Tópicos: 97
Eu considero Castlevania novos como Platform/RPG, e outros jogos como Dissidia Fighting/RPG.
Como sei que é uma coisa muito diferentona, acabo deixando os gêneros principais prevalecendo. Action/Platform e Fighting/Action. Mas é inegável que o gênero RPG nesses jogos é essencial e forte, e não é estranho que vários sites contem ele como parte do gênero (eu conto).
Zelda é mais simples, não tem quase nada do gênero. E a velha desculpa de tentar colocar é dizer que tem elementos comuns em Zelda e em jogos do gênero RPG.
Ah! Se fosse assim, daria pra elencar um monte de coisas que são comuns. Até em jogo de tiro. Na verdade quase todos os jogos compartilham características semelhantes, então... Não!
Tópicos: 1
Steam: Greywind
Tópicos: 78
26-06-2019, 04:28 PM
(Última alteração: 26-06-2019, 04:28 PM por Chozo Master.)
Seria Resident Evil também um Metroidvania?
Jack Russel escreveu: (26-06-2019, 04:26 PM)Metroid é FPA ou FPS?
Ele tem foco na exploração de Adventure, assim como Zelda. Então é FPA, pois não é tiroteio igual a um Doom (eu tenho minhas ressalvas quanto a MP3).
Na era 2D, Zelda era um Action/Adventure 2D Top-Down. E Metroid era um Action/Adventure 2D Side-Scrolling. Na era 3D, Zelda era um Action/Adventure 3D em Third-Person com momentos em First-Person. Metroid é o contrário, um Action/Adventure 3D em Primeira Pessoa com momentos em Terceira Pessoa.
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Destiny e Borderlands considero RPG, apesar da perspectiva... eles não tem escolhas, mas tem level cap, números saltando nos inimigos, equip (armas e armaduras) pra poder prosseguir, então não dependem puramente da habilidade do jogador, mas do que ele tem
Rodrigo Rey escreveu: (26-06-2019, 04:50 PM)Destiny e Borderlands considero RPG, apesar da perspectiva... eles não tem escolhas, mas tem level cap, números saltando nos inimigos, equip (armas e armaduras) pra poder prosseguir, então não dependem puramente da habilidade do jogador, mas do que ele tem
Borderlands não se enquadra na categoria de um FPS do gênero RPG? Acho que já era convenção isso, mas como não gosto de jogos de tiro, nunca me interessei muito em saber.
Tem um par de jogos de tiro assim.
Tópicos: 499
Jogando FFXV agora com o Royal Pack, não cheguei ainda no capítulo final que é a parte que tem "bulko" com mais conteúdo novo. Só a quest nova pra o Regalia que veio mesmo.
Tópicos: 48
Live: RiqueMD
PSN: RiqueMD
Steam: RiqueMD
Bom, deixei de fora, de qualquer forma. Estou fazendo assim: RPGs pego sempre em japonês e jogos dos outros gêneros pego em inglês ou, se indisponível, em japonês. Fazendo um backup de ROMs eu fico impressionado como os americanos perderam RPGs no SNES. Impressionantes mesmo.
Tópicos: 274
DrPeri escreveu: (26-06-2019, 05:18 PM)Bom, deixei de fora, de qualquer forma. Estou fazendo assim: RPGs pego sempre em japonês e jogos dos outros gêneros pego em inglês ou, se indisponível, em japonês. Fazendo um backup de ROMs eu fico impressionado como os americanos perderam RPGs no SNES. Impressionantes mesmo.
a lista de jrpgs de snes e ps1 que não foram lançados no ocidente é impressionante
Caiops escreveu: (26-06-2019, 04:58 PM)Jogando FFXV agora com o Royal Pack, não cheguei ainda no capítulo final que é a parte que tem "bulko" com mais conteúdo novo. Só a quest nova pra o Regalia que veio mesmo.
Rejogar FF15
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
Acho q um critério mais justo é considerar q jogos de RPG puro sejam RPGs. Se tem mistura com outros estilos, normalmente não é.
Tópicos: 2
Chozo Master escreveu: (26-06-2019, 06:15 PM)Rejogar FF15 
Isso é masoquismo.
Tópicos: 36
DrPeri escreveu: (26-06-2019, 02:08 PM)Amigos, eu posso considerar Metroidvania RPG? 
Zelda já descartei como RPG
Só pra eu estabelecer um parâmetro aqui na minha coleção; Eu não considero não.
Se eu fosse você faria da seguinte maneira: se você tiver metroidvanias suficientes para justificar o gênero metroidvania, adiciona ele. Caso contrário, aloca os poucos que existem em platformer, action, rpg... o que mais se aproxima.
Sobre Zelda ser RPG ou não, no Wii Shop ele era listado como um, será que na do WiiU e Switch continua assim?
abraços e paz
Tópicos: 10
NNID: SW-2524-6945-0893
Live: Porpetodis
PSN: Rodisrox
Steam: Porpeta
88Titan88 escreveu: (26-06-2019, 06:33 PM)Eu não considero não.
Se eu fosse você faria da seguinte maneira: se você tiver metroidvanias suficientes para justificar o gênero metroidvania, adiciona ele. Caso contrário, aloca os poucos que existem em platformer, action, rpg... o que mais se aproxima.
