14-07-2020, 02:20 PM (Última alteração: 14-07-2020, 02:24 PM por Richter.)
Zoz escreveu: (14-07-2020, 01:20 PM)Postei no tópico dos últimos jogos zerados, mas estou postando aqui também sob sugestão do Richter
Depois de 33 horas e 24 minutos, finalmente, no último domingo, cheguei ao final de The Last of Us 2:
And boy... it was a wild ride.
Primeiro, quero começar pagando um pedágio: pessoas diferentes gostam de coisas diferentes, e, tendo terminado o jogo, gostaria de dizer que:
1. o jogo tem alguns problemas; e
2. é entendível a revolta de parte do público em relação a história, embora eu não concorde e acho que claramente a razão para tanto foi friamente calculada e planejada pela ND, o que irei discorrer mais adiante.
Aviso: se você não fechou o jogo, não leia as partes marcadas com FUCKING SPOILER.
Se você gostou do primeiro jogo, vem sem medo. Não tem o que não gostar, o gameplay é o primeiro com algumas (poucas) diferenças e melhorias. Se ainda existem pessoas acima do muro se devem jogar o game ou não, a resposta é simples: se você gostou do primeiro, não tenho dúvidas, se você não gostou, esse jogo não vai fazer você mudar de ideia.
Os gráficos são excelentes. Eu tenho só uma crítica: a ND ao meu ver não tem "as manhas" do PS4 Pro tão bem quanto os outros estúdios da Sony, seus jogos nunca passam de 1440p, então ele poderia ficar melhor em uma TV 4k. Claramente a baixa resolução aumenta muito o shimmering, os serrilhados e os artefatos de entrelaçamento do anti serrilhado/reconstrução, como ghosting e alguns outros defeitinhos do upscale. O jogo também tem algumas texturas fracas, o que é entendível dado o escopo do game. Mas a animação e a modelação dos personagens é Naughty Dog elevado à décima potência: são um primor, transmitindo todo o impacto sinistro de uma execução ou o desespero de um fuga alucinada.
Ainda falando de gráfico, a grama, a água, os detalhes, como por exemplo, o gelo fino quebrando sob as patas do seu cavalo, são de um cuidado e claramente o resultado de um investimento muito alto de tempo, talento e dinheiro. Os cenários são variados mas é um mundo pós apocalíptico: não espere algo no nível de God of War em termos de variedade, por exemplo.
Sobre som, primoroso! Se você tiver paciência, você consegue abrir os cofres adivinhando a senha pelo "tique" de cada número. As vozes, os sons de combate, das criaturas, tudo reforça o esmero que a produção do jogo tem, e contribui para uma imersão e aumenta o impacto de cada tiro disparado, de cada golpe disferido.
Voltando ao gameplay, é bom e também "somente ok" ao mesmo tempo. É basicamente o primeiro Last of Us com um botão de pulo (que não serve para nada, poderia ser totalmente dependente de contexto) e a opção de deitar no chão. Tirando isso é o primeiro jogo quase que na totalidade, tendo os mesmo itens, árvore de upgrade bem parecida, equipamentos e armamentos iguais ou similares. Então por um lado é bom por ser familiar, e reforça minha mensagem inicial que se você gostou do primeiro game vai gostar desse, mas depois de 7 anos, eu esperava melhorias mais substanciais, e acho que a mesmice contribui para a sensação que o jogo é "longo demais".
Os inimigos possuem uma AI aprimorada, flanqueiam muito bem e podem ter surpreender. Só não espere inimigos inteligentes de verdade, você ainda consegue montar um montinho de cadáveres dando voltas em uma caixa e matando um idiota por vez.
Em suma, aspectos técnicos excepcionais. Gameplay bom (se você gostou do primeiro).
