Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
Nash escreveu: (24-04-2023, 05:28 PM)Roda a maioria de boa sim, fora muitos emuladores, mas jogos mais novos já sofrem para rodar.

Jogos UE5 então, que vão ser frequentes daqui para frente, pode esquecer, mas se o pensamento for em backlog, jogos indies e os mais leves que ainda saírem, aí sem problemas.
aí broxa, a intenção era substituir o PC gamer
Responder
Nash escreveu: (24-04-2023, 06:03 PM)Segundo a Valve, só quando tiver um salto significativo de performance e tal.

De qualquer forma aquele portátil da Asus tá bem interessante em specs e ainda vai vir com tela de 1080p, 120hz e vrr.
O foda é que um dos pontos mais legais do Deck é ter a Valve fazendo o OS sob medida.

Esse da Asus tá morto vai ser 999 ou mais... portátil só tem o steam deck mesmo é ele é muito melhor que o switch, sem comparação, inclusive o switch 2 não deve ser muito melhor que o steam deck.

Bio escreveu: (24-04-2023, 06:16 PM)aí broxa, a intenção era substituir o PC gamer

Apaga o fogo no tabo amiibo.

Steam deck é complemento do PC.
Responder
Bio escreveu: (24-04-2023, 06:16 PM)aí broxa, a intenção era substituir o PC gamer

Hoje deve ter só uma meia dúzia que não rodam bem nem se colocar no mínimo, então ainda é uma boa compra, mas só ver os requerimentos daquele jogo da EA feião de magia lá que nem sei o nome, para ver que o negócio daqui para frente vai ser tensoles.

Usuário de PC está começando a sentir a "mudança de geração" só agora e um aparelho mais fraco como o Deck vai sofrer dobrado.

Mas o lance é ver o que vc pretende jogar por agora e num futuro próximo. O que for cross gen tende a rodar de boa e exclusivo de PS5/XSX aí danou-se.

Hayabasa escreveu: (24-04-2023, 06:22 PM)Esse da Asus tá morto vai ser 999 ou mais... portátil só tem o steam deck mesmo é ele é muito melhor que o switch, sem comparação, inclusive o switch 2 não deve ser muito melhor que o steam deck.

Tem que pagar pela felicidade.
Responder
Assim, depende do que você gosta de jogar.
Meu PC é basicamente um steam deck piorado, e eu tenho uma pilha gigantesca de jogos pra jogar nele :3
Responder
Complicado investir num aparelho com hw fechado qdo a principal vantagem de um PC gamer é justamente poder customiza-lo com upgrades.
Responder
Não é muito diferente de um notebook, um mac ou algo tipo.

Eu até gostaria de ver uns desktops com SoC bem parrudo e a AMD tem totais condições de criar algo assim, especialmente agora que estão começando a lançar chiplets.
Responder
Steam deck, pra mim, seria um indie machine + jogo antigos. Claro que experimentaria com os AAA, se desse, mas jogar de fato, acho que não jogaria. Seria tipo, pra jogar um Dredge, Hades, ou alguma velharia. Revisitar alguns jogos de PS4/Xbone e 360/PS3 seria mara. Fora que daria pra usar como streaming do PC. Acho que xcloud e gfnow funfam também, não?

Nash escreveu: (23-04-2023, 11:24 PM)Rapai, tá caro ainda, o cache aumenta muito o valor da cpu.  Hum

Para o meu caso, acho que valeria bem mais partir para um 7600X logo, já que teria que trocar tudo msm e já pegava placa AM5.
Para quem já tem AM4 aí já é o caminho.

Não vale mesmo. Acho que no teu caso, eu recomendaria é ir de Intel. Um 13600K + B660 bacanuda + DDR4 bolada, tipo 4000 C16-17 que tava vendendo no Ali. Mobo DDR5 por aqui acho que tá caro, e no Ali só tem as DDR4 eu acho. Fora as memos. Aqui tá o olho da cara, e as de lá, não sei como estão na questão estabilidade. Pra intel, pegaria no mínimo uma 5600 C36-40.
Responder
Eu devo ir empurrando com a barriga ainda por um tempo, é bom ver como essas cpus ainda vão se sair com UE5 primeiro e o mesmo vale para GPU.

O foda de Intel que essa praga troca de chipset como se fosse de roupa.
Se pelo menos desse para saber que daqui 4-5 anos vc pode dar um belo upgrade só trocando por uma cpu mais nova seria ótimo.
Responder
Eu vou esperar umas 2 ou 3 gerações de placa mesmo, isso dá uns 6 anos?
Responder
Do jeito que tudo é GPU bound, nem sei se upgrade de CPU faria diferença aqui.
Aliás, como é que se nota que a CPU tá limitando algo? Por % de utilização?
Responder
Chozo Master escreveu: (25-04-2023, 09:03 AM)Do jeito que tudo é GPU bound, nem sei se upgrade de CPU faria diferença aqui.
baixa % de uso e entrega de performance abaixo da média (por exemplo, usando 10% da sua CPU e o jogo dando Stuttering ou ficando abaixo dos 60fps)... Mas isso é uma conta mais complexa (soma do poder de fogo de todos os componentes), vai de jogo pra jogo / software pra software, depende do que você quer fazer, tem que ver o que pede.
Responder
Pior que tem uns jogos CPU bound, e é a pior coisa, pois dá stuttering no máximo ou mínimo Crylol
Responder
Mas stuttering e performance baixa tb é causado por GPU (principalmente textura com pouca VRAM).
Como saber se vai ter um ganho de performance com upgrade de CPU?
Responder
Orelha1 escreveu: (24-04-2023, 10:28 PM)Steam deck, pra mim, seria um indie machine + jogo antigos. Claro que experimentaria com os AAA, se desse, mas jogar de fato, acho que não jogaria. Seria tipo, pra jogar um Dredge, Hades, ou alguma velharia. Revisitar alguns jogos de PS4/Xbone e 360/PS3 seria mara. Fora que daria pra usar como streaming do PC. Acho que xcloud e gfnow funfam também, não?
pagar 4k pra jogar jogo velho e indie é de foder
Responder
Saitou escreveu: (25-04-2023, 07:08 AM)Eu vou esperar umas 2 ou 3 gerações de placa mesmo, isso dá uns 6 anos?

