25 anos do PlayStation 1
Jack Russel escreveu: (05-12-2019, 12:53 PM)E o PS2 também...inclusive a Namco lançou 5 Tales, contra 2 no PS1(3 se contar o remaster do Phantasia)

Atlus lançou o que, 7 Shin Megami Tensei? Todos bons(mentira, Persona 3 é uma bosta. Mas a galera curte né? Emo )...

Acho que o que fez a galera ter a impressão que o PS2 foi pior foi porque algumas séries muito emblemáticas na geração anterior deram uma caída mesmo. Tipo Suikoden, Breath of Fire, Xeno(se bem que o 3 é bom sim), Star Ocean...Mas tiveram outras que se mantiveram ou até melhoraram. Teve 4 Wild ARMs po...fora coisa que surgiu como Kingdom Hearts. 3 KH bons só no PS2.

A coisa começou a desandar na geração seguinte que muitas dessas franquias morreram e não fora substituídas por outras em quantidade.

Sim, eu sei, só quis dizer q no PS1 elas tbm estavam presentes. E é real essa percepção de q muitas séries pioraram. PS2 ganha do PS1 por ter mais JRPGs e muitos bons, porém o 1 provavelmente teve mais masterpieces q entrariam nos melhores ever.
Responder
Saitou escreveu: (05-12-2019, 10:40 AM)Problema dos jrpgs de turnos é que não souberam bem como evoluir o gameplay pós-PS1, fora tbm a decadência de FF e o sucesso de jogos em outros gêneros
Pokemon até que evoluiu bem a coisa, mas infelizmente a industria acha que qualquer coisa que a nintendo faz é "amaldiçoada" e evitaram tudo que ele ensinou.
Responder
Chozo Master escreveu: (05-12-2019, 12:36 PM)Acho a trilogia FF7,8,9 no geral bem melhor que a trilogia 10,11,12 (só de ter um MMO já estraga).
Xenogears, Wild Arms, Breath of Fire, Star Ocean, Valkyrie profile e Tales IMO caíram em
qualidade após o PS1.
Outros praticamente morreram como a série FF Tactics, Parasite Eve, Alundra, Legend of Dragoon, Legaia, etc...
Só DQ melhorou, e mesmo assim é quase empate com 1 jogo por sistema.

Acho que SNES iniciou, PS1 foi o ápice, e no PS2 começou a decair (ainda foi bom, mas já mostrava desgaste do gênero).
Mas séries decaindo acontece toda geração, e normalmente outras aparecem pra substituir. Atlus e Level-5 por exemplo tiveram seus auges no PS2. É tipo dizer que SNES foi o auge porque Chrono Trigger foi melhor que o Cross, e ignorar tudo que o PSX trouxe de novo.

Como falaram aí no caso do PS3 é que quase não apareceu nada pra substituir os falecidos. E eu também acho que o PSX foi o ápice na verdade, mas não dá pra negar que PS2 foi bem top também.
Responder
Wander escreveu: (05-12-2019, 10:44 AM)Nah, no PS2 e 3 tivemos muitos exemplos de sistemas de turno interessantes, como Grandia 3, Shadow Hearts Covenant, Personas, SMTs, Ressonance of Fate, FFXII e XIII...

Decadência de FF veio com o XIII, no PS2 o nível era ótimo.

Verdade, FFXIII acho que foi o "último" jogo grande e, tirando o sistema de batalhas e outros detalhes aqui e lá, foi um jogo bem bosta.

Mas acho bizarro como os jogos do PS1 tinham toda uma estrutura pronta e não souberam lidar com as novas tecnologias. Por exemplo, no PS1 tínhamos world maps, que sumiram em vários jogos da era PS2, e agora são open worlds. Em sistemas de batalhas, tínhamos o controle de 3~4 personagens da party, aí para deixar a mecânica mais dinâmica a primeira coisa que sacrificaram foi o controle sob todos os personagens (quase migrando pra jrpg action em alguns casos).

Sinto falta de uns jogos mais tradicional mas que ao mesmo tempo mantivesse a essência desses jogos de ps1 (um equivalente de worldmap, batalhas com controle total sob todos os personagens, etc e, claro, competência técnica e artística)
Responder
Imigrante Italiano escreveu: (05-12-2019, 01:18 PM)Mas séries decaindo acontece toda geração, e normalmente outras aparecem pra substituir. Atlus e Level-5 por exemplo tiveram seus auges no PS2. É tipo dizer que SNES foi o auge porque Chrono Trigger foi melhor que o Cross, e ignorar tudo que o PSX trouxe de novo.

Como falaram aí no caso do PS3 é que quase não apareceu nada pra substituir os falecidos. E eu também acho que o PSX foi o ápice na verdade, mas não dá pra negar que PS2 foi bem top também.

PS3 foi ruim a lot pois ficou 4 anos na seca de jogos do gênero
Até 2010 os JRPGs bons ainda saíam pra PS2 Lol Foi dividindo a atenção com o X360 nesse aspecto na época.

Mas PS1 foi o ápice, isso é fato... PS2 só defendeu o título.
Responder
Saitou escreveu: (05-12-2019, 02:29 PM)Verdade, FFXIII acho que foi o "último" jogo grande e, tirando o sistema de batalhas e outros detalhes aqui e lá, foi um jogo bem bosta.

