Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
AvcF escreveu: (23-01-2020, 09:22 PM)Esse vi ao vivo, parecia tecnológico pra caramba. É da mesma época do Ghost, 1991.

Tinha na Playland do Shopping Center Norte.
Mais ou menos na mesma época do Mad Dog McCree.

Eu via ele de longe. Não parecia muito interessante, apesar de "mágico".
Responder
Z80a escreveu: (22-01-2020, 06:14 PM)Riddick

Z80a, outra dúvida que tenho é sobre o hardware do Nintendo DS em relação ao N64. São parecidos ou totalmente diferentes na arquitetura? Ele é melhor em comparação com o N64? Aliás, o DS é 64 bits (apesar de isso nãos ser importante para determinar "poder")?
Responder
Kadaj escreveu: (23-01-2020, 10:15 PM)Tinha na Playland do Shopping Center Norte.

O jogo em si é fraquinho mesmo, o que despertava a curiosidade era mesmo a holografia. O que eu curtia mesmo eram os gabinetes da Sega, como o do After Burner e do Galaxy Force.
Responder
Retrogaming do dia:

Responder
INXS escreveu: (24-01-2020, 01:29 PM)Z80a, outra dúvida que tenho é sobre o hardware do Nintendo DS em relação ao N64. São parecidos ou totalmente diferentes na arquitetura? Ele é melhor em comparação com o N64? Aliás, o DS é 64 bits (apesar de isso nãos ser importante para determinar "poder")?
O nintendo 64 é um caso hilario de porque não usar bits como medida de poder.
Ele usa 8,9,15,16,32 e 128 bits. Tem 64 na CPU mas é inútil então ninguém usa :3
E em comparação com o DS, é um animal completamente diferente.
O 3D do DS é mais como um sistema de sprite do que um rasterizador padrão, mas não que nem o saturn.
Em todo sistema 3D, você chega, manda o hardware desenhar triangulos no frame buffer e ele desenha e ai completa o quadro etc..
no DS não é assim não, no DS, tem uma lista fixa de 2048 triangulos que o sistema vai desenhar por ele mesmo enquanto a imagem esta sendo "enviada" pra tela, assim não tem necessidade de se ter um "bitmap pra desenhar".
Responder
Kadaj escreveu: (23-01-2020, 10:15 PM)Tinha na Playland do Shopping Center Norte.

Lembro que só via fotos de Mortal Kombat 2 e Virtua Racing nas revistas, mas um dia fui na Playland do Center Norte e lá tinha esse 2 arcades, isso no inicio de 1994. Cara pirei, foi uma sensação bem legal!
Responder
Z80a escreveu: (24-01-2020, 07:59 PM)O nintendo 64 é um caso hilario de porque não usar bits como medida de poder.
Ele usa 8,9,15,16,32 e 128 bits. Tem 64 na CPU mas é inútil então ninguém usa :3
E em comparação com o DS, é um animal completamente diferente.
O 3D do DS é mais como um sistema de sprite do que um rasterizador padrão, mas não que nem o saturn.
Em todo sistema 3D, você chega, manda o hardware desenhar triangulos no frame buffer e ele desenha e ai completa o quadro etc..
no DS não é assim não, no DS, tem uma lista fixa de 2048 triangulos que o sistema vai desenhar por ele mesmo enquanto a imagem esta sendo "enviada" pra tela, assim não tem necessidade de se ter um "bitmap pra desenhar".

Então o DS tem a potência em bits "variável"? Ele pode trabalhar com 64 bits? Zelda 64 rodaria no DS original?
Responder
INXS escreveu: (24-01-2020, 08:02 PM)Então o DS tem a potência em bits "variável"? Ele pode trabalhar com 64 bits? Zelda 64 rodaria no DS original?
Meu ponto é que o Nintendo 64 não usa 64bits
Bits são só uma medida de precisão numérica.
8 bits é 0-255 (ou -128 - 127)
16 bits é 0-65535 (ou -32768 - 32767)
e 32 bits é 0 - 4bilhões (ou -2 bilhões - 2 bilhões).
Só aumenta a velocidade quando a operação que você esta fazendo precisa de precisão a mais mas a CPU não suporta ai você tem que "emular", ou quando é caso de SIMD, onde a CPU esta empacotando um monte de numeros de baixa precisão num grandão de alta.
No coprocessador do nintendo 64 inclusive isso acontece.
Ele processa 8 números de 16 bits numa passada só com um pacotão de 128bits.
Responder
Z80a, me lembro que você tinha dito que o DS é um monstro na quantidade de polígonos 3D. Chega a estuprar o PS1. Mas por diversos fatores fica parecendo 3D rodando em uma calculadora. Mas no emulador, fica filé. Me lembro de ver aquele Dragon Ball do DS rodando no PC. Muito bonito, nunca vi algo assim no PS1 de 3D, nem rodando no PC também.
Responder
Posseidon escreveu: (24-01-2020, 08:10 PM)Z80a, me lembro que você tinha dito que o DS é um monstro na quantidade de polígonos 3D. Chega a estuprar o PS1. Mas por diversos fatores fica parecendo 3D rodando em uma calculadora. Mas no emulador, fica filé. Me lembro de ver aquele Dragon Ball do DS rodando no PC. Muito bonito, nunca vi algo assim no PS1 de 3D, nem rodando no PC também.
É uma mistura de storage bem mais rapido, o dobro de memoria e bem, a gente ser melhor em 3D agora.
O que estraga é a resolução menor de imagem.
256x192 vs o 320x240 do PS1
Responder
Z80a escreveu: (24-01-2020, 08:14 PM)É uma mistura de storage bem mais rapido, o dobro de memoria e bem, a gente ser melhor em 3D agora.
O que estraga é a resolução menor de imagem.
256x192 vs o 320x240 do PS1

