Tópicos: 5
INXS escreveu: (15-01-2020, 11:03 PM)A diferença é grande.
As parceiras da Sega em 1995 tinha 3 opções: o Mega no fim da vida, o Hotel Sega e o Saturn no seu seus processadores e programação complexa. Não tinha como fugir para o PSX.
Quem sairia melhor sem seu "pecado": O PSX com mais RAM, o Saturn com C++ ou o N64 sem o "gargalho" no seu processador? Desses exemplos que você falou, seria o PSX com mais RAM (especialmente VRAM). Não só os ports 2D ficariam melhores, como o sistema iria atingir resoluções maiores e texturas melhores.
É só ver o tekken 3 de arcade vs o home.
No arcade , o jogo roda a 512x448 e tem background 3D, enquanto no PS1 faltou memoria ai eles tiveram que fazer background 2D tosco e cair a resolução pra 384x448.
Pra arrumar o saturn, eu trocaria a segunda CPU por uma DSP dedicada fodona e faria ela ser tanto audio quanto T&L que nem é no esquema do N64.
Vai embora o chip da yamaha, vai embora o 68000, vai embora o chip de saída de audio, o SCU vira só copiador de DMA e pode ser integrado em alguma outra coisa tipo um dos chips de video, e a coisa toda fica mais em conta.
E por fim N64 só precisava de documentação melhor, um "emulador" da RCP/RDP/RSP pra ajudar a desenvolver microcodigos e um drive de CD 4x, com alguem fazendo um microcodigo de MPEG verdadeiro logo de cara.
Tópicos: 97
Z80a escreveu: (15-01-2020, 11:32 PM)Desses exemplos que você falou, seria o PSX com mais RAM (especialmente VRAM). Não só os ports 2D ficariam melhores, como o sistema iria atingir resoluções maiores e texturas melhores.
É só ver o tekken 3 de arcade vs o home.
No arcade , o jogo roda a 512x448 e tem background 3D, enquanto no PS1 faltou memoria ai eles tiveram que fazer background 2D tosco e cair a resolução pra 384x448.
Pra arrumar o saturn, eu trocaria a segunda CPU por uma DSP dedicada fodona e faria ela ser tanto audio quanto T&L que nem é no esquema do N64.
Vai embora o chip da yamaha, vai embora o 68000, vai embora o chip de saída de audio, o SCU vira só copiador de DMA e pode ser integrado em alguma outra coisa tipo um dos chips de video, e a coisa toda fica mais em conta.
E por fim N64 só precisava de documentação melhor, um "emulador" da RCP/RDP/RSP pra ajudar a desenvolver microcodigos e um drive de CD 4x, com alguem fazendo um microcodigo de MPEG verdadeiro logo de cara.
Você tinha dito que N64 em CD ia ser um monstro em CGs.
Posseidon escreveu: (15-01-2020, 11:43 PM)Você tinha dito que N64 em CD ia ser um monstro em CGs. Sim.
Com o poder de luta do coprocessador, é possível tocar video MPEG no N64.
O que é bem melhor que o MJPEG no PS1 ou Cinepak Codec do saturn.
A diferença é que o MPEG tem "quadros intermediarios" que são gerados a partir do quadro anterior e são bem menores do que "quadros inteiros".
E bem o Resident evil 2 de N64 usou isso pra amassocrar quase 1GB de video em 64MB
Tópicos: 4
Live: Sidinei GTS
PSN: Sidinei-XR3
E triste saber que o PSX pode fazer mais se tivesse mais RAM. Sei que a fabricação do produto tem custos e memória nunca foi barata, mas um pouquinho a mais iria fazer muita diferença.
O PS2 sofreu com memória reduzida ou ele é "um animal selvagem sem limitações"?
INXS escreveu: (16-01-2020, 10:06 PM)E triste saber que o PSX pode fazer mais se tivesse mais RAM. Sei que a fabricação do produto tem custos e memória nunca foi barata, mas um pouquinho a mais iria fazer muita diferença.
O PS2 sofreu com memória reduzida ou ele é "um animal selvagem sem limitações"? Foi mais o quanto o chip de video era primitivo do que qualquer outra coisa.
O video do PS2 foi basicamente projetado pra ter uma tonelada de fill rate e fill rate ele tem, mas faltou coisas basicas como compressão de textura, ser capaz de soltar 640x480 o tempo todo e especialmente pixel shaders.
No gamecube e principalmente no Xbox, cada pixel colocado na tela roda um programa que define a cor final, o que permitia fazer muitos efeitos que eram impossiveis no PS2, ou tinha que fazer mta gambiarra.
