Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
Gray Fox escreveu: (29-04-2021, 10:52 AM)Por aí. Lol

Fora o tanto de texturas horríveis que o Gamecube entregava em jogos multi, por conta do minidvd.

O ps2 até surpreende em alguns jogos. Outro dia estava vendo Time Splitters, uma fase tipo num canyon, onde o ps2 tinha efeitos bem melhores da areia ao vento e partículas, onde muitas vezes esses efeitos eram completamente ausentes no Gamecube e Xbox (ou bem toned-down).
Efeito de transparência em geral não tem nenhum sistema melhor que o PS2.
E não falo "na época", eu falo agora mesmo.
48GB/s pra pintar uma telinha de 512x448 é muita banda de memoria.
No "bruto", dá pra re-desenhar a tela inteira com transparência umas 400 vezes por quadro a 60 FPS.
O PS5 em comparação só consegue fazer umas 100 a 4k/60.
Responder
Z80a escreveu: (28-04-2021, 08:11 PM)A nintendo opera que nem aquele "trato feito", procurando o melhor CxB não importa o quanto absurdo seja, mas no WiiU não tinha nenhum bom trato, NENHUM.
Era só suco de lixo pelo preço que eles queriam por causa do duopolio AMD/Nvidia.
Agora foi uma puta cagada não colocar uma FPU SIMD nas CPUs do WiiU. Atrapalhou bem mais do que a GPU furreca.
A CPU do WiiU tinha 1/4 da performance de ponto flutuante por clock de qualquer outra CPU da epoca, incluindo a do 3DS.

Não sabia que o Wii U era ruim em sua arquitetura. Isso explica o baixo frame rate comparado com PS3 e Xbox 360 em alguns games mesmo com 4x mais memória.

A retrocompatibilidade do Wii U com Wii é feita por emulação?
Responder
INXS escreveu: (30-04-2021, 11:52 AM)Não sabia que o Wii U era ruim em sua arquitetura. Isso explica o baixo frame rate comparado com PS3 e Xbox 360 em alguns games mesmo com 4x mais memória.

A retrocompatibilidade do Wii U com Wii é feita por emulação?
Nope, ele roda nativamente.
A CPU dele é compatível com a do Wii diretamente e tem uma implementação da GPU do Wii lá.
No Wii e gamecube, a CPU não tinha SIMD porque a GPU meio que fazia esse papel, servindo de co-processador matemático, mas no WiiU não rola isso ai não, já que teria que ter 3 GPUs de Wii no WiiU (uma pra cada CPU), e essas GPUs teriam que rodar no dobro do clock.
Acho que a ideia da nintendo é que você usaria a GPU da AMD pra fazer calculo matemático pesado (o que de fato acontece no Zelda), mas isso é horrivel de usar.
Responder
Responder
AvcF escreveu: (30-04-2021, 09:34 PM)

Boa thumb, jovi. kkkkk Loles
Responder
Seraph escreveu: (01-05-2021, 07:17 PM)Boa thumb, jovi. kkkkk  Loles

The zoeira never ends.
Responder
Endless Sadness escreveu: (01-05-2021, 06:42 PM)Na época era dito que o GameCube era o mais fácil de se trabalhar.

Com relação aos ports, não creio que alguém ainda se atenha a este tipo de comparativo para mensurar a envergadura de um hardware.

Se for assim, podemos comparar as texturas do RE4 que, no PS2, sofreram uma polarização na cor marrom, enquanto que, no GameCube, elas são muito mais orgânicas.

Com relação a espaço de armazenamento, os RE do Cube eram em imagens estáticas, e não faltou espaço para imagens daquela qualidade.

O Time Splitters do PS2 parece ter texturas levemente mais nítidas, mas o fps das cutscenes é inferior:



Resumidamente: O GameCube tem vários jogos que não colaboram com a percepção de que ele era inferior em texturas, frame rate, etc. Metroid Prime (o Echoes principalmente), Star Fox Adventures, Rogue Squadron, F-Zero GX, etc.
O cube era o mais fácil de trabalhar se você estivesse fazendo jogo que não tem shaders, e ele é melhor que o PS2 em texturas porque tem compressão S3TC, assim como o Xbox e dreamcast.
Armazenamento eu não cheguei a falar mal disso, mas o gargalão obvio no sistema é os 24MB de memoria util.
Tem mais 16MB de memoria no sistema, mas é tão lento que não pode ser usado diretamente na tela etc..
E por fim a comparação de MGS que você fez não faz sentido, já que MGS3 tem muito mais geometria na tela do que o twin snakes.
Responder
Z80a escreveu: (30-04-2021, 12:11 PM)Nope, ele roda nativamente.
A CPU dele é compatível com a do Wii diretamente e tem uma implementação da GPU do Wii lá.
No Wii e gamecube, a CPU não tinha SIMD porque a GPU meio que fazia esse papel, servindo de co-processador matemático, mas no WiiU não rola isso ai não, já que teria que ter 3 GPUs de Wii no WiiU (uma pra cada CPU), e essas GPUs teriam que rodar no dobro do clock.
Acho que a ideia da nintendo é que você usaria a GPU da AMD pra fazer calculo matemático pesado (o que de fato acontece no Zelda), mas isso é horrivel de usar.

