Oficial Central dos JRPGs XIII
talvez o verdadeiro rpg sejam os amigos que fazemos pelo caminho
HeRinger escreveu: (28-05-2023, 02:22 PM)A linha que define o que é um RPG ficou bem embaçada atualmente, ao ponto de que o termo ficou quase irrelevante.

Final Fantasy atualmente só é RPG no sentido mais abrangente do termo.

Isso nem me importa muito, ainda acho que o XVI vai ser foda, até fiz pré order.

Bem por aí merm. O povo já argumenta há muito tempo que JRPG tb nem é "RPG de verdade" há muito tempo, já que vc não cria um personagem e interpreta um papel né, com decisões em história e tal. Aí agora todo jogo tem skill tree e equipamento que aumenta um level ultra artifical do personagem.
JRPG é uma idéia
wolfwood escreveu: (28-05-2023, 02:30 PM)JRPG é uma idéia

É um sentimento.
abri minha versão em pdf desse livro aqui e não tem final fantasy 16 nele, então não é rpg, tem o 7, o e 9 eu acho

[Imagem: DSCF7972_1200x800.jpg?v=1652877513]
Vcs falam de ser JRPG como se fosse um elogio
Nem o MMO FFXIV eu não considero mais um RPG de verdade sinceramente. E não, não é por ser MMO.

Tirando o sistema de lv e equipamentos (que possuem uma progressão linear e e sem graça diga-se de passagem) não passa de um action de tab target.

Não há variação de build ou de skills em nenhuma classe, todo monk vai jogar da mesma forma, fazer as mesmas rotações os stats só estão ali pra enfeitar pq no final fica todo mundo com os mesmos equipamentos, sem variação sem nada. E na história vc tem escolhas de diálogos que mudam respostas dos NPCs ou até mesmo cutscenes inteiras em raras ocasiões, mas não é tão frequente e é só isso mesmo.

Provavelmente depois desse ultimo patch, eu vou parar de jogar, não pretendo continuar na expansão. A história do jogo basicamente acabou e é tudo filler agora enquanto o gameplay é mais do mesmo.

Pra dizer que n é de todo ruim, gostei bastante da música na raid dessa expansão. Não chega a ser tão boa quanto Alexander mas é top tier.





chega inuk9
Eu acredito q boa parte dos jogos é um híbrido de dois ou mais estilos, e isso não é de hoje. No PS1 já tínhamos Parasite Eve, q misturava TPS, survival horror e RPG no 2. God of War mistura hack'n'slash com platforming e uma evolução básica de RPG.

Acho q o ponto é o enfoque do game, ou seja, aquilo q mais prevalece dentre as características do jogo. E JRPG não é um estilo q pretende ser um D & D, ele pode ter surgido originalmente disso, mas já se afastou há décadas desse estilo.

Mais importante do q isso é a identidade q o jogo tem como franquia. Se simplesmente tirarem tudo o q define um Final Fantasy, qual o sentido? Pois a fanbase busca o jogo baseado em experiências prévias q teve com a série. Se for algo completamente desassociado do q foi, a chance de alienar muitos fãs é grande.

Isso tem uma importância óbvia. Imaginem se um dia resolvessem transformar Zelda em um clone de Mario, os fãs iam curtir? Ou Souls num clone de Metal Gear? Não tem sentido, pessoas gostam de determinados jogos por conta das características q esses jogos já demonstraram ter. Por mais q possa mudar algumas coisas, existe um core q precisa estar lá.
Vilela escreveu: (28-05-2023, 03:21 PM)chega inuk9

eu cheguei já, não precisa me chamar de novo.
Wander escreveu: (28-05-2023, 03:22 PM)Mais importante do q isso é a identidade q o jogo tem como franquia. Se simplesmente tirarem tudo o q define um Final Fantasy, qual o sentido? Pois a fanbase busca o jogo baseado em experiências prévias q teve com a série. Se for algo completamente desassociado do q foi, a chance de alienar muitos fãs é grande.

Isso eu concordo plenamente. E Final Fantasy 16 está muito longe de tirar tudo que define um FF.
Light Blade escreveu: (28-05-2023, 11:56 AM)Sim, e nos casos do X e XII é somente pra fast travel xD Não ligaria se colocassem isso no XVI também, põe um airship igual ao do VI (o que mais se parece ao estilo medieval) e gg

Até a jogatina de Nostalgia ajudou a lembrar desse aspecto

Anyway, Trails me deixou mal acostumado com fast travel, dá pra ir pra todo canto (literalmente) no CSIV com 2 cliques
Até estranho jogo que não dá pra fazer fast travel dentro da cidade Emotion
Tiops escreveu: (28-05-2023, 03:29 PM)Isso eu concordo plenamente. E Final Fantasy 16 está muito longe de tirar tudo que define um FF.

