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Dehumanizer escreveu: (10-05-2022, 09:38 PM)Que viagem, não existe isso. O que vai ter ter são hardwares que rodam ray tracing mais fácil, não substituição do ray tracing. RT não é um "efeitinho", é um algoritmo de iluminação
RT por hardware é uma busca de linha contra triângulos.
Você guarda os triangulos na memoria numa estrutura de arvore, diz pro hardware no seu codigo de shader "vegeta! me diga logo quais triângulos foram atingidos pela linha AA - BB", e ai o código de shader faz algo com o resultado que foi retornado.
Não tem nada de "algorítimo de luz" ai, é só esse teste.
A forma como usam atualmente é atirar um raio ou mais raios de cada pixel da tela e ir atirando raio de colisão até chegar numa luz e calcular a cor de todo o caminho.
E ai como os raios são atirados de forma aleatória pra gerar luz difusa etc.. você obtêm um resultado bem chiado, e um filtro é aplicado por cima pra tirar o chiado.
É um bruteforce da porra.

Mas por exemplo, você pode atirar raios sem aleatorio nenhum, e obter uma sombra super dura que nem a do doom III, e ai passar um filtro de post processing que faz parecer a sombra suave.
RT pra mim, foi uma das novidades mais merda dos últimos tempos... Não vale a pena a perca de performance por causa dele...
Dragoon escreveu: (11-05-2022, 07:15 AM)RT pra mim, foi uma das novidades mais merda dos últimos tempos... Não vale a pena a perca de performance por causa dele...
É e não é. DLSS foi a melhor adição, problema do Ray Tracing foi ele não ter vindo acessível, mas quando qualquer GPU ter decência de rodar ao menos nos 60 frames e sem sacrifíciar gráficos, todo mundo vai querer usar.
Pixel shader era lixo também quando saiu
Só oferecia aguinha pesada e mais nada
Z80a escreveu: (11-05-2022, 10:41 AM)Pixel shader era lixo também quando saiu
Só oferecia aguinha pesada e mais nada
PhysX era só chutar papel
Rodrigo Rey escreveu: (11-05-2022, 10:44 AM)PhysX era só chutar papel
Tinha o paninho também
Mas meu ponto em geral é que em coisa programável, não é obrigatório ser evoluir o hardware pra melhorar o software
Técnicas de programação não ligam prós seus sentimentos ou achismos.
Elas simplesmente são inventadas e fazem o que fazem
Dragoon escreveu: (11-05-2022, 07:15 AM)RT pra mim, foi uma das novidades mais merda dos últimos tempos... Não vale a pena a perca de performance por causa dele...

Pior que mesmo sem RT os consoles não aguentam. Horizon não tem RT e roda a 30fps.
Chozo Master escreveu: (11-05-2022, 12:51 PM)Pior que mesmo sem RT os consoles não aguentam. Horizon não tem RT e roda a 30fps.
Nas técnicas atuais de brute force não mesmo.
Mas vai ter coisa a 60 com RT mais pra frente.
Z80a escreveu: (10-05-2022, 10:59 PM)RT por hardware é uma busca de linha contra triângulos.
Você guarda os triangulos na memoria numa estrutura de arvore, diz pro hardware no seu codigo de shader "vegeta! me diga logo quais triângulos foram atingidos pela linha AA - BB", e ai o código de shader faz algo com o resultado que foi retornado.
Não tem nada de "algorítimo de luz" ai, é só esse teste.
A forma como usam atualmente é atirar um raio ou mais raios de cada pixel da tela e ir atirando raio de colisão até chegar numa luz e calcular a cor de todo o caminho.
E ai como os raios são atirados de forma aleatória pra gerar luz difusa etc.. você obtêm um resultado bem chiado, e um filtro é aplicado por cima pra tirar o chiado.
É um bruteforce da porra.

Mas por exemplo, você pode atirar raios sem aleatorio nenhum, e obter uma sombra super dura que nem a do doom III, e ai passar um filtro de post processing que faz parecer a sombra suave.

Se a busca é por realismo, duvido que esse tipo de gambiarra vai funcionar, até pq sombra vai muito além de contorno definido ou suave.

A própria Epic destacou naquela apresentação inicial da UE5 como é importante para assets de alta qualidade terem sombras que destaquem cada pequeno detalhe da superfície deles.

Agora para objetos distantes e para consoles bem mais fracos como um Switch 2, aí pode ser uma boa msm.
Nash escreveu: (11-05-2022, 07:17 PM)Se a busca é por realismo, duvido que esse tipo de gambiarra vai funcionar, até pq sombra vai muito além de contorno definido ou suave.

A própria Epic destacou naquela apresentação inicial da UE5 como é importante para assets de alta qualidade terem sombras que destaquem cada pequeno detalhe da superfície deles.

Agora para objetos distantes e para consoles bem mais fracos como um Switch 2, aí pode ser uma boa msm.
De verdade eu não sei te dizer exatamente o que vai rolar, mas assumir que você já viu tudo de uma coisinha tão util quanto uma função de busca por triangulo é insanamente tapado.
É o mesmo que olhar pra isso:
[Imagem: jQfJfUD.jpg]
E dizer "yep! já vi tudo que pixel shader pode fazer"
Starfield adiado pra 2023

Bom ano pro Xbox
mesmo se sair em 2025 ainda vai ter mais bugs de cyberpunk
acabado escreveu: (12-05-2022, 09:56 AM)Starfield adiado pra 2023

Bom ano pro Xbox
Foda que em mais de dois anos de console, o único exclusivo que presta é jogo arcade de corrida.

Facilmente a plataforma com piores exclusivos nos primeiros anos que já tive.
Adiado 6 meses (pro Redfall 1 ano)

Com certeza terá gameplay mês que vem pra justificar o adiamento... Queria ver mesmo é o Fable da Playground
Light Blade escreveu: (12-05-2022, 10:12 AM)Adiado 6 meses (pro Redfall 1 ano)

Com certeza terá gameplay mês que vem pra justificar o adiamento... Queria ver mesmo é o Fable da Playground
esse fable não deve ter nem aqueles bonecos sem texturas para testes internos ainda
Ué mas o choro master garantiu que era a melhor plataforma.
Hayabasa escreveu: (12-05-2022, 10:44 AM)Ué mas o choro master garantiu que era a melhor plataforma.

É a melhor plataforma com Game Pass. O resto é choro.
Meio complicado gastar bilhões com dois conglomerados colossais e não lançar nada deles nesse ano
Rodrigo Rey escreveu: (12-05-2022, 10:52 AM)Meio complicado gastar bilhões com dois conglomerados colossais e não lançar nada deles nesse ano

A compra da Activision não está concluída ainda, quando concluirem vem chuva de jogos no Game Pass.
viceprince escreveu: (12-05-2022, 10:06 AM)Foda que em mais de dois anos de console, o único exclusivo que presta é jogo arcade de corrida.

Facilmente a plataforma com piores exclusivos nos primeiros anos que já tive.

E o PS5 tem algum exclusivo bom?
Tem alguma coisa pra sair esse ano?