Tópicos: 23
NNID: SW-8238-9617-8975
Eu não sabia que o Game Boy classic era capaz de jogos da complexidade de Link’s Awakening. Esse jogo passou batido pra mim na época e acredito que pra maioria das pessoas também. Em 1993 não se falava em outra coisa que não fosse Mortal Kombat, todo mundo só queria jogar aquilo no Mega e no SNES.
Tópicos: 124
17-01-2020, 04:08 PM
(Última alteração: 17-01-2020, 04:09 PM por AvcF.)
Lembrando quando a Sega fazia futebol:
Manjaster escreveu: (17-01-2020, 03:22 PM)Eu não sabia que o Game Boy classic era capaz de jogos da complexidade de Link’s Awakening. Esse jogo passou batido pra mim na época e acredito que pra maioria das pessoas também. Em 1993 não se falava em outra coisa que não fosse Mortal Kombat, todo mundo só queria jogar aquilo no Mega e no SNES. O gameboy era melhor que o NES em varios aspectos :3
Isso e a velha e boa (e agora morta) lei de moore.
Tópicos: 97
AvcF escreveu: (17-01-2020, 04:08 PM)Lembrando quando a Sega fazia futebol:
Você não deveria impedir os usuários de comentar nos vídeos. Pessoal não gosta disso, só ver canais populares que diminuem o fluxo porque resolvem excluir a possibilidade de comentar nos vídeos.
Se tiver alguém aprontando merda nos comentários, só deletar. Se a coisa se elevar, bane o cara.
Tópicos: 124
17-01-2020, 06:36 PM
(Última alteração: 17-01-2020, 06:44 PM por AvcF.)
Posseidon escreveu: (17-01-2020, 04:19 PM)Você não deveria impedir os usuários de comentar nos vídeos. Pessoal não gosta disso, só ver canais populares que diminuem o fluxo porque resolvem excluir a possibilidade de comentar nos vídeos.
Se tiver alguém aprontando merda nos comentários, só deletar. Se a coisa se elevar, bane o cara.
Que bizarro, eu nunca impedi comentários aos vídeos, o Youtube bloqueou sozinho para esse, não sei o porquê. Vou ver como desbloquear isso.
Valeu pelo aviso.
EDIT: acabei de arrumar, o vídeo tava marcado como "made for kids", aí o Youtube bloqueia comentários.
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Vai ver classificou o vídeo como conteúdo infantil, aí o Youtube impede comentários nesse tipo de conteúdo
Tópicos: 23
NNID: SW-8238-9617-8975
INXS escreveu: (16-01-2020, 10:06 PM)E triste saber que o PSX pode fazer mais se tivesse mais RAM. Sei que a fabricação do produto tem custos e memória nunca foi barata, mas um pouquinho a mais iria fazer muita diferença.
O PS2 sofreu com memória reduzida ou ele é "um animal selvagem sem limitações"?
É bom ressaltar que o fechamento das specs dos consoles da Sony é sempre um ano antes do lançamento. O PS1 teve as specs fechadas no final de 1993 e 2 MB de RAM é bastante memória pra manter o preço do console a 299 dólares. Mais que isso o preço do console seria muito maior. A maioria dos PCs na época já contava com 4 MB (o necessário pra rodar Windows 3.1). Em 1995, quando foi lançado nos EUA, os 486 já saiam das lojas com 8 MB de RAM. O preço da RAM era bem caro na época e encarecia muito o preço dos PCs. Lembro que em 1994 com o inicio do plano real um PC 486 DX2 com 8 MB de RAM custava por volta de 3000 dólares, e chegava aqui no Brasil custando 4 mil reais - ou 4 mil dólares, já que a paridade do dólar para o real era 1:1.
O mesmo pode ser dito do PS2 - 32 MB com specs fechadas em 1999, dessa vez a memória já era muito mais barata. 32 MB era o padrão em 1999 o necessário pra rodar o Windows 98 sem engasgos.
Manjaster escreveu: (17-01-2020, 08:35 PM)É bom ressaltar que o fechamento das specs dos consoles da Sony é sempre um ano antes do lançamento. O PS1 teve as specs fechadas no final de 1993 e 2 MB de RAM é bastante memória pra manter o preço do console a 299 dólares. Mais que isso o preço do console seria muito maior. A maioria dos PCs na época já contava com 4 MB (o necessário pra rodar Windows 3.1). Em 1995, quando foi lançado nos EUA, os 486 já saiam das lojas com 8 MB de RAM. O preço da RAM era bem caro na época e encarecia muito o preço dos PCs. Lembro que em 1994 com o inicio do plano real um PC 486 DX2 com 8 MB de RAM custava por volta de 3000 dólares, e chegava aqui no Brasil custando 4 mil reais - ou 4 mil dólares, já que a paridade do dólar para o real era 1:1.
O mesmo pode ser dito do PS2 - 32 MB com specs fechadas em 1999, dessa vez a memória já era muito mais barata. 32 MB era o padrão em 1999 o necessário pra rodar o Windows 98 sem engasgos.
