17-07-2020, 10:04 AM
Wander escreveu: (17-07-2020, 09:55 AM)Vc pretende ficar dando as mesmas voltas a conversa inteira? Pq tudo q eu estou dizendo desde o começo é "se existe alguém q foi vítima de uma real injustiça da parte do Joel, q essa pessoa vá buscar vingança. Nesse ponto não tenho problema nenhum. Mas vc está justificando os atos da Abby com base em situações alheias a ela. E isso não faz sentido.Eu acho a escolha da Abby ser a filha do cirurgião uma forçada de barra absurda, mas do ponto de vista dela um maluco matou todo mundo que ela chamava de família, inclusive o próprio pai, e impediu a cura da humanidade, que era o santo graal da crença dela, de toda a visão de mundo que ela cresceu. Pois estar naquela idade 20 anos após o apocalipse coloca ela como uma criança do pós-apocalipse já.
Se era com base nos eventos finais q julgavam o Joel ruim, então está errado. Ele foi salvar a Ellie de gente q pretendia matá-la. Ponto final, não é difícil entender isso. Não existe relativiação q torne essas pessoas vítimas e o Joel um cara mau por esse ato específico.
Não é questão de A ABBY ESTAVA CERTA, ELA FEZ JUSTIÇA, inclusive o jogo perde boa parte de sua qualidade narrativa ao martelar com zero sutileza que vingança não vale a pena e não é justificada. Parte do defeito do jogo é não explorar muito além da mensagem básica de "revenge bad" em uma história de 30 horas.
O jogo não tá dizendo que ela tá totalmente errada. Ele pinta ela como virtuosa de forma cômica, mas em uma tentativa de te fazer simpatizar com a assassina do Joel, não de dizer que tudo que ela faz é correto e vale a pena. Ela continua traumatizada e tendo pesadelos com o que aconteceu com o pai, o jogo diz de forma explícita que a vida dela continua vazia após a vingança, e tudo vai pra merda depois disso, ela perde TUDO como consequência dessa vingança. Pelo amor de Deus.
Você tá argumentando contra um bicho papão, não contra o texto do jogo.