Oficial [SPOILER] THE LAST OF US II: TÓPICO PARA DISCUSSÃO/SPOILER
Wander escreveu: (17-07-2020, 10:29 AM)Pq o outro lado está errado, muito simples. O outro lado vai atrás e rapta, mata, etc. O lado do Joel reage a agressões no meio do caminho, não vai atrás pra matar pq sim.
Você leva a menina pra eles, filhão, tem nada de vai atrás e rapta. A jornada inteira do jogo é entregar a Ellie pros fireflies. Mas aí entra em BERSERK quando descobre que o resultado vai ser ela morta. E não porque é uma inocente, ou mesmo uma criança, o Joel caga pra isso no começo do jogo, ela é "mercadoria". Mas sim porque, ao longo da jornada de quase um ano, ela virou uma filha pra ele.

É um simples caso de "pela minha filha eu faço qualquer coisa", não tem nada a ver com um julgamento moral do Joel de que matar inocentes é errado. Tanto que o jogo te força a matar o cirurgião, ele não faz NADA, só fica com um bisturizinho na mão, eu fui andando na direção dele pensando "talvez o Joel desarme ele, o cara nem oferece risco", e o Joel pega o bisturi e enfia no cara. Loles

O jogo tira sua agência completamente nessa decisão, outra coisa que gerava um pouco de discussão, muitas pessoas pediam uma escolha no final, e eu também argumentava contra dizendo que era a história do Joel, não do jogador. Mas além disso tem também a questão de tirar a agência do jogador e fazer a decisão independer dele até na morte do doutor, pra talvez colocar o jogador mais na posição da Ellie, que tem sua agência removida tanto por estar sendo sacrificada sem seu consentimento, quanto por estar sendo salva em uma situação que o jogo deixa claro que ela daria o consentimento se pedissem.

Pandora escreveu: (17-07-2020, 10:42 AM)Ah, já esse argumento aí eu não acho certo trazer para discussão. No universo do jogo está estabelecido que iria surgir a cura e pronto, é ficção e não dá pra ficar bolando teoria na nossa realidade se é possível ou não criar a cura. O jogo nunca foi sobre isso, e negar que a cura seria minimamente possível faz o jogo perder totalmente o seu peso narrativo.
Concordo. Por isso tenho separado a discussão entre contexto e autor nesse caso.

Se vai falar da sequel, você tem que aceitar o jogo anterior como "verdade". Não dá pra ficar apontando defeito de roteiro do 1 pra questionar o 2. Critique o 1 em seus próprios méritos, mas dentro do universo, a realidade é uma só.
Responder

Mensagens neste Tópico
RE: THE LAST OF US PART II AGORA É OFICIAL - por Gbraga Returns - 17-07-2020, 10:43 AM