas de horas para bater este jogo e fora o epílogo que é longo tb.  

principalmente, se a pessoa está saindo de vesperia pra ir direto nele. Sair de um protagonista como o Yuri e encontrar o Asbel é um chute no saco.  Crylol

Recomendo ir jogar outras séries, pq o foco de Tales não é história, com uma ou outra exceção. Bom gameplay de ação e extras numerosos e desafiantes é q são.
Já sei que a Aeris vai morrer em breve, mas quando ela morre ela leva os equips e materia junto ou eles voltam pro inventário?
Rapaz, que delicinha esse Tales of Vesperia
Syng escreveu: (17-06-2019, 09:47 PM)Já sei que a Aeris vai morrer em breve, mas quando ela morre ela leva os equips e materia junto ou eles voltam pro inventário?

Tem que upar ela ate o lv maximo pra evitar esse destino
"50 kanjis" é o novo "20 minutinhos por dia" Guess

Silver Rox escreveu: (17-06-2019, 09:48 PM)Rapaz, que delicinha esse Tales of Vesperia

Tales of GOTéria Love
Alias, tava querendo rejogar algum Tales antigo e só tem o Symphonia no Steam além do Vesperia Crylol

Logo o que eu menos gosto dos que são bons Crylol Tá na hora de uns Remaster hein Mamco! Aceito Rebirth e Destiny Remake traduzidos widow
Syng escreveu: (17-06-2019, 09:47 PM)Já sei que a Aeris vai morrer em breve, mas quando ela morre ela leva os equips e materia junto ou eles voltam pro inventário?

Poxa, você tá indo muito rápido Lol
Mas pode remover os equipes antes de chegar no continente ao norte
Eu já tomo no cu diariamente no francês, imagina tentando aprender esses kanjis lopes

Me surpreendo em como o inglês é simples, apesar do inglês falado não ter nada a ver com o escrito Lol
Jogando DQ1 novamente no celular, dessa vez com a intenção de jogar toda a série

O jogo é muito simplório, porém muito redondinho, divertido
Light Blade escreveu: (18-06-2019, 10:47 AM)Poxa, você tá indo muito rápido Lol
Mas pode remover os equipes antes de chegar no continente ao norte

Qual continente do norte? Cheguei em Costa del Sol
wolfwood escreveu: (18-06-2019, 11:37 AM)Jogando DQ1 novamente no celular, dessa vez com a intenção de jogar toda a série

O jogo é muito simplório, porém muito redondinho, divertido

É um dos Dragon Quest que mais gosto. Talvez fique até no meu Top 3. Muito legal você controlar apenas um personagem, e como a jornada é construída a partir disso. O jogo é curtinho também, leva lá suas 10 horas. Joguei também o Remake Mobile em um celular Samsung Mid-End.

Como você disse, é um jogo redondinho. Bem fácil de amar. Love

Uma pena que nunca mais fizeram um Dragon Quest na mesma estrutura. A série começou daquele jeito e nunca mais fizeram algo parecido. O que resta é jogar as inúmeras versões do I.