17-07-2020, 10:57 AM
Gbraga Returns escreveu: (17-07-2020, 10:54 AM)Eu concordo completamente, Seje. Por isso mesmo eu ADORO o Joel, apesar do jogo deixar claro que ele matava famílias inocentes emboscando elas. Mas o Joel não tá isento do estado do mundo por ser protagonista. Reações desproporcionais também chegam nele, e foi o que aconteceu no começo do 2. A carnificina dele teve consequência, ainda que a gente ache que ele estava totalmente justificado.
E o mesmo vale pra Abby, por isso discordo tanto de você falando que o jogo diz que ela tava correta e o Joel é mau, ela também recebe consequência pelo que fez com o Joel perdendo todo mundo que ela amava, a cidade e organização que vivia, ela fica numa merda desgraçada, acaba até sequestrada, escravizada e torturada.
É muito mais "violência gera violência" que "quem é safado tem que murrê". Mesmo se o jogo tivesse falando que o Joel tá errado e a Abby certa, coisa que discordo, ele ainda mostra que o ato brutal da Abby teve consequências pesadíssimas pra ela, destruiu completamente a vida dela.
Ou seja, mesmo se você discorda de mim e acha que o jogo está sim falando que ela tá moralmente certa, não dá pra discordar que a mensagem central ainda é sobre o ciclo de violência, e que a vingança não vale a pena.
Sobre esse ponto específico (se o jogo diz q a Abby estava certa e o Joel errado), a questão é q o jogo tenta desde o início te fazer ver a Abby como alguém bom apesar de matar cruelmente o Joel. E eles fazem uma força pra q achemos a Ellie desumana por estar se vingando pela morte do Joel. O jogo tem um lado, é só isso q estou dizendo.