Mas acho bizarro como os jogos do PS1 tinham toda uma estrutura pronta e não souberam lidar com as novas tecnologias. Por exemplo, no PS1 tínhamos world maps, que sumiram em vários jogos da era PS2, e agora são open worlds. Em sistemas de batalhas, tínhamos o controle de 3~4 personagens da party, aí para deixar a mecânica mais dinâmica a primeira coisa que sacrificaram foi o controle sob todos os personagens (quase migrando pra jrpg action em alguns casos).

Sinto falta de uns jogos mais tradicional mas que ao mesmo tempo mantivesse a essência desses jogos de ps1 (um equivalente de worldmap, batalhas com controle total sob todos os personagens, etc e, claro, competência técnica e artística)

Turno híbrido (Valkyrie Profile, Ar Tonelico) diz oi
Responder
Saitou escreveu: (05-12-2019, 02:29 PM)Verdade, FFXIII acho que foi o "último" jogo grande e, tirando o sistema de batalhas e outros detalhes aqui e lá, foi um jogo bem bosta.

Eu acho que é porque a escala aumentou, e dá muito trabalho fazer um world map bom e uma cidade com casas(e ônibus) exploráveis. PS2 já sofria com isso inclusive, no fim da vida. Tu não pode entrar em todos as casas no FF12 ou Xenosaga quando tu chega numa cidade nova.

Controle dos personagens é porque passaram a fazer mais action RPGs porque também é muito mais complicado criar umm sistema de turrnos bom do que um action. Tanto que FF7 vai ser action(e não vai dar pra explorar as casas)

É muito menos trabalhoso fazer um corredor, com graficão, action RPG e com cenas awesome. Vende mais inclusive.
Responder
bem que todos aqueles ys de ps2 poderiam ter saído no ocidente em, sacanagem

[Imagem: 3.jpg]
[Imagem: PA.07352.002.jpg?o2pj7v]
[Imagem: 151897-Ys_IV_-_Mask_of_the_Sun_-_A_New_T...pan)-1.jpg]
[Imagem: 267464-ys-v-lost-kefin-kingdom-of-sand-p...-cover.jpg]

só saiu esse:
[Imagem: s-l300.jpg]
Responder
Rapaz, dá até pra ressuscitar esse tópico daqui a 3 meses, já que o PS2 faz 20 anos em março Lol
Responder

Essa parada do fim dos open worlds eu vi q foi por questão de ideias mesmo, não limitação. No FF Retrospective, explicaram q os cenários antes eram pré-renderizados, e aí quiseram fazer algo totalmente em tempo real com FFX e criaram esse estilo de estrada "infinita", q foi tão copiado.

O controle em alguns casos é verdade, mas normalmente dá pra alternar entre os chars com algum comando. Os de turno mesmo costumam preservar o controle sobre todos.
Responder
Jack Russel escreveu: (05-12-2019, 12:53 PM)E o PS2 também...inclusive a Namco lançou 5 Tales, contra 2 no PS1(3 se contar o remaster do Phantasia)

Atlus lançou o que, 7 Shin Megami Tensei? Todos bons(mentira, Persona 3 é uma bosta. Mas a galera curte né? Emo )...

Acho que o que fez a galera ter a impressão que o PS2 foi pior foi porque algumas séries muito emblemáticas na geração anterior deram uma caída mesmo. Tipo Suikoden, Breath of Fire, Xeno(se bem que o 3 é bom sim), Star Ocean...Mas tiveram outras que se mantiveram ou até melhoraram. Teve 4 Wild ARMs po...fora coisa que surgiu como Kingdom Hearts. 3 KH bons só no PS2.

A coisa começou a desandar na geração seguinte que muitas dessas franquias morreram e não fora substituídas por outras em quantidade.

só tiveram 3 wild arms e 2 KH na ps2, né não? o wild arms tactics é da psp
Responder
tadabola escreveu: (05-12-2019, 03:10 PM)só tiveram 3 wild arms e 2 KH na ps2, né não? o wild arms tactics é da psp

Tem o 3, o 4, o 5 e o remake do 1(Alter F Code)

KH teve o 1, o 2 e o RE: Chain of Memories
Responder
tadabola escreveu: (05-12-2019, 03:10 PM)só tiveram 3 wild arms e 2 KH na ps2, né não? o wild arms tactics é da psp

não, teve o xf também
Responder
Jack Russel escreveu: (05-12-2019, 03:12 PM)Tem o 3, o 4, o 5 e o remake do 1(Alter F Code)

KH teve o 1, o 2 e o RE: Chain of Memories

verdade em relação ao wild arms

não sei o que é RE chain of memories mas não estamos falando de resident evil

Vilela escreveu: (05-12-2019, 03:13 PM)não, teve o xf também

esse é o tatico da psp
Responder
Loles

Tada, ele está falando do remake do KH Chain of Memories de GBA, q saiu pra PS2. É aquele KH q é jogado com um sistema de cartas.
Responder
tadabola escreveu: (05-12-2019, 03:14 PM)não sei o que é RE chain of memories mas não estamos falando de resident evil

Lol Lol Lol

Responder
já passou da hora do ban no tadabola
Responder
Eu falo que fã de JRPG não é certo na cabeça...
Responder
eu falei pertubando galera Lol dava pra ver pela frase, pior que eu não lembrava desse jogo (lembrava que tinha saido na GBA mas não lembrava do port) mas a piada era muito boa pra perder Lol
Responder
tadabola escreveu: (05-12-2019, 04:47 PM)eu falei pertubando galera Lol dava pra ver pela frase, pior que eu não lembrava desse jogo (lembrava que tinha saido na GBA mas não lembrava do port) mas a piada era muito boa pra perder Lol

de boa, pouca gente se importa com KH
Responder