Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
Chozo Master escreveu: (03-10-2023, 09:13 AM)Parabéns pela aquisição.
É founders edition?
Aqui no BR não chega isso não.
É a Asus dual.
Responder
Kakashisan escreveu: (03-10-2023, 08:08 AM)Ontem fiz um pequeno oc no 5600. Aumentei em 200mhz para ficar igual o 5600x.
Estabilizou com vcore1.22. Triste não ter conseguido baixar mais o vcore.

Ontem tbm chegou a 4070.
Bateu um medinho qnd liguei no Pc, pq o logo não acendeu. Lol
Tudo tem rgb que é até estranho qnd não tem.  Emotion

Faz OC não fera. Tua mobo deve ter uma feature chamada AMD Overclocking. Lá dentro deve ter as features de PBO, curve optimizer e tal. O PBO tu bota +200, vai dar esses mesmos 4650 mhz, aí no curve optimizer, escolhe a curva negativa e coloca -15, isso já é tipo um undervolt (pode tentar -20, -25 ou até -30, depende da CPU se vai tankar. Aqui ele estabiliza em 4650 com 1.13-1.14 estourando, isso nos testes mais estressantes pra CPU, que fazem uso de avx e tal, o all core clock fica nos 4440-4500, sendo que qualquer outro programa que estresse mais a cpu, vai ficar nos 4650.

Se for pra fazer OC, já escancaria logo e tentaria 4.7 ou 4.8, que aí ao menos estaria longe do PBO, que é fácil e praticamente free real state.

Lembrando que, pra ver o vcore real que tá puxando, recomendo usar o hwinfo, e na aba "enhanced" da CPU, checar o sensor "core voltage (SVI2TFN). Não confie em nenhum outro pra ryzen. Digo isso pq é comum você selecionar 1.25 na mobo, mas a cpu na real puxar 1.15 ou algo assim, chama vdroop e eu não sei explicar muito bem. A opção de load line calibration ajuda com isso (calibar o vcore setado com o que você recebe realmente).
Responder
Que dúvida tensa, pegar um SSD de 512GB com dissipador ou pegar um de 1TB sem

Orçamento é 300, mais que isso dá não

Faz mesmo MUITA diferença? Senão cato o de 1TB de uma vez
Responder
Dá para pegar dissipador depois, mas volta e meia já vem na própria mobo também, a sua não tem?
Eu pegaria o de 1TB msm.
Responder
Nash escreveu: (03-10-2023, 10:49 PM)Dá para pegar dissipador depois, mas volta e meia já vem na própria mobo também, a sua não tem?
Eu pegaria o de 1TB msm.
Dissipador de SSD na mobo?
Nem sei se tem, pra falar a verdade Lol Geralmente fica onde?
Responder
Light Blade escreveu: (03-10-2023, 10:53 PM)Dissipador de SSD na mobo?
Nem sei se tem, pra falar a verdade Lol Geralmente fica onde?

Só olhar a placa e ver os slots de nvme.

Se a placa tem dois slots e os dois estão assim é pq não tem dissipador:

[Imagem: main-qimg-5cf38245351f26060f2112320012d3b9-lq]

Mas em modelos melhorzinhos ao menos uma entrada vem com uma tampa de alumínio, seguindo o design do resto da placa (número 2 da foto).
Algo assim:

[Imagem: component_product.png]

Se tiver, basta tirar essa tampa e lá vai ter a entrada m2 já até com os thermal pads para colocar no nvme.
Aqui por exemplo tive que tirar o dissipador que veio no nvme senão nem conseguia colocar na placa.
Responder
Pega sem. Eu aqui uso um pcie 4.0 atrás da placa de vídeo, só com um pedacinho de alumínio e thermal pad que já vem nele. Mesma coisa pro meu outro xpg. Se for um modelo mais simples então, nem vai esquentar o suficiente pra ser um problema. Fora que, pra esquentar assim, tu tem que estar fazendo um uso legal dele na hora, no uso comum, jogando e tal, nem vai dar nada.
Responder
Orelha1 escreveu: (03-10-2023, 11:05 PM)Pega sem. Eu aqui uso um pcie 4.0 atrás da placa de vídeo, só com um pedacinho de alumínio e thermal pad que já vem nele. Mesma coisa pro meu outro xpg. Se for um modelo mais simples então, nem vai esquentar o suficiente pra ser um problema. Fora que, pra esquentar assim, tu tem que estar fazendo um uso legal dele na hora, no uso comum, jogando e tal, nem vai dar nada.
Valeu amiogo xD

Não vou forçar tanto o bichinho, então tá sussa Lol Devo pegar um 3.0 mesmo

Nash escreveu: (03-10-2023, 11:04 PM)Só olhar a placa e ver os slots de nvme.