Em ambos os casos, specs tops para a época.
Z80a, se o PS2 tem dificuldades com o 480p (isso deve explicar a maioria dos jogos de inicio da vida do console não ser 480p), os caras fizeram milagres e extrairam o máximo com o 1080i de Gran Turismo 4?
INXS escreveu: (18-01-2020, 09:25 AM)Em ambos os casos, specs tops para a época.
Z80a, se o PS2 tem dificuldades com o 480p (isso deve explicar a maioria dos jogos de inicio da vida do console não ser 480p), os caras fizeram milagres e extrairam o máximo com o 1080i de Gran Turismo 4? É mais problema de "como cabe o buffer nos 4MB" e "como diabos você seta o console pra 480p" do que "o PS2 tem velocidade pra isso?" por que o PS2 tem velocidade pra isso.
Ele tem 99 problemas mas fillrate não é um, com a memoria de video tendo a velocidade absolutamente brutal de 48GB/s.
Isso faz dele um absoluto monstro em "transparência clássica" que é a razão pra todos os ports feitos em cima dos jogos dele pra outras plataformas terem os efeitos de transparência capados.
Tópicos: 0
AvcF escreveu: (17-01-2020, 04:08 PM)Lembrando quando a Sega fazia futebol:
Bom vídeo, joguei MUITO Great Soccer! O modo de bater pênaltis era o máximo na época.
Tópicos: 210
19-01-2020, 07:32 PM
(Última alteração: 19-01-2020, 07:36 PM por INXS.)
Z80a escreveu: (18-01-2020, 10:22 AM)É mais problema de "como cabe o buffer nos 4MB" e "como diabos você seta o console pra 480p" do que "o PS2 tem velocidade pra isso?" por que o PS2 tem velocidade pra isso.
Ele tem 99 problemas mas fillrate não é um, com a memoria de video tendo a velocidade absolutamente brutal de 48GB/s.
Isso faz dele um absoluto monstro em "transparência clássica" que é a razão pra todos os ports feitos em cima dos jogos dele pra outras plataformas terem os efeitos de transparência capados.
Então a competência técnica em fazer o GT4 é maior que eu imaginava, lidando com a limitação do buffer e utilizando da melhor forma possível a velocidade da memoria de vídeo. É um trabalho tão bom como foi feito o RE2 para N64 em termos de superar limitações?
É uma pergunta estranha, já que são máquinas diferentes, mas XBox e o GameCube rodaria GT4 da mesma forma ou melhor?
INXS escreveu: (19-01-2020, 07:32 PM)Então a competência técnica em fazer o GT4 é maior que eu imaginava, lidando com a limitação do buffer e utilizando da melhor forma possível a velocidade da memoria de vídeo. É um trabalho tão bom como foi feito o RE2 para N64 em termos de superar limitações?
É uma pergunta estranha, já que são máquinas diferentes, mas XBox e o GameCube rodaria GT4 da mesma forma ou melhor? Foi por ai, e se a polyphony estivesse usando o Xbox e gamecube, teriam diferenças interessantes.
Uma versão de Xbox do gran turismo feito com o mesmo capricho provavelmente iria rodar a 720p e abusar dos shaders pra fazer graficos ainda mais realistas do que o que você tem no PS2.
Coisas tipo fresnel, pinturas metálicas, sombras projetadas, difração no vidro..
Normalmente você só ve isso que eu descrevi na proxima geração, mas estamos falando do autismo da polyphony aqui.
Gamecube seria parecido, só que só em 480p porque o console não tem suporte nenhum a saida de resolução maior.
Z80a escreveu: (19-01-2020, 09:11 PM)Foi por ai, e se a polyphony estivesse usando o Xbox e gamecube, teriam diferenças interessantes.
Uma versão de Xbox do gran turismo feito com o mesmo capricho provavelmente iria rodar a 720p e abusar dos shaders pra fazer graficos ainda mais realistas do que o que você tem no PS2.
Coisas tipo fresnel, pinturas metálicas, sombras projetadas, difração no vidro..
Normalmente você só ve isso que eu descrevi na proxima geração, mas estamos falando do autismo da polyphony aqui.
Gamecube seria parecido, só que só em 480p porque o console não tem suporte nenhum a saida de resolução maior.
Mas o Cube seguraria a bronca dos 60fps em 480P?
Se o N64 tem seu trofeu técnico que é o RE2, o PS2 com seu GT4, posso dizer que o Zelda Lobinho é o troféu do Cube e o Halo 2 do Xbox?
Tópicos: 36
PSN: cross-serge
Acho q no xisboca os melhores jogos visualmente foram Ninja Gaiden Black e Half Life 2, q rodou, mesmo com um downgrade monstruoso da versão PC.
|