Normalmente o ciclo são 2 anos mesmo, mas às vezes, pode chegar 2 anos e meio, ou um pouco mais. Até chegar a série 6000, tua 3070 vai ter virado peso de papel quase, ao menos pra jogar no nível que tu joga agora.

Chozo Master escreveu: (25-04-2023, 09:03 AM)Do jeito que tudo é GPU bound, nem sei se upgrade de CPU faria diferença aqui.

Sim, usa algum ferramenta tipo afterburner + rtss pra checar o uso de CPU. Hoje em dia, com CPUs usando trocentos cores, é raro elas serem usadas 100% em todos os cores e threads, mas quando isso acontecia nas minhas CPUs antigas, a sensação de stutter de CPU arregando é pior que a de GPU. No i5 quad core, por exemplo, o dualshock chegava a parar de responder, pq ele era emulado, e o serviço não tinha prioridade (resolvia aumentando a prioridade dele).Quando tu tá 100% GPU bound, sem contar stutter por causa de vram, a sensação do drop de FPS é "melhor".

Saitou escreveu: (25-04-2023, 09:31 AM)Pior que tem uns jogos CPU bound, e é a pior coisa, pois dá stuttering no máximo ou mínimo Crylol

É muito ruim. E também é mais chato pra resolver. Normalmente com GPU, tu pode tacar no low, inclusive texturas, e pode voltar a fluir. Com a CPU, se baixar as opções de level of detail ou alguma outra similar, que pese na CPU, não for o suficiente, vai ficar com o gargalo lá.

Chozo Master escreveu: (25-04-2023, 10:46 AM)Mas stuttering e performance baixa tb é causado por GPU (principalmente textura com pouca VRAM).
Como saber se vai ter um ganho de performance com upgrade de CPU?

Aí tu vai ter que pesquisar sobre né, pq cada jogo age diferente. Ainda hoje, a gente tem muito jogos single thread, ou os que gostam mais de 3D cache. Os vídeo de versus do Hardware Unboxed são muito bons pra isso, pq eles tem dados de CPUs mais antigas.

Bio escreveu: (25-04-2023, 10:49 AM)pagar 4k pra jogar jogo velho e indie é de foder

É o preço né. 500 dóla lá fora vira 4k aqui em praticamente tudo. De certa forma, é ainda pior pros aya neo ou gpu win da vida, pq eles são mais premium e custam 700-1000 dóla. É um bagulho de nicho.

O steam deck também saiu numa época de transição da gen. Daqui pra frente, vai ficar cada vez mais tenso rodar AAA nele.
Responder
Bio escreveu: (25-04-2023, 10:49 AM)pagar 4k pra jogar jogo velho e indie é de foder

Tá pagando pela portabilidade
Responder
Dehumanizer escreveu: (25-04-2023, 02:42 PM)Tá pagando pela portabilidade

Tem que pagar pela felicidade
Responder
Dehumanizer escreveu: (25-04-2023, 02:42 PM)Tá pagando pela portabilidade
paguei 2k no switch chorando, pra rodar a mesma coisa
Responder
Saitou escreveu: (25-04-2023, 09:31 AM)Pior que tem uns jogos CPU bound, e é a pior coisa, pois dá stuttering no máximo ou mínimo Crylol

Otimização manda muito nesse quesito.
Minha build é um Ryzen 7 5700x com RTX 3060 ti e 32GB RAM 3200mhz, mesmo assim muito jogo da Stuttering e FPS drop (Sea of Thieves é um deles, não mantém os 144 nem que a porra). Mas não sou mongolóide e não vou deixar de jogar por isso, mas que é um caralho, é.

Fun fact: usei por 8 meses um monitor AOC Hero de 27 polegadas 144hz 1ms, paguei R$ 1280 numa promo... Ele começou a parar de funcionar nas frequências 120 e 144, levei na assistência e me ofereceram um novo ou reembolso, como eu já tinha comprado outro (LG Ultra Gear de 27, mesmas configs mas LG) e solicitei reembolso. Acho que por lei eles tem de reembolsar o valor de tabela atual e vão me mandar R$ 1600 + Lol stonks demais
Responder
Ponto positivo pra AOC, então. Muita marca tentaria te enrolar ao invés de reembolsar.
Responder