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22-01-2022, 02:12 PM
(Última alteração: 22-01-2022, 02:22 PM por T-Rex.)
Genesis escreveu: (22-01-2022, 11:39 AM)Porque é tão difícil pra Nintendo colocar widescreen nos jogos emulados? O Banjo do Xbox é widescreen. Totalmente desnecessário jogar com aquelas tarjas pretas na tela. Frustrante demais.
Nem todos os jogos são adaptados para 16:9, apenas alguns jogos.
E o motivo disso é que os jogos foram desenvolvidos naquele formato 4:3 e se forçar para 16:9 (sem esticar), vai ter que reprogramar os jogos para que apareça os elementos que ficam "ocultos" nas laterais, pois já vi no youtube que tem gente jogando no inútil emulador que mostra coisas (por exemplo, caixas, carros, personagens) que não aparecem no lado, mas quando está indo dentro da proporção de 4:3 em um formato de falso 16:9, os elementos aparecem.
E também o outro fator é que a interface da tela é projetada para 4:3, daí se forçar um 16:9 nativo, a interface vai ficar esquisita por conta disso, aí tem que refazer/remodelar a interface, veja o exemplo abaixo.
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22-01-2022, 02:39 PM
(Última alteração: 22-01-2022, 03:00 PM por Nickelodeon.)
Genesis escreveu: (22-01-2022, 11:39 AM)Porque é tão difícil pra Nintendo colocar widescreen nos jogos emulados? O Banjo do Xbox é widescreen. Totalmente desnecessário jogar com aquelas tarjas pretas na tela. Frustrante demais.
Porque é só a ROM original emulada.
Nem todo jogo é fácil transformar de 4:3 pra 16:9, tem problemas que acontecem, muitas vezes com os objetos não aparecendo da forma correta, tem vezes que algum asset foi feito pra 4:3 e transformar o jogo em 16:9 seria inventar uma coisa que nunca existiu no jogo original.
Banjo do Xbox funciona porque é basicamente um port com muitas melhorias e que não usa emulador, o do Switch online é só a ROM num emulador, tem a vantagem de autenticidade, jogar o jogo como era em 1998, mas eu prefiro um port/remaster bem feito.
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(Última alteração: 22-01-2022, 03:03 PM por Z80a.)
Nickelodeon escreveu: (22-01-2022, 02:39 PM)Porque é só a ROM original emulada.
Nem todo jogo é fácil transformar de 4:3 pra 16:9, tem problemas que acontecem, muitas vezes com os objetos aparecendo da forma correta, tem vezes que algum asset foi feito pra 4:3 e transformar o jogo em 16:9 seria inventar uma coisa que nunca existiu no jogo original.
Banjo do Xbox funciona porque é basicamente um port com muitas melhorias e que não usa emulador, o do Switch online é só a ROM num emulador, tem a vantagem de autenticidade, jogar o jogo como era em 1998, mas eu prefiro um port/remaster bem feito. No esquema de "autenticidade", eles meio que falham também :3
Tem que rodar o jogo com bilinear de três pontas e anti alias pelo menos
Pra explicar essa coisa direito, PCs modernos etc usam 4 cores da textura pra tirar a media e fazer o borrado:
Mas pra economizar em transistores, o N64 usava só 3 cores, ai ficava um "borrado diagonal" que em alguns casos foi aproveitado para fazer arte:
(já que eu estou roubando imagem de artigo e editando o post, mais uma de perto de exemplo: )
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Já tô jogando Banjo aqui, gostei bastante. Quem teve a oportunidade de joga-lo nos anos 90 é um privilegiado. Jogo legalzinho pacas.
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Z80a escreveu: (22-01-2022, 02:53 PM)No esquema de "autenticidade", eles meio que falham também :3
Tem que rodar o jogo com bilinear de três pontas e anti alias pelo menos
Daí o problema é o emulador porco mesmo.
Mas a ROM é o mesmo jogo do cartucho de 1998 igualzinho, é o emulador que não imita um N64 direito.
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22-01-2022, 03:02 PM
(Última alteração: 22-01-2022, 03:03 PM por Nickelodeon.)
Outra coisa, o povo reclama de barras pretas, mas é a melhor opção que tem.
As duas outras opções são esticar a imagem, ou pior ainda, cortar em cima e em baixo, o que muitas vezes estraga tudo:
A ideia dessa cena é mostrar que as 3 versões da cerveja são a mesma coisa, só muda o nome, mas ao cortar a imagem pra transormar 4:3 em 16:9, a piada foi perdida.
Aceitem logo as barras pretas na esquerda e na direita, não é tão ruim assim.
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Nickelodeon escreveu: (22-01-2022, 03:00 PM)Daí o problema é o emulador porco mesmo.
Mas a ROM é o mesmo jogo do cartucho de 1998 igualzinho, é o emulador que não imita um N64 direito. Yep
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22-01-2022, 03:09 PM
(Última alteração: 22-01-2022, 03:10 PM por Nickelodeon.)