Então o Nintendo DS original (não o 3D)é um portátil poderoso?
Responder
INXS escreveu: (24-01-2020, 08:46 PM)Então o Nintendo DS original (não o 3D)é um portátil poderoso?
Apanhava pro PSP obviamente.
Mas era um upgrade monstro pro GBA.
Responder
Z80a escreveu: (24-01-2020, 08:49 PM)Apanhava pro PSP obviamente.
Mas era um upgrade monstro pro GBA.

E o 3DS em relação ao PSP?
Responder
INXS escreveu: (24-01-2020, 08:55 PM)E o 3DS em relação ao PSP?
O 3DS ganha porque tem shaders e mais CPUs.
Responder
Emulação de N64 boa esta finalmente vindo :3

https://www.libretro.com/index.php/paral...emulation/

Quase roda a full speed na minha carroça de 2009, então imagino que nas super maquinas 3000 de vocês deve ficar full.
Pokemon snap por algum motivo roda a velocidade total aqui tambem, o que é um ganho já que esse jogo em HLE sempre tem gambiarra etc..
Mas acho que ainda não esta perfeita essa emulação já que o menu fica meio bichado.
Responder
Eu quase não acredito quando vejo Killzone Mercenary rodando no Vita. É um milagre da tecnologia.
Responder
Manjaster escreveu: (27-01-2020, 10:15 AM)Eu quase não acredito quando vejo Killzone Mercenary rodando no Vita. É um milagre da tecnologia.

Para mim o PSVita era uma plataforma com grande potencial, mas parece que a Sony meio que largou a mão logo no segundo ano de vida. E deixou "a própria sorte". Acho que dava para fazer um porte melhor de God of War e fazr um Gran Turismo legal.

Z80a, o que eram V0 e V1 do PS2? Por que era separado?
Responder
INXS escreveu: (27-01-2020, 11:26 AM)Para mim o PSVita era uma plataforma com grande potencial, mas parece que a Sony meio que largou a mão logo no segundo ano de vida. E deixou "a própria sorte". Acho que dava para fazer um porte melhor de God of War e fazr um Gran Turismo legal.

Z80a, o que eram V0 e V1 do PS2? Por que era separado?
V0 e V1 eram dois coprocessadores integrados no processador principal.
Eles são projetados pra fazer calculos de pontos flutuante rapidamente, e se eu não me engano, eles tem ligações diretas com o chip de video mas é um esquema tipo um faz algo e o outro faz outra coisa.
Responder
Z80a escreveu: (26-01-2020, 11:01 PM)Emulação de N64 boa esta finalmente vindo :3

https://www.libretro.com/index.php/paral...emulation/

Quase roda a full speed na minha carroça de 2009, então imagino que nas super maquinas 3000 de vocês deve ficar full.
Pokemon snap por algum motivo roda a velocidade total aqui tambem, o que é um ganho já que esse jogo em HLE sempre tem gambiarra etc..
Mas acho que ainda não esta perfeita essa emulação já que o menu fica meio bichado.

Boa, passou da hora de um emulador de gente do N64.

Sabe se tem alguma lista de compatibilidade? Os únicos jogos de 64 que ainda quero jogar são Goldeneye 007, Perfect Dark e Donkey Kong 64, e todos são um pé no saco de conseguir fora de emulador.
Responder
Z80a escreveu: (27-01-2020, 11:34 AM)V0 e V1 eram dois coprocessadores integrados no processador principal.
Eles são projetados pra fazer calculos de pontos flutuante rapidamente, e se eu não me engano, eles tem ligações diretas com o chip de video mas é um esquema tipo um faz algo e o outro faz outra coisa.

Lembro ter lido em uma revista que as produtoras ainda não estavam sabendo lhe dar com o V0 e V1, e ambos eram responsáveis do Anti-Aliasing. No começo até teve um boato que o PS2 não tinha o Anti-Aliasing, mas que foi desmentido rapidamente. Acho que Rigge Racer 5 e Virtua Fighter 4 talves não usaram tal recurso. Na verdade o V0 e o V1 sempre foi uma duvida para mim.

Você citou que Tekken 3 teve os cenários modificados no PSX por causa da memória limitada. Nesse caso, Virtua Fighter 2 no Saturn tem um desempenho melhor tecnicamente, com resolução maior nos mesmos 60fps do Tekken 3?
Responder