Agora vamos aos pontos não tão bons assim. A história tem problemas. Alguns personagens tomam decisões que não fazem sentido, tanto em relação ao que foi construído no primeiro jogo, como o que foi desenvolvido no próprio jogo (vou discorrer sobre isso abaixo, com spoilers). Mas o pior problema do jogo é seu pacing. MEUA MIGO, esse jogo se arrasta. E da pior forma, você está em uma situação super tensa, adrenalina escorrendo pelos poros, coração acelerado, e... UMA HORA DE PAUSA VOLTANDO 3 ANOS ATRÁS. Depois de umas quinze horas de jogo, eu me pegava virando os olhos toda a vez que isso acontecia, e acredite em mim, isso acontece bastante. Depois da vigésima hora tem pelo menos umas 3 partes que parece que o jogo vai acabar, só para você descobrir que ainda tem muito mais jogo pela frente. Em suma, parece "O senhor dos anéis" e seus 18 finais. Com 33 horas, você fecha Mass Effect, em The Last of Us 2, você passa pelo menos 20 abaixado andando devagar... esse não é um jogo que deveria durar tanto tempo assim.
Ainda, apesar de claramente ter partes marteladas à força a história é ok. Não é excepcional, orgânica e emocionante como a do primeiro jogo, mas serve ao propósito de conduzir a narrativa de forma satisfatória.
No conjunto da obra, The Last of Us 2 é um jogo 8,0/10. Excelente, mas com algumas falhas que o deixam aquém do primeiro título.
Vamos à discussão sobre a história (Spoilers).
Claramente, a história tinha uma missão: Ellie RUIM, Abby BOA. E, nesse sentido, ao meu ver ela teve sucesso, ao final do jogo eu realmente gostava da Abby e torcia para ela. Mas ao mesmo tempo, me pareceu algo martelado à força no jogo. A Ellie não parece a Ellie do primeiro game.
E o que falar das decisões malucas dos personagens, que claramente só estavam lá para fazer a história seguir adiante? Vou tentar enumerar as principais coisas que me incomodaram:
1. Joel passa metade do primeiro jogo para confiar em uma pirralha com uma faca, ao passo que em 5 minutos confia em um povo que apareceu do mais absoluto nada em seu território, fortemente armados e em número considerável;
2. Tommy, seu cuzão esquizôfrenico: você saiu sozinho para vingar Joel e evitar que a Ellie o fizesse, e depois simplesmente invadiu a casa de uma família com um bebê recém nascido para arrastar a Ellie em uma vingança insana que você não podia mais conduzir. Sério?; e
3. Não faz o menor sentido a Abby não ter simplesmente matado a Ellie quando ela teve oportunidade. Não matar a Dina, ok, afinal a história foi conduzida para mostrar quão melhor que a Ellie você é. Mas poupar a própria? NEM FUDENDO.
Essas são as principais, mas tem um monte de outras coisas duvidosas, como a médica grávida em patrulha, surprise boatsex gratuito... dentre outras.
Ainda duvida que a "revolta" dos fãs foi fabricada? Se ainda não acredita, fica aí o lembrete que só a desalmada da Ellie mata doguinhos. A Abby faz carinho e brinca com eles.
Bom Review gordinho. Vamos aos comentários pontuais.
Acho que falar de gráfico é chover no molhado. Você resumiu bem! Na minha opinião, independete de tal game tem aquilo melho, isso melhor... No conjunto da obra, The Last of Us Part 2 é o game mais impressionante graficamente na geração pra mim.
Gameplay eu achei que devido ao mapa mais aberto, os inimigos mais inteligentes, personagens diferentes, armas diferentes, esquivas, pulos, slides etc... Achei o gameplay desse 2 muito superior ao primeiro.
Mas concordo com você. É o 1 expandido.
O que eu acho que poderia ser melhor explorado é realmente o pacing. O game é bem longo, cheio de vai e vem na história. Isso, realmente chega a cansar um pouco. Na hora que você acha que vai engrenar... PUUUUUU, volte 3 anos antes....
Agora vamos a história..
Citação:
Claramente, a história tinha uma missão: Ellie RUIM, Abby BOA. E, nesse sentido, ao meu ver ela teve sucesso, ao final do jogo eu realmente gostava da Abby e torcia para ela. Mas ao mesmo tempo, me pareceu algo martelado à força no jogo. A Ellie não parece a Ellie do primeiro game.
[b]Bom, mas querer comparar uma menina de 14 anos com uma de 18? Não tem como ser a mesma menina. Fora que agora ela é uma mulher movida pela vingança, ódio.