Apesar da diferença do SIMD, o Wii U é ainda uma plataforma em sua segunda revisão do Gamecube? Assim como Wii, ele rodaria (e roda, com a destravação) Gamecube nativamente também?
Responder
INXS escreveu: (02-05-2021, 03:49 PM)Apesar da diferença do SIMD, o Wii U é ainda uma plataforma em sua segunda revisão do Gamecube? Assim como Wii, ele rodaria (e roda, com a destravação) Gamecube nativamente também?
Se roda Wii nativo, roda gamecube nativo em teoria.
Mas na pratica não é bem assim porque o WiiU não tem porta de controle de gamecube ou um drive que consegue tocar mini discos.
O drive do Wii é uma maluquice pra permitir isso acontecer.
Responder
Z80a escreveu: (02-05-2021, 04:41 PM)Se roda Wii nativo, roda gamecube nativo em teoria.
Mas na pratica não é bem assim porque o WiiU não tem porta de controle de gamecube ou um drive que consegue tocar mini discos.
O drive do Wii é uma maluquice pra permitir isso acontecer.
Tem sim, tem aquele adaptador de controle de Cube que a Nintendo lançou para os fãs doentes de Smash.
Responder
Victor escreveu: (03-05-2021, 08:44 AM)Tem sim, tem aquele adaptador de controle de Cube que a Nintendo lançou para os fãs doentes de Smash.

E o memory card, cujo tenho meus salvamentos importantes e preciso proceder em alguns jogos... o tal adaptador tem as entradas do memory card?
Responder
T-Rex escreveu: (03-05-2021, 12:16 PM)E o memory card, cujo tenho meus salvamentos importantes e preciso proceder em alguns jogos... o tal adaptador tem as entradas do memory card?
Não roda, mas você pode usar um cartão SD + Nintendont.
Responder
Endless Sadness escreveu: (01-05-2021, 06:53 PM)O Twin Snakes do Cube roda a 60 fps.
O Twin Snakes é um jogo muito mais leve que MGS3. O próprio MGS2, que seria uma comparação mais justa, roda a 60fps no ps2.
Responder
Gray Fox escreveu: (03-05-2021, 01:53 PM)O Twin Snakes é um jogo muito mais leve que MGS3. O próprio MGS2, que seria uma comparação mais justa, roda a 60fps no ps2.

Bem lembrado... o MGS3 ganhou port para 360 e PS3 e rodam o jogo todo praticamente a 60qps, mesmo com algumas partes caindo a uns 45qps. Já o PS2... bem, é sofrido... daí queria saber o pq de ser "pesado" no PS2? É por causa do processamento de vegetação no cenário que faz pesar o jogo?
Responder
MGS3 é bem mais complexo que o 2. Cenários abertos, bastante vegetação, personagens mais detalhados e pans. O 2 é todo cinza, cenários quase sem textura, bem mais simples.
Responder
AvcF escreveu: (30-04-2021, 09:34 PM)

Bom cabelinho de Leon
Responder
T-Rex escreveu: (03-05-2021, 04:14 PM)Bem lembrado... o MGS3 ganhou port para 360 e PS3 e rodam o jogo todo praticamente a 60qps, mesmo com algumas partes caindo a uns 45qps. Já o PS2... bem, é sofrido... daí queria saber o pq de ser "pesado" no PS2? É por causa do processamento de vegetação no cenário que faz pesar o jogo?
Provavelmente.
É muito triangulo pro caminhãozinho do PS2 :3
Responder
wolfwood escreveu: (03-05-2021, 05:36 PM)Bom cabelinho de Leon

Verdade.
Responder
Seraph escreveu: (01-05-2021, 07:17 PM)Boa thumb, jovi. kkkkk  Loles

Responder
Z80a escreveu: (02-05-2021, 04:41 PM)Se roda Wii nativo, roda gamecube nativo em teoria.
Mas na pratica não é bem assim porque o WiiU não tem porta de controle de gamecube ou um drive que consegue tocar mini discos.
O drive do Wii é uma maluquice pra permitir isso acontecer.

Como o drive do Wii funcionava com os games do GameCube?
Responder