Se a placa tem dois slots e os dois estão assim é pq não tem dissipador:

[Imagem: main-qimg-5cf38245351f26060f2112320012d3b9-lq]

Mas em modelos melhorzinhos ao menos uma entrada vem com uma tampa de alumínio, seguindo o design do resto da placa (número 2 da foto).
Algo assim:

[Imagem: component_product.png]

Se tiver, basta tirar essa tampa e lá vai ter a entrada m2 já até com os thermal pads para colocar no nvme.
Aqui por exemplo tive que tirar o dissipador que veio no nvme senão nem conseguia colocar na placa.
Ah, o modelo da Gigabyte aqui tem esse detalhe da primeira imagem, vem sem dissipador mesmo
Responder
Aquela Aorus que vc tinha olhado tinha duas entradas e já vinha com dissipador. =x
Essa que vc pegou pelo visto só tem uma entrada msm e sem dissipador, mas como o Orelha disse, em geral dá problema não. Acho que esses pcie 5.0 que tão esquentados.
Responder
Nunca vi o SSD esquentar mesmo só colocando o heatspreader (aquele alumínio fino que vem com ele). Pelo menos em uso normal e jogo.
A placa até veio com uma heatsink grande, pois perdi um parafuso.
Responder
R$1639 à vista na 3060. Bão dimai.

https://www.gkinfostore.com.br/placa-de-...fbpb1.html
Responder
Bom preço mesmo. 200 e tantos reais a menos que em outras lojas. (220 - 270)
Responder
Gente, dúvida rápida

Tirei o adaptador que tava na mobo (montando o PC nesse modelo momento), o cooler box da AMD encaixa ali mesmo? Esses furos são bem grandes...

[Imagem: 0VrL7Uk.jpeg]

Me digam que não terei que arrumar outro adaptador, plz...
Responder
Deixa pra lá, o adaptador tinha caído atrás da mobo

E sujei o dedo com a pasta térmica sem querer Crylol Deixa quieto, daqui a uns 2 anos vou trocar mesmo
Responder
Alguém aqui já montou um PC normal numa daqueles mini racks de servidor?

Pelo que vi rapidamente tem alguns mini rack com o tamanho similar a um gabinete, descontando o tamanho e preço fiquei tentado a pensar na possibilidade pela facilidade de montagem e manutenção futura.
Responder
Silent Bob escreveu: (11-10-2023, 07:59 PM)Alguém aqui já montou um PC normal numa daqueles mini racks de servidor?

Pelo que vi rapidamente tem alguns mini rack com o tamanho similar a um gabinete, descontando o tamanho e preço fiquei tentado a pensar na possibilidade pela facilidade de montagem e manutenção futura.

Já vi vários vídeos sobre isso do Linus e outros youtubers. O Linus mesmo tem os próprios PCs de casa num hack, e já fez várias pc custom, às vezes até com watercooling. Eu não mexeria nisso não, muito trampo, e ainda tem que acertar na refrigeração.

Light Blade escreveu: (11-10-2023, 07:52 PM)Deixa pra lá, o adaptador tinha caído atrás da mobo

E sujei o dedo com a pasta térmica sem querer Crylol Deixa quieto, daqui a uns 2 anos vou trocar mesmo

LOPES

Se tirou o adaptador, tinha que ter algo atrás né rs. E aí, foi?
Responder
Orelha1 escreveu: (11-10-2023, 09:47 PM)LOPES

Se tirou o adaptador, tinha que ter algo atrás né rs. E aí, foi?
Já foi Baby Falta só a fonte e gg ^_^

Como eu disse, acabei colocando o dedo na pasta térmica no cooler box rapidamente por acidente Lol

Mas como vou trocar a pasta daqui a um ano ou dois, deixei quieto e coloquei assim mesmo
Responder
Light Blade escreveu: (11-10-2023, 09:51 PM)Já foi Baby Falta só a fonte e gg  ^_^

Como eu disse, acabei colocando o dedo na pasta térmica no cooler box rapidamente por acidente Lol

Mas como vou trocar a pasta daqui a um ano ou dois, deixei quieto e coloquei assim mesmo

Ué mas tu montou o bagulho sem fonte é? Isso é tudo ansiedade? Lol
Responder
Orelha1 escreveu: (11-10-2023, 10:52 PM)Ué mas tu montou o bagulho sem fonte é? Isso é tudo ansiedade? Lol
Basicamente Lol Sou meio ansioso mesmo

Eu tava juntando pra pegar um PS5 mês que vem, mas desisti, daí resolvi investir logo em um PC que quero funcionando assim que possível Baby

A backlog tem que andar
Responder
Silent Bob escreveu: (11-10-2023, 07:59 PM)Alguém aqui já montou um PC normal numa daqueles mini racks de servidor?

Server é muito barulhento… não vale a pena. Os ventiladores de 1 ou 2 RU parecem turbinas.
Responder