17-07-2020, 11:00 AM
HeRinger escreveu: (17-07-2020, 06:58 AM)Quem falou de mensagem oculta filosófica? A história do jogo é bem rasa. Quando eu citei existencialismo e niilismo foi obviamente para dizer que na perspectiva do autor e do jogo não existe bem ou mal absolutos.
E eu concordo que foi puro shock value. Eu não disse que o evento do jogo em si foi bem feito, apenas que para o contexto do universo faz todo sentido aquilo ter acontecido, e que Joel nunca foi inocente para não merecer nada daquilo.
Tudo isso que você disse de forçar a barra e manipular o jogador para gostar da Abby eu sempre concordei, e até disse isso algumas páginas atrás. Mas esse nunca foi o ponto da discussão. Vocês simplesmente não entenderam o que eu disse e estão fixados na ideia de "ah neimmmm mataram o Joel parceiro". Em termos de narrativa é válido você questionar essa decisão, o que considero absurdo é achar que essa decisão não faz sentido dentro do universo do jogo, quando absolutamente faz.
Ponto é: se Joel fosse um personagem random, com as mesmas qualidades e defeitos, vocês não dariam a mínima e não achariam absurdo ele morrer daquela forma. A contestação de vocês não tem a ver com a lógica do universo, tem a ver com o que constitui uma história satisfatória. Nesse ponto eu concordo plenamente que o jogo não entregou, mas não considero o evento em si absurdo dentro daquele universo.
Eu também não gostei da decisão de terem matado o Joel, mas pelos motivos narrativos que você mencionou e não porque "tadinho, era um herói e não merecia morrer assim". Essa que é a perspectiva infantil, ao meu ver.
Não quis dizer você em especial, tem gente que acha que a história tem algo mais do que o que é apresentado, mas não tem, um ator quem comparou com Schindler's List "em uma época que tudo é John Wick" segundo ele, piada demais
O fato é que é um personagem principal, pessoalmente achei uma péssima maneira de tocar o enredo pra frente, é pedir pra aborrecer os fãs