Só pra esclarecer, não tô hateando o jogo, na verdade eu tenho muita vontade de jogar o XVI tbm. E tbm não acho q o jogo foge de tudo q um FF é. Só acho "perigosa" pra série essa ideia de tirar uma coisa importante aqui, outra ali. Tipo, no XVI tiram airship, aí no XVII tiram os moogles, no XVIII tiram o Cid, e por aí vai. Daqui a pouco não sobra nada.
Wander escreveu: (28-05-2023, 03:33 PM)Só pra esclarecer, não tô hateando o jogo, na verdade eu tenho muita vontade de jogar o XVI tbm. E tbm não acho q o jogo foge de tudo q um FF é. Só acho "perigosa" pra série essa ideia de tirar uma coisa importante aqui, outra ali. Tipo, no XVI tiram airship, aí no XVII tiram os moogles, no XVIII tiram o Cid, e por aí vai. Daqui a pouco não sobra nada.

Pode ser um problema sim se decidirem tirarem muitos elementos mesmo e descaracterizar a série. Mas felizmente, apesar de não podermos viajar de airship por aí (não que elas não existam no mundo do jogo tb), ainda é um mundo com base nos cristais (que inclusive eram MUITO mais core da série do que qualquer outra coisa até o FF6), cheio dos inimigos e criaturas que conhecemos.

Eu só tenho a impressão que essa discussão não existiria se fosse um RPG por turnos.
Tiops escreveu: (28-05-2023, 01:14 PM)Não né, DMC não tem level, atributos, equipamentos e acessórios, um foco em história /narrativa, quests, etc. Pra mim a presença disso é que definia que um jogo de ação fosse um action RPG, e não simplesmente action. Pra mim era consenso que Kingdom Hearts é um RPG, pq o FFXVI não seria?

Uma coisa que deixa tudo mais confuso é que os joguinhos hoje ficam enfiando os chamados "elementos de RPG" em tudo.

Eu acho que uma coisa confusa pra mim é que muito jogo está colocando elementos de RPG neles. Dois exemplos que você citou, o único que tem isso são os GoWs novos, e as configurações de equipamentos do jogo são sim elementos tradicionalmente de um RPG, mas que no fim são um ponto muito pequeno no todo do jogo pra poder considerar ele um RPG mesmo.
Mas se GOW 2018 não é RPG, não vejo nada em FFXVI que faça dele RPG em comparação.

Equipamentos, acessórios, level, atributos, tá tudo lá. GOW Ragnarok tem até build de poison, coisa que FFXVI não vai ter porque não existe dano elemental ou mágico. Não tem foco em história maior que hold forward to cry, sidequest tem uma porrada, e algumas bem boas, inclusive.

Kingdom Hearts é action mas é literalmente "menu-based", não tem nem onde ter dúvida disso.

Talvez o jogo full de FFXVI seja mais pesado no RPG que o que mostraram até agora, mas visto que na PAX eles falaram que em Abril iam mostrar a parte RPG da coisa, acho que não.
Tiops escreveu: (28-05-2023, 02:06 PM)Mas meu ponto é que se Final Fantasy Tactics na verdade fosse chamado Final Fantasy 8 eu não estaria chorando. Continuaria sendo um jogaço, um dos melhores da série toda, e o mundo do jogo é obviamente o de um FF. Assim como o 16 APARENTA ser.
Também não me incomodo dele ser um FF mainline, mas é bem comparável à mudança de RE4 ou RE7 pra mim. Ou GOW 2018. Todos esses têm gente que não gostou e sente falta do estilo anterior.

HeRinger escreveu: (28-05-2023, 02:22 PM)A linha que define o que é um RPG ficou bem embaçada atualmente, ao ponto de que o termo ficou quase irrelevante.

Final Fantasy atualmente só é RPG no sentido mais abrangente do termo.

Isso nem me importa muito, ainda acho que o XVI vai ser foda, até fiz pré order.
Sim, eu até gosto mais de jogo de ação que de RPG de forma geral, não digo como demérito, mas também não é de se surpreender de que tenha gente que não gostou, não é só frescura de saudosista, tem gente que não gosta de jogo de ação ué.
Wander escreveu: (28-05-2023, 03:22 PM)Imaginem se um dia resolvessem transformar Zelda em um clone de Mario, os fãs iam curtir?
[Imagem: VPkR6d5.png]
Tiops escreveu: (28-05-2023, 03:39 PM)Pode ser um problema sim se decidirem tirarem muitos elementos mesmo e descaracterizar a série. Mas felizmente, apesar de não podermos viajar de airship por aí (não que elas não existam no mundo do jogo tb), ainda é um mundo com base nos cristais (que inclusive eram MUITO mais core da série do que qualquer outra coisa até o FF6), cheio dos inimigos e criaturas que conhecemos.

Eu só tenho a impressão que essa discussão não existiria se fosse um RPG por turnos.
"Essa discussão não existiria se o jogo não tivesse passado pela mudança de gênero mais radical da história dos jogos mainline da franquia"

A própria questão dos cristais é usada de forma metafórica pra marcar o distanciamento da tradição, a tagline do jogo é justamente "The legacy of the crystals has shaped our history for long enough" Lol
Gbraga escreveu: (28-05-2023, 04:08 PM)

Mas se é Zelda o Chozo e o Inuk ficam como?

"VÃO COPIAR O ZELDA LULLLLLLL"
[Imagem: batchest-jhnnycrwsh.gif]