Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
Era o que eu estava tentando fazer, mas o site da Gigabyte só leva a bios incompatíveis, mesmo com o mesmo nome da placa e tudo, mas aí eu vi que dava para dar update pelo Gigabyte App Center e consegui.

Anyway, deu na mesma. Pq diabos colocam essa merda se não funciona. Baby
Mobo também tem nenhum present além do XMP, o jeito vai ser personalizar isso msm.
Responder
Nenhuma opção de preset setado já da mobo não? Oxe, é raro até as mais pé de chinelo não terem.

É, eu falei na época né, mas o bom de ter 6400 xmp é que 6000 funfa de boa. Bota 6000, acho que é 1.35v o padrão, e deixa tudo stock pra ver o que vai dar nos timmings primeiro. Se ficar ok, larga do jeito que tá. Contanto que os timmings fiquem no nível do xmp de 6400, tá de boa.
Responder
Veja se em settings> AMD CBS não tem nada de interessante.
Responder
Fuçando na BIOS aparece um perfil JEDEC, mas é para 5600mhz e dá na msm.
Anyway, copiei o perfil de XPM3 da Lexus (34-38-38-76) de 6000mhz e por enquanto parece que está normal, 6400mhz nem arrisquei.
Responder
Lexus? Que diabo é isso?
Responder
Orelha1 escreveu: (08-08-2023, 12:41 AM)Lexus? Que diabo é isso?

Ops! Lexar.

https://www.lexar.com/product/lexar-ares...op-memory/

O XPM3 dela seria esse:

CL32-38-38-76

Tem ideia de que voltagem colocar? Ou deixa no auto mesmo?
Responder
Auto te deu quanto? 1.35? Olha na mobo, ou baixa o zen timings

https://zentimings.protonrom.com/

Dá pra ver os timmings todos aí, mas nem sempre tem os sensores pra outras paradas.

Ou entra no hwinfo, vai na placa mãe, e tenta ver alguma tensão que seja 1.35 ou 1.40, talvez nomeado de VIN4, DIMM, VCCP.

Certeza que esse é o teu modelo?

CL32-38-38-76

Voltage

1.4V

Faz o que eu falei se der algum errado, só bota 6000 e 1.35v e veja no que dá. Se der errado, mantém 6000 e bota 1.4v.

Recomendo usar o taiphoon burner pra ver qual exatamente é o modelo da memória, pra ter uma ideia do que ela faz. No mínimo dê uma olhada no cpu z na aba de memória pra ver o fabricante.
Responder
É, tá em 1.1v a 6000mhz, mas não sei se está estável, tenho que rodar um teste de estresse para memória, mas já é um avanço já que XPM dava tela azul assim que tentava entrar no Windows.

Memória SK Hynix.

EDIT: Yep! 1.1 é muito baixo, passei para 1.3.

EDTI2: 1.3 segura de boa, aparentemente. Depois faço mais testes.
Responder
Eu não sei qual é o padrão pra DDR5, mas 1.35 é o que tu sempre vai ter em DDR4, a não ser que seja uma b-die com clock alto e latência baixa.

Se quiser futucar melhor depois, não sei se olhou no taiphoon, mas ele deve te dar o part number, aí tu joga no goole + reddit, e deve achar post ou vídeos sobre OC nesses modelos.
Responder
E aí, tudo suave Nash?

Eu tava vendo alguém falando sobre o reembolso de produtos quando eles voltam pra China, e ele tava dizendo que assim que o rastreio deu que tá voltando, poderia pedir já.
Responder
Orelha1 escreveu: (08-08-2023, 07:47 PM)E aí, tudo suave Nash?

Eu tava vendo alguém falando sobre o reembolso de produtos quando eles voltam pra China, e ele tava dizendo que assim que o rastreio deu que tá voltando, poderia pedir já.

De boa, única coisa que tá me incomodando é essa placa mATX no gabinete para placa ATX. widow
Jogos rodando bem, emulação deu uma melhorada também, ontem o TLoU tava rodando lisinho, lisinho até que eu acho que estourou a RAM e virou powerpoint.

