Steam Deck: O novo PC portátil da Valve
Gabe Gear. O verdadeiro Switch Pro
Z80a escreveu: (17-07-2021, 02:23 PM)Qualquer steam de linux tem.
Dá inclusive pra usar sem o steam mas com o steam é bem mais facil.

Então seria possível usar pra jogos de gamepass?
É um emulador ou o jogo tem que ter versão compilada?
Responder
InuK9 escreveu: (16-07-2021, 02:44 PM)Quero ver quantos users aqui vao comprar.
Vou aguardar, mas me interessa. Switch me fez perceber que envelhecer me fez gostar mais de portátil do que quando era mais novo. Ainda mais sendo RPG meu estilo de jogo favorito. Acho que tem grandes chances do formato vingar.

Algumas coisas que vão ter que ficar mais claras, por exemplo, o jogo saiu no Steam, vai ficar disponível na mesma hora no Deck? E se não, a própria empresa vai precisar fazer um port ou a Valve vai ajudar nisso?

Outra coisa que me preocupa, razoavelmente, é saber como funcionaria uma atualização de hardware nesses casos.

Steam Machine não deu certo, mas esse tem BEM mais potencial, visto o mercado que o Switch expandiu.
Responder
Chozo Master escreveu: (17-07-2021, 04:16 PM)Então seria possível usar pra jogos de gamepass?
É um emulador ou o jogo tem que ter versão compilada?
Gamepass infelizmente é aquele .net bombado da microsoft então provavelmente nem rola, tem que ser .exe (a não ser que consigam rodar a microsoft store em si no proton/wine :3)

Agora o proton (assim como o Wine do qual ele é baseado) é um rodador de .exes. Não conta como emulador já que nada de hardware é emulado, ele só carrega o programa e "fornece as APIs do Windows" pro programa.
Tem alguma pequena perda de performance no acesso as APIs etc.. mas o código em si roda nativamente.
O proton também usa a tecnologia DXVK que é uma reimplementação do DirectX9/10/11/12 em vulkan, para perder menos performance (e em alguns casos até ganhar) quando o software de windows é escrito usando eles.
Responder
Aproveitando o cenário do Gabe Gear: “Valve do what Nintendon’t” rs
Responder
DrPeri escreveu: (18-07-2021, 10:30 AM)Algumas coisas que vão ter que ficar mais claras, por exemplo, o jogo saiu no Steam, vai ficar disponível na mesma hora no Deck? E se não, a própria empresa vai precisar fazer um port ou a Valve vai ajudar nisso?

Isso é um pc, ninguém vai precisar fazer port do jogo. O que acontece é que a valve usa o proton para adaptar os jogos windows para o linux/steam os.

Aqui dá pra ver quantos jogos da sua biblioteca já são compatíveis com o steamos:

https://www.protondb.com/explore

O maior problema, como a Valve mesmo disse, são jogos online que tem sistema anticheat. Então, por exemplo, Destiny 2, PUBG e Gears 5 ainda não rodam, mas eles estão vendo para resolver isso.
Responder
Nunca entendi essa de jogar jrpg em portátil, são jogos que demandam tempo, então o ideal é jogar de boa na tv, portátil são para partidas rápidas
Responder
Tentei fazer pre order, mas ja tava pra q2 2022.
Se não for pra ter day one nem vale pre order.
Melhorar esperar os reviews.
Responder
Chozo Master escreveu: (18-07-2021, 11:21 AM)Tentei fazer pre order, mas ja tava pra q2 2022.
Se não for pra ter day one nem vale pre order.
Melhorar esperar os reviews.

Faz a pre-order, tem muita gente que teve a data de entrega alterada. Se tiver cancelamentos vc entra na fila.
Responder
Vilela escreveu: (18-07-2021, 11:19 AM)Nunca entendi essa de jogar jrpg em portátil, são jogos que demandam tempo, então o ideal é jogar de boa na tv, portátil são para partidas rápidas
Pra ficar jogando na cama e tal antes de dormir.
FF8 é ótimo pra dar aquele sono :3
Responder
Vilela escreveu: (18-07-2021, 11:19 AM)Nunca entendi essa de jogar jrpg em portátil, são jogos que demandam tempo, então o ideal é jogar de boa na tv, portátil são para partidas rápidas

Justamente por demandar mais tempo, por ser possível jogar em qualquer lugar e parar à hora que quiser, que é perfeito pra jogar em portáteis
Responder
Dehumanizer escreveu: (18-07-2021, 12:41 PM)Justamente por demandar mais tempo, por ser possível jogar em qualquer lugar e parar à hora que quiser, que é perfeito pra jogar em portáteis

estranho
Responder
Eu faço eco ao Dehumanizer. RPG demanda tempo e, mesmo que jogar no sofá e TV seja mais confortável, a disponibilidade do tempo é escassa. Por isso o dispositivo portátil torna-se melhor. E se precisar grindar e farmar, fazer isso em intervalos menores, porém mais frequentes, torna-se menos cansativo. Ao menos pra mim.
Responder
DrPeri escreveu: (18-07-2021, 01:04 PM)Eu faço eco ao Dehumanizer. RPG demanda tempo e, mesmo que jogar no sofá e TV seja mais confortável, a disponibilidade do tempo é escassa. Por isso o dispositivo portátil torna-se melhor. E se precisar grindar e farmar, fazer isso em intervalos menores, porém mais frequentes, torna-se menos cansativo. Ao menos pra mim.

Ou vc pode jogar alguma coisa melhor que jrpg. Fica ai a dica.
Responder
Maedhros escreveu: (18-07-2021, 01:12 PM)Ou vc pode jogar alguma coisa melhor que jrpg. Fica ai a dica.
Não inventaram ainda.
Responder
Maedhros escreveu: (18-07-2021, 01:12 PM)Ou vc pode jogar alguma coisa melhor que jrpg. Fica ai a dica.
O principal usuário do tópico jrpg falando isso... Emotion
Responder
DrPeri escreveu: (18-07-2021, 01:04 PM)Eu faço eco ao Dehumanizer. RPG demanda tempo e, mesmo que jogar no sofá e TV seja mais confortável, a disponibilidade do tempo é escassa. Por isso o dispositivo portátil torna-se melhor. E se precisar grindar e farmar, fazer isso em intervalos menores, porém mais frequentes, torna-se menos cansativo. Ao menos pra mim.

É bem isso. Melhor forma de jogar é jrpg é em portátil.
Responder
Na hora de farmar ou grindar pode ser, porém ver história de rpg segurando um trambolho desses por vários minutos é um saco
Responder
Vilela escreveu: (18-07-2021, 07:08 PM)Na hora de farmar ou grindar pode ser, porém ver história de rpg segurando um trambolho desses por vários minutos é um saco
Não é um trambolho, é só um pouco maior que o Switch e não pesa nem 1kg. Mas tudo muito subjetivo. Eu, particularmente, não me importo. Só apoiar os braços, seja deitado, ou sentado.
Responder
Portátil pra mim é só pra jogo rapido, de "partida" ou visual novels, RPG não presta.
Responder
Parece que muito mais pessoas preferem jrpg em portátil mesmo
Responder