Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
Wander escreveu: (20-04-2020, 04:26 PM)Mas pirataria nem era a moda ainda, isso se tornou um problema pras empresas no PS1. Até então a regra era cartucho.


Vlw pelas dicas, vou pesquisar ;)
Pirataria em cartucho acontecia a rodo, e a nintendo não teve exatamente boas experiencias com o famicom disk system, onde publicaram um monte de jogo porno pro famicom usando equipamento modificado e tal.
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Z80a escreveu: (20-04-2020, 03:54 PM)Ela apostou num sistema que não dava pra piratear facilmente e não iria causar um loading colossal por falta de drives de 4x com precinho nintendo.

Aproveitando o assunto N64, a capacidade 2D do console era melhor que Saturn e PS One? Tipo, ele rodaria Street Fighter Alpha 2 ou até mesmo Street Fighter 3 (caso esse game seja compatível com o cartucho de 512mb)?

Apesar do pessoal descera lenha no MK Trilogy, não achei TÃO ruim assim (mas concordo que as versões do Saturn e PS One são melhores).
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INXS escreveu: (20-04-2020, 04:34 PM)Aproveitando o assunto N64, a capacidade 2D do console era melhor que Saturn e PS One? Tipo, ele rodaria Street Fighter Alpha 2 ou até mesmo Street Fighter 3 (caso esse game seja compatível com o cartucho de 512mb)?

Apesar do pessoal descera lenha no MK Trilogy, não achei TÃO ruim assim (mas concordo que as versões do Saturn e PS One são melhores).
Se não usar bilinear e se virar com o limite da tamanho de textura lá ou bem só usar a CPU pra desenhar os graficos 2D, o N64 faz o serviço muito bem obrigado.
Era literalmente só o tamanho do cartucho e o maketing de "sistema 3D" atrapalhando mesmo.
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Estão fazendo Mario Odyssey dentro do Mario 64:

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Não sei se o hardware real aguenta essa porrada :3
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Z80a escreveu: (22-04-2020, 02:17 PM)Não sei se o hardware real aguenta essa porrada :3

Tem que usar o emulador com 8mb de ram.
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Maedhros escreveu: (22-04-2020, 02:23 PM)Tem que usar o emulador com 8mb de ram.
Hm, então talvez desse, já que dá pra por expansion pak e tal no N64 de verdade.
Mas não sei se a contagem poligonal não esta muito alta.
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Maedhros escreveu: (22-04-2020, 02:13 PM)Estão fazendo Mario Odyssey dentro do Mario 64:

Taporra, esse Kaze Emanuar é uma máquina, ele lança hacks rápido demais, e todos com altíssima qualidade.
Jogarey

abraços e paz™
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Baixarei.
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Z80a escreveu: (22-04-2020, 02:26 PM)Hm, então talvez desse, já que dá pra por expansion pak e tal no N64 de verdade.
Mas não sei se a contagem poligonal não esta muito alta.

A expansão de memória não melhora o processamento de contagem de polígonos, mas uma expansão de 8MB poderia melhorar o frame rate do Perfect Dark por exemplo (levando em consideração a programação do jogo para ser compatível com o 8MB de expansão)? Ou a memória só seria usada para melhorar texturas?
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Jogando Super Mario 64 Land, também do Kaze Emanuar, que fez o Odyssey 64.
No começo estava melhor. O mundo das coisas gigantes foi bem ruinzinho.

abraços e paz™
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AvcF escreveu: (24-04-2020, 11:53 PM)
Todo mundo queria ser mortal kombat ou street fighter :3
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INXS escreveu: (24-04-2020, 02:54 PM)A expansão de memória não melhora o processamento de contagem de polígonos, mas uma expansão de 8MB poderia melhorar o frame rate do Perfect Dark por exemplo (levando em consideração a programação do jogo para ser compatível com o 8MB de expansão)? Ou a memória só seria usada para melhorar texturas?
Não, o que melhoraria o frame rate do PD seria desligar o Z-Buffer, mas isso iria fazer os triangulos ficarem "pulando uns por cima dos outros" que nem acontece nos jogos de PS1, e a nintendo proibiu essa farra.
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Z80a escreveu: (27-04-2020, 12:34 PM)Não, o que melhoraria o frame rate do PD seria desligar o Z-Buffer, mas isso iria fazer os triangulos ficarem "pulando uns por cima dos outros" que nem acontece nos jogos de PS1, e a nintendo proibiu essa farra.

É Perfect Dark é o jogo mais "exigente" do N64?
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INXS escreveu: (29-04-2020, 07:21 PM)É Perfect Dark é o jogo mais "exigente" do N64?
Deve ser o que mais bate de cara com o fillrate capado do aparelho :3

Ser modelador 3D pra console na época era uma dor.
Pra se quer ter acesso ao software pra treinar a modelagem, tinha que pagar mais de 9 mil dolares numa estação SGI.
Ai depois que você aprende, as limitações dos consoles caem na sua cabeça, e não é nem o low poly.
Se tá fazendo jogo pro playstation, tem que levar em conta que ele tem um cache de textura de 2KB que é preenchido automaticamente, então você tem que ajustar o UV do modelo pra evitar que o playstation trucide a performance reenchendo o cache.