Exatamente como Abby era antes de matar o Joel. Depois que mata, a Abby que jogamos é outra pessoa.
E o que falar das decisões malucas dos personagens, que claramente só estavam lá para fazer a história seguir adiante? Vou tentar enumerar as principais coisas que me incomodaram:
1. Joel passa metade do primeiro jogo para confiar em uma pirralha com uma faca, ao passo que em 5 minutos confia em um povo que apareceu do mais absoluto nada em seu território, fortemente armados e em número considerável; [b]Confiou? Na verdade que fez a merda foi o irmão dele. Falou o nome do Joel pra Abby, e outra, eles estavam sendo atacados por uma horda de infectados. Não tinha para onde correr. Alias, eles salvaram a Abby.
2. Tommy, seu cuzão esquizôfrenico: você saiu sozinho para vingar Joel e evitar que a Ellie o fizesse, e depois simplesmente invadiu a casa de uma família com um bebê recém nascido para arrastar a Ellie em uma vingança insana que você não podia mais conduzir. Sério?; e [b]Concordo em partes. Ficou meio estranho mesmo essa atitude do Tommy. Mas se observarmos, o Tommy que disse o nome do Joel pra Abby, o tommy que levou o Joel para os amigos da Abby, o Tommy queria matar a Abby sozinho por vingança, pra curar suas "culpas". Tanto que vai sozinho na frente, não pra proteger a Ellie, e sim para ter a vingança dele.
3. Não faz o menor sentido a Abby não ter simplesmente matado a Ellie quando ela teve oportunidade. Não matar a Dina, ok, afinal a história foi conduzida para mostrar quão melhor que a Ellie você é. Mas poupar a própria? NEM FUDENDO.
Essas são as principais, mas tem um monte de outras coisas duvidosas, como a médica grávida em patrulha, surprise boatsex gratuito... dentre outras. [b]FAZ TOTAL SENTINDO. A Abby ao matar o Joel, atingiu sua paz de espirito. Missão cumprida. Alias, ela mataria a Ellie e a Dina se não fosse a meninha indio. O jogo mostrou bem que nem a Ellie e nem a Abby são assassinas. Apenas estavam querendo vingança. Movidas pelo ódio.
Ainda duvida que a "revolta" dos fãs foi fabricada? Se ainda não acredita, fica aí o lembrete que só a desalmada da Ellie mata doguinhos. A Abby faz carinho e brinca com eles.
Eu sinceramente achei a história genial.
Acho que falar de gráfico é chover no molhado. Você resumiu bem! Na minha opinião, independete de tal game tem aquilo melho, isso melhor... No conjunto da obra, The Last of Us Part 2 é o game mais impressionante graficamente na geração pra mim.
Gameplay eu achei que devido ao mapa mais aberto, os inimigos mais inteligentes, personagens diferentes, armas diferentes, esquivas, pulos, slides etc... Achei o gameplay desse 2 muito superior ao primeiro.
O que eu acho que poderia ser melhor explorado é realmente o pacing. O game é bem longo, cheio de vai e vem na história. Isso, realmente chega a cansar um pouco. Na hora que você acha que vai engrenar... PUUUUUU, volte 3 anos antes....
Agora vamos a história..
[/spoiler2]
Sobre o spoiler
Se pra vc pareceu (e foi) algo forçado não entendi pq vc passou a gostar da Abby. Algo que foi pensado pelo Dunkman em fazer a Ellie a mais filha da puta possível. Não que a Abby seja legal, matou e torturou o cara que salvou a vida dele sem nem hesitar
Agora vamos a história..
Eu achei a história muito focada em "desconstruir" a Ellie e enaltecer a Abby. Não tenho problemas com terem matado o Joel (ele meio que merecia). Mas a queda da Ellie e a ascensão da Abby me parece forçada, tipo, martelado na história, em suma, escrita fraca na minha opnição. E por mais que tenham passado vários anos, você não muda drasticamente um dos personagens principais da história "off camera". Isso é simplesmente escrita fraca.
O pacing é simplesmente a pior coisa do jogo. Acho que não tem muito o que argumentar.