E eu até vi isso, mas vai ter que mandar prova, capaz que aguardar resposta do vendedor e contar com a boa vontade do Aliexpress. Se aguardar o prazo de entrega estourar (faltam uns 20 dias) acredito que não precisa mandar nada.
Responder
Melhor deixar quieto mesmo. E a GPU, vai manter?
Responder
Vou nada. Única placa que eu me interessei nessa gen é na 4090, mas sem condições.
Quem sabe na série 5000 o upgrade seja mais generoso, pois dessa gen foi palhaçada.
Responder
More milão e manda pro Paulo Gomes botar 16Gb Shifty
Responder
Nash escreveu: (08-08-2023, 09:42 PM)Vou nada. Única placa que eu me interessei nessa gen é na 4090, mas sem condições.
Quem sabe na série 5000 o upgrade seja mais generoso, pois dessa gen foi palhaçada.
Esqueça NVadia, ela deixou bem claro essa semana que não quer saber dos gamers, que seu foco agora será nas IAs, que não reduzirá preço de nada e só com a grana de entusiastas trouxas ela já dá por satisfeita.

Sim, ela pensa assim agora e realmente disse isso, óbvio que não com essas palavras. Depois de ganhar horrores com mineração e vendo as ações dispararem por causa das IAs, ela definitivamente ligou o foda-se para os gamers.

É torcer para a Intel melhorar, já que a AMD se provou incompetente demais para aproveitar esses momentos.
Responder
Orelha1 escreveu: (08-08-2023, 11:21 PM)More milão e manda pro Paulo Gomes botar 16Gb Shifty

Rapai, se não fosse tão caro acho que até arriscava.
8GB é uma bosta.

Brain escreveu: (09-08-2023, 10:12 AM)Esqueça NVadia, ela deixou bem claro essa semana que não quer saber dos gamers, que seu foco agora será nas IAs, que não reduzirá preço de nada e só com a grana de entusiastas trouxas ela já dá por satisfeita.

Sim, ela pensa assim agora e realmente disse isso, óbvio que não com essas palavras. Depois de ganhar horrores com mineração e vendo as ações dispararem por causa das IAs, ela definitivamente ligou o foda-se para os gamers.

É torcer para a Intel melhorar, já que a AMD se provou incompetente demais para aproveitar esses momentos.

Intel. Loles
Essa aí passou gerações e gerações relançando a mesma merda, até que tomou voadora da AMD para acordar para vida.

Nvadia é muito mercenária, mas ainda prefiro mil vezes as placas dela e escolho fácil. Troco nhaum.
Responder
Rapai, a mão tá coçando agora

Avaliem esse placa, plz

https://www.terabyteshop.com.br/produto/...ssfire-am4
Responder
Placa bonita, deve aguentar bem até um 5800X3d, mas é uma B450, ou seja, só tem suporte a pcie 3.0 (o que não fará lá muita diferença para a grande maioria das vgas). Suporte a wifi e lan também é inferior ao de uma B550.
Para colocar um Ryzen 5000 vai ter que atualizar a bios.

O que tem que ver é se não tem uma placa B550 de valor parecido (vi que tem uns modelos simplões nessa faixa de preço) e se são opções melhores ou não.

Tá pensando em pegar que processador junto?
Responder
Nash escreveu: (09-08-2023, 03:49 PM)Placa bonita, deve aguentar bem até um 5800X3d, mas é uma B450, ou seja, só tem suporte a pcie 3.0 (o que não fará lá muita diferença para a grande maioria das vgas). Suporte a wifi e lan também é inferior ao de uma B550.
Para colocar um Ryzen 5000 vai ter que atualizar a bios.

O que tem que ver é se não tem uma placa B550 de valor parecido (vi que tem uns modelos simplões nessa faixa de preço) e se são opções melhores ou não.

Tá pensando em pegar que processador junto?
Hummmm

Processador vai ser o 5600G mesmo, devo pegar até a BF

Darei uma olhada pra ver como rola o update da bios
Responder
Asus costuma fazer update com pendrive espetado no USB.
Responder