Se tá fazendo jogo pro N64, não tem "cache", tem uma memoria de 4KB que permite texturas de 32x32 com true color, ou 64x32 com 256 cores/64x64 com 16 cores etc.. (pode parecer que eu errei a conta aqui, mas quando você esta usando textura paletizada, metade do cache é usado pra paleta de cores, mesmo que seja 16 cores, é um desperdício do cacete :3), então pra fazer algo não borrado, tinha que usar multiplas texturas por modelo.

Mas nada se compara a maravilha que é modelar em 3D pro sega saturn.
Você tinha que fazer os modelos mais caixotados o possível, porque a não ser que você tivesse um super genio trabalhando numa engine customizada do cacete (chances são, você não tinha :3), era metade da contagem poligonal do playstation.
E falando em caixote, só podia usar quads, triângulos "meio que dava" mas era dobrando quads ao meio, que era lento pra renderizar "pelo espaço que ocupa", e como na verdade é uma engine de sprite, não tem UV. Cada quad tem sua própria textura, então pra fazer um modelão 3D bem feito e tal, você tinha que fazer uma mini textura PRA CADA QUAD do modelo.
Tinha uma ferramenta automática aparentemente, mas era só pra MAC, exigindo que seu estúdio não só tivesse um SGI mas um mac também.
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Donovan escreveu: (17-04-2020, 09:11 PM)Com previsão para ser lançado entre Junho/Julho ja começa a pré-venda do Terranion Mode que é um multi drive emulator compatível com todos os modelos de Dreamcast e Sega Saturn, o negócio é muito bom mesmo, dos mesmos criadores do Neo SD, Mega SD, Super System 3, etc

Da uma vontade de comprar um Saturn só pra usar essa belezinha ai.
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Z80a escreveu: (29-04-2020, 07:47 PM)Deve ser o que mais bate de cara com o fillrate capado do aparelho :3

Ser modelador 3D pra console na época era uma dor.
Pra se quer ter acesso ao software pra treinar a modelagem, tinha que pagar mais de 9 mil dolares numa estação SGI.
Ai depois que você aprende, as limitações dos consoles caem na sua cabeça, e não é nem o low poly.
Se tá fazendo jogo pro playstation, tem que levar em conta que ele tem um cache de textura de 2KB que é preenchido automaticamente, então você tem que ajustar o UV do modelo pra evitar que o playstation trucide a performance reenchendo o cache.

Se tá fazendo jogo pro N64, não tem "cache", tem uma memoria de 4KB que permite texturas de 32x32 com true color, ou 64x32 com 256 cores/64x64 com 16 cores etc.. (pode parecer que eu errei a conta aqui, mas quando você esta usando textura paletizada, metade do cache é usado pra paleta de cores, mesmo que seja 16 cores, é um desperdício do cacete :3), então pra fazer algo não borrado, tinha que usar multiplas texturas por modelo.

Mas nada se compara a maravilha que é modelar em 3D pro sega saturn.
Você tinha que fazer os modelos mais caixotados o possível, porque a não ser que você tivesse um super genio trabalhando numa engine customizada do cacete (chances são, você não tinha :3), era metade da contagem poligonal do playstation.
E falando em caixote, só podia usar quads, triângulos "meio que dava" mas era dobrando quads ao meio, que era lento pra renderizar "pelo espaço que ocupa", e como na verdade é uma engine de sprite, não tem UV. Cada quad tem sua própria textura, então pra fazer um modelão 3D bem feito e tal, você tinha que fazer uma mini textura PRA CADA QUAD do modelo.
Tinha uma ferramenta automática aparentemente, mas era só pra MAC, exigindo que seu estúdio não só tivesse um SGI mas um mac também.

PSOne de fato era o paraíso dos programadores!

Tenho a sensação que o N64 foi uma oportunidade perdida, a Nintendo poderia ter feito um "Ultra 64" muito melhor modificando poucas coisas.

Já o Saturn, só vejo o Dreamcast como solução, um "reset" mesmo. Mas acho que o Saturn rodaria Resident Evil 2, Marvel vs Capcom, KOF98 e Virtua Fighter 3 muito bem, do jeito Saturn de ser.
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INXS escreveu: (30-04-2020, 08:45 PM)PSOne de fato era o paraíso dos programadores!

Tenho a sensação que o N64 foi uma oportunidade perdida, a Nintendo poderia ter feito um "Ultra 64" muito melhor modificando poucas coisas.

Já o Saturn, só vejo o Dreamcast como solução, um "reset" mesmo. Mas acho que o Saturn rodaria Resident Evil 2, Marvel vs Capcom, KOF98 e Virtua Fighter 3 muito bem, do jeito Saturn de ser.
Nintendo 64 só faltou um drive de CD, documentação melhor e a nintendo ser menos filha da puta.
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