Sobre Zelda ser RPG ou não, no Wii Shop ele era listado como um, será que na do WiiU e Switch continua assim?
![[Imagem: WdceWeS.jpg]](https://i.imgur.com/WdceWeS.jpg)
abraços e paz
É muito pior, nem tem na do Switch.
DrPeri escreveu: (26-06-2019, 05:18 PM)Bom, deixei de fora, de qualquer forma. Estou fazendo assim: RPGs pego sempre em japonês e jogos dos outros gêneros pego em inglês ou, se indisponível, em japonês. Fazendo um backup de ROMs eu fico impressionado como os americanos perderam RPGs no SNES. Impressionantes mesmo.
Esse vídeo é muito bom. E ainda falta alguns que ele tirou por serem estratégicos etc. como Bounty Sword, Brandish 2 Expert, Feda, Farland Story 1 e 2, os 3 Fire Emblems, Heian Fuunden, Ihatovo Monogatari, Kyuuyaku Megami Tensei, Little Master, Live A Live, Majin Tensei 1 e 2, Solstice 2/Equinox, Sugoro Quest, Tactics Ogre.
https://www.youtube.com/watch?v=KN87i-EkA8U
Tu vai precisar de muita grana e tempo pra caçar todos os cartuchos.
(e sorte, pois uns devem ser cabulosos de encontrar. SNES 98% da Biblioteca de RPGs ficou só no Japão).
Gostei muito da OST desse Sansara Naga 2. Vou ver se tem Fan Translation.
Tópicos: 274
alguém sabe do que se trata esse jogo? acho essa capa muito foda, arte suprema
Tópicos: 48
Live: RiqueMD
PSN: RiqueMD
Steam: RiqueMD
88Titan88 escreveu: (26-06-2019, 06:33 PM)Eu não considero não.
![[Imagem: WdceWeS.jpg]](https://i.imgur.com/WdceWeS.jpg)
abraços e paz Consegui fazer uma distinção mental aqui entre RPG pensando nos jogos como série. Claro que se for caso isolado será analisado como tal, mas Zelda, Castlevania etc ficam fora do gênero como um todo.
Posseidon escreveu: (26-06-2019, 07:05 PM)Esse vídeo é muito bom. E ainda falta alguns que ele tirou por serem estratégicos etc. como Bounty Sword, Brandish 2 Expert, Feda, Farland Story 1 e 2, os 3 Fire Emblems, Heian Fuunden, Ihatovo Monogatari, Kyuuyaku Megami Tensei, Little Master, Live A Live, Majin Tensei 1 e 2, Solstice 2/Equinox, Sugoro Quest, Tactics Ogre.
https://www.youtube.com/watch?v=KN87i-EkA8U
Tu vai precisar de muita grana e tempo pra caçar todos os cartuchos.
(e sorte, pois uns devem ser cabulosos de encontrar. SNES 98% da Biblioteca de RPGs ficou só no Japão).
Gostei muito da OST desse Sansara Naga 2. Vou ver se tem Fan Translation. Ah, isso aí a gente corre atrás. É coleção pra uma vida, não preciso ter pressa. Fora que não vou pegar absolutamente todos, quero só os que eu gosto muito
E eu adoro esse canal, estou me baseando nele inicialmente para um projeto pessoal que devo apresentar pra vocês em breve.
Vilela escreveu: (26-06-2019, 07:09 PM)alguém sabe do que se trata esse jogo? acho essa capa muito foda, arte suprema
![[Imagem: 312565_front.jpg]](https://gamefaqs.akamaized.net/box/5/6/5/312565_front.jpg) Maten Densetsu só tem a capa legal, esquisito é pouco. Daria um excelente anime dos anos 80/90, mas como jogo é terrível
DrPeri escreveu: (26-06-2019, 07:52 PM)Consegui fazer uma distinção mental aqui entre RPG pensando nos jogos como série. Claro que se for caso isolado será analisado como tal, mas Zelda, Castlevania etc ficam fora do gênero como um todo.
Ah, isso aí a gente corre atrás. É coleção pra uma vida, não preciso ter pressa. Fora que não vou pegar absolutamente todos, quero só os que eu gosto muito 
E eu adoro esse canal, estou me baseando nele inicialmente para um projeto pessoal que devo apresentar pra vocês em breve.
Maten Densetsu só tem a capa legal, esquisito é pouco. Daria um excelente anime dos anos 80/90, mas como jogo é terrível
Zelda realmente não é RPG. E nem a Nintendo sabe se classifica como sendo ou não. Só ver Ocarina que em uns sistemas é classificado como RPG e outros não. Na real e na boa, ela só classifica como RPG em algumas lojas porque tem gente que acha que é, então facilita a venda.
E depois quero ver esse projeto. É uma matéria com informação de JRPGs?
Se um dia conseguir e jogar esse Sansara 2 faz um mini review.
Tópicos: 277
Scottzone conseguiu chegar ate o Neo Exdeath antes do Shadowbringers sair.
27-06-2019, 07:51 AM
(Última alteração: 27-06-2019, 07:52 AM por Chozo Master.)
Que jogo é esse? só vejo HUD e luzes.
|