Eu teria feito a história de outra maneira: começava como começou, talvez só elaboraria melhor a reação do Joel ao encontrar tantos estranhos armados na área deles, mas a partir da morte do Joel, contaria a história da Abby. De uma maneira mais concisa e sem tantas quebras de ritmo. E depois a da Ellie, tomando o mesmo cuidado com o pacing e sem volta à família feliz na fazendinha: Abby iria embora achando que matou a Ellie, Dina cuida da Ellie e do Tommy, Ellie se recupera, e, enquanto a Dina vai embora com o Tommy, Ellie vai atrás da Abby e FUCKING FINALIZA o serviço.
Zoz escreveu: (14-07-2020, 01:20 PM)Mas a animação e a modelação dos personagens é Naughty Dog elevado à décima potência: são um primor, transmitindo todo o impacto sinistro de uma execução ou o desespero de um fuga alucinada.
Que burro, não sabe nem escrever ANIMAGEM direito. hihihi
Anyways, quanto aos personagens, concordo. Mas os animais... Os cachorros se movem que nem aquele robô cachorro da Sony.
(inb4: "então, tudo a ver.")
Os cavalos parece que não têm peso quando saltam...
O gelo quebrando embaixo da pata do cavalo é um detalhe legal, mas não gostei da implementação não. A neve ficou legal. Vidro se estilhaçando (pelo que vi), tb.
Zoz escreveu: (14-07-2020, 01:20 PM)partes marteladas à força
Eu achei a história muito focada em "desconstruir" a Ellie e enaltecer a Abby. Não tenho problemas com terem matado o Joel (ele meio que merecia). Mas a queda da Ellie e a ascensão da Abby me parece forçada, tipo, martelado na história, em suma, escrita fraca na minha opnição. E por mais que tenham passado vários anos, você não muda drasticamente um dos personagens principais da história "off camera". Isso é simplesmente escrita fraca.
O pacing é simplesmente a pior coisa do jogo. Acho que não tem muito o que argumentar.
Eu teria feito a história de outra maneira: começava como começou, talvez só elaboraria melhor a reação do Joel ao encontrar tantos estranhos armados na área deles, mas a partir da morte do Joel, contaria a história da Abby. De uma maneira mais concisa e sem tantas quebras de ritmo. E depois a da Ellie, tomando o mesmo cuidado com o pacing e sem volta à família feliz na fazendinha: Abby iria embora achando que matou a Ellie, Dina cuida da Ellie e do Tommy, Ellie se recupera, e, enquanto a Dina vai embora com o Tommy, Ellie vai atrás da Abby e FUCKING FINALIZA o serviço.
11/10 would play again.
Seria uma boa isso que tu disse, mas ficou bom o que fizeram também optaram por outro caminho.
Richter escreveu: (14-07-2020, 10:43 AM)Sim!
Já vi uma pancada de videos dela no youtuba. Delicinha demais ver ela jogando Last remake. Joga bem a danadinha!
Meus amigos!!
A história do Last 2 pode não ser melhor que o primeiro, mas putz!! Que história genial!!
Minha jogatina é feita com minha mãe e tia assistindo, e ontem eu percebi a genialidade do Drunki com essa história.
spoliers: NO inicio, com a Abby matando o Joel, mãe e tia: " Que filha da puta!! desgraçadaaaa! Nossa, você vai matar ela Richter? Essa eu quero ver!! Desgraçadas!!!"
Com o tempo, jogando com a Abby.. " Puxa, ela é uma moça boa... nossa e agora? será que ela tem que morrer... Puxa, to gostando mais dela que da Ellie.."
Na briga das aranhas..." Meu deuss e agora?? você vai matar a Ellie?? A Ellie tem que matar a Abby.... Meu deus... Quem você esta controlando agora?? "
16-07-2020, 01:06 PM (Última alteração: 16-07-2020, 01:06 PM por Wander.)
Zoz escreveu: (14-07-2020, 02:36 PM)
11/10 would play again.
Nossa, vai tomar no cu pelo negritado
De fato ou o Druckmann é um gênio mesmo pra conseguir manipular tantas opiniões com a baboseira ideológica dele ou as pessoas é q são estúpidas demais mesmo.