Edinho escreveu: (22-01-2022, 02:57 PM)Já tô jogando Banjo aqui, gostei bastante. Quem teve a oportunidade de joga-lo nos anos 90 é um privilegiado. Jogo legalzinho pacas.
Não joguei isso na época que saiu, mas joguei no emulador há muitos anos atrás, antes de 2008, quando saiu o do 360.
Na época eu tinha achado a continuação melhor que o original, mas sinto que o Banjo-Tooie não envelheceu tão bem quando o primeiro.
O problema do Banjo-Tooie é que é muito enrolado e confuso, praticamente um metroidvania com muito backtracking e interação entre as fases, você precisa constantemente fazer algo em uma fase e terminar na outra, o primeiro jogo não tem tanto backtracking, quase tudo que você precisa fazer quando entra na fase, dá pra fazer sem precisar sair e voltar depois, e fase da fábrica é um exemplo dessa bagunça, só de entrar na fábrica já é estressante e ao entrar fica ainda pior, e pra piorar, o Banjo-Tooie original do N64 tem muito slowdown e queda de frames, apesar do port pra 360 ter alguns problemas, em geral é um port que deixou o original obsoleto.
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Alguma noticia se vai sair versão br do oled?
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22-01-2022, 04:21 PM
(Última alteração: 22-01-2022, 04:30 PM por Nash.)
Nickelodeon escreveu: (22-01-2022, 03:02 PM)Outra coisa, o povo reclama de barras pretas, mas é a melhor opção que tem.
As duas outras opções são esticar a imagem, ou pior ainda, cortar em cima e em baixo, o que muitas vezes estraga tudo:
A ideia dessa cena é mostrar que as 3 versões da cerveja são a mesma coisa, só muda o nome, mas ao cortar a imagem pra transormar 4:3 em 16:9, a piada foi perdida.
Aceitem logo as barras pretas na esquerda e na direita, não é tão ruim assim.
É um emulador, dá para renderizar a parte que falta da imagem. Tem que mexer no culling para não ficar cheio de pop-in, mas é algo que já colocam em emuladores há tempos.
EDIT: Aliás, não sabia, mas dá para forçar widescreen no próprio N64.
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Nash escreveu: (22-01-2022, 04:21 PM)É um emulador, dá para renderizar a parte que falta da imagem. Tem que mexer no culling para não ficar cheio de pop-in, mas é algo que já colocam em emuladores há tempos.
EDIT: Aliás, não sabia, mas dá para forçar widescreen no próprio N64.
É só mexer na matriz de transformação que o widescreen sai em qualquer video game 3D que use matrizes de transformação.
O culling no entretanto é um problema grande porque é o próprio código do jogo decidindo se vai se dar ao trabalho de enviar um modelo 3D pra ser desenhado ou não, e não faz sentido torrar tempo de CPU e GPU transformando vertices que não vão aparecer, então você tem que fazer engenharia reversa no codigo pra achar o ponto onde ele decide se desenha ou não e modificar o codigo.
Eu imagino que a maioria dos jogos deve simplesmente fazer um teste de cone contra bola pra decidir isso, então você tem que achar o tal cone e esticar ele.
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boicote reverso contra a GF
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Ta parecendo Grandia 2
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Essa screenshot aí me lembra é Dark Souls 2.
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Clamper escreveu: (22-01-2022, 06:53 PM)Ta parecendo Grandia 2
GF Deusa demais, a empresa consegue vender até um pote de merda com um selo Pokémon
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Nickelodeon escreveu: (13-01-2022, 03:18 PM)Esse Pokémon tem tudo pra ser um lixo.
Pokémon é a maior franquia de mídia da história, mas ninguém é grande demais para cair, esse aí precisa fracassar pra ser um momento pra Nintendo parar de tratar sua maior franquia com tanto descaso. fracassou
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SeuMadruga escreveu: (22-01-2022, 06:29 PM)
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É sempre assim. Choro pra todo lado, e recordes de vendas.
Quem joga Pokémon tá pouco se lixando pra gráficos e briguinhas de fórum
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As ideias no jogo são otimas, mas a GF simplesmente não tem capacidade tecnica de fazer esse jogo.
Tá na hora de arranjar uma empresa escrava de fazer graficos.
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Chozo Master escreveu: (22-01-2022, 09:14 PM)É sempre assim. Choro pra todo lado, e recordes de vendas.
Quem joga Pokémon tá pouco se lixando pra gráficos e briguinhas de fórum
Vc podia ao menos disfarçar que tá vibrando por um jogo sub Dreamcast vender bem.
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Parece que o choro de Arceus já começou e os reviews ainda nem sairam. Famitsu já disse que é um passo gigantesco pra franquia, quero só ver quando a média do Metacritic sair.
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