Oficial [SPOILER] THE LAST OF US II: TÓPICO PARA DISCUSSÃO/SPOILER
Zoz escreveu: (14-07-2020, 01:20 PM)Postei no tópico dos últimos jogos zerados, mas estou postando aqui também sob sugestão do Richter

Depois de 33 horas e 24 minutos, finalmente, no último domingo, cheguei ao final de The Last of Us 2:

[Imagem: 68MmMOM.png]
And boy... it was a wild ride.

Primeiro, quero começar pagando um pedágio: pessoas diferentes gostam de coisas diferentes, e, tendo terminado o jogo, gostaria de dizer que:

1. o jogo tem alguns problemas; e
2. é entendível a revolta de parte do público em relação a história, embora eu não concorde e acho que claramente a razão para tanto foi friamente calculada e planejada pela ND, o que irei discorrer mais adiante.

Aviso: se você não fechou o jogo, não leia as partes marcadas com FUCKING SPOILER.

Se você gostou do primeiro jogo, vem sem medo. Não tem o que não gostar, o gameplay é o primeiro com algumas (poucas) diferenças e melhorias. Se ainda existem pessoas acima do muro se devem jogar o game ou não, a resposta é simples: se você gostou do primeiro, não tenho dúvidas, se você não gostou, esse jogo não vai fazer você mudar de ideia.

Os gráficos são excelentes. Eu tenho só uma crítica: a ND ao meu ver não tem "as manhas" do PS4 Pro tão bem quanto os outros estúdios da Sony, seus jogos nunca passam de 1440p, então ele poderia ficar melhor em uma TV 4k. Claramente a baixa resolução aumenta muito o shimmering, os serrilhados e os artefatos de entrelaçamento do anti serrilhado/reconstrução, como ghosting e alguns outros defeitinhos do upscale. O jogo também tem algumas texturas fracas, o que é entendível dado o escopo do game. Mas a animação e a modelação dos personagens é Naughty Dog elevado à décima potência: são um primor, transmitindo todo o impacto sinistro de uma execução ou o desespero de um fuga alucinada.

Ainda falando de gráfico, a grama, a água, os detalhes, como por exemplo, o gelo fino quebrando sob as patas do seu cavalo, são de um cuidado e claramente o resultado de um investimento muito alto de tempo, talento e dinheiro. Os cenários são variados mas é um mundo pós apocalíptico: não espere algo no nível de God of War em termos de variedade, por exemplo.

Sobre som, primoroso! Se você tiver paciência, você consegue abrir os cofres adivinhando a senha pelo "tique" de cada número. As vozes, os sons de combate, das criaturas, tudo reforça o esmero que a produção do jogo tem, e contribui para uma imersão e aumenta o impacto de cada tiro disparado, de cada golpe disferido.

Voltando ao gameplay, é bom e também "somente ok" ao mesmo tempo. É basicamente o primeiro Last of Us com um botão de pulo (que não serve para nada, poderia ser totalmente dependente de contexto) e a opção de deitar no chão. Tirando isso  é o primeiro jogo quase que na totalidade, tendo os mesmo itens, árvore de upgrade bem parecida, equipamentos e armamentos iguais ou similares. Então por um lado é bom por ser familiar, e reforça minha mensagem inicial que se você gostou do primeiro game vai gostar desse, mas depois de 7 anos, eu esperava melhorias mais substanciais, e acho que a mesmice contribui para a sensação que o jogo é "longo demais".

Os inimigos possuem uma AI aprimorada, flanqueiam muito bem e podem ter surpreender. Só não espere inimigos inteligentes de verdade, você ainda consegue montar um montinho de cadáveres dando voltas em uma caixa e matando um idiota por vez.

Em suma, aspectos técnicos excepcionais. Gameplay bom (se você gostou do primeiro).

Agora vamos aos pontos não tão bons assim. A história tem problemas. Alguns personagens tomam decisões que não fazem sentido, tanto em relação ao que foi construído no primeiro jogo, como o que foi desenvolvido no próprio jogo (vou discorrer sobre isso abaixo, com spoilers). Mas o pior problema do jogo é seu pacing. MEUA MIGO, esse jogo se arrasta. E da pior forma, você está em uma situação super tensa, adrenalina escorrendo pelos poros, coração acelerado, e... UMA HORA DE PAUSA VOLTANDO 3 ANOS ATRÁS. Depois de umas quinze horas de jogo, eu me pegava virando os olhos toda a vez que isso acontecia, e acredite em mim, isso acontece bastante. Depois da vigésima hora tem pelo menos umas 3 partes que parece que o jogo vai acabar, só para você descobrir que ainda tem muito mais jogo pela frente. Em suma, parece "O senhor dos anéis" e seus 18 finais. Com 33 horas, você fecha Mass Effect, em The Last of Us 2, você passa pelo menos 20 abaixado andando devagar... esse não é um jogo que deveria durar tanto tempo assim.

Ainda, apesar de claramente ter partes marteladas à força a história é ok. Não é excepcional, orgânica e emocionante como a do primeiro jogo, mas serve ao propósito de conduzir a narrativa de forma satisfatória.

No conjunto da obra, The Last of Us 2 é um jogo 8,0/10. Excelente, mas com algumas falhas que o deixam aquém do primeiro título.

Vamos à discussão sobre a história (Spoilers).



Bom Review gordinho. Vamos aos comentários pontuais.

Acho que falar de gráfico é chover no molhado. Você resumiu bem! Na minha opinião, independete de tal game tem aquilo melho, isso melhor... No conjunto da obra, The Last of Us Part 2 é o game mais impressionante graficamente na geração pra mim.

Gameplay eu achei que devido ao mapa mais aberto, os inimigos mais inteligentes, personagens diferentes, armas diferentes, esquivas, pulos, slides etc... Achei o gameplay desse 2 muito superior ao primeiro.
Mas concordo com você. É o 1 expandido.

O que eu acho que poderia ser melhor explorado é realmente o pacing. O game é bem longo, cheio de vai e vem na história. Isso, realmente chega a cansar um pouco. Na hora que você acha que vai engrenar... PUUUUUU, volte 3 anos antes....

Agora vamos a história..
Citação:


Eu sinceramente achei a história genial.
Responder


Mensagens neste Tópico
RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - por Richter - 14-07-2020, 02:20 PM