Os games mais icônicos de todas as gerações
DinoSpD escreveu: (21-03-2025, 09:10 AM)Faltou Enduro e River Raid nos 8-bit 

Faltou Top Gear e F-Zero nos 16-bit

Ironicamente Top Gear só foi tudo isso aqui no BR. EUA foi flop e lá fora ninguém lembra.

Mas ainda é jogão Emotion
Responder
play more escreveu: (21-03-2025, 01:52 PM)Ironicamente Top Gear só foi tudo aqui no BR. EUA foi flop e lá fora ninguém lembra.

Mas ainda é jogão Emotion

Eu só descobri essa anomalia quando fui na Video Games Live em São Paulo. Antes de tocar o tema do Top Gear o Tommy Talarico soltou um "sei lá porque só o Brasil pede essa música" Lol
Responder
gran turismo 2 tem que entrar nessas listas por ser um rpg de carros
Responder
Kotonete escreveu: (21-03-2025, 01:56 PM)Eu só descobri essa anomalia quando fui na Video Games Live em São Paulo. Antes de tocar o tema do Top Gear o Tommy Talarico soltou um "sei lá porque só o Brasil pede essa música" Lol

Pior que tem algumas perolas desse tipo. Master System é uma delas...

Mas se fosse pra citar globalmente joguinho de corrida 16-Bits eu colocaria Super Monaco GP que acho que influenciou bem mais joguinhos mas honestamente acho que só no 32-bits que o gênero realmente começou a funcionar.
Responder
Vilela escreveu: (21-03-2025, 02:02 PM)gran turismo 2 tem que entrar nessas listas por ser um rpg de carros
Enquanto isso, você ignora o verdadeiro RPG de carros.
Responder
Eu colocaria mais coisas de pc:

16 bits:
Age of Empires
Sim City 2000
Civilization
Duke Nukem 3D
Doom 2

32 bits:
Unreal
Sim City 3000
The Sims
Age of Empires II
Half-Life (entra Counter Strike)
Aquelas merdas de Diablo II, Starcraft e Warcraft que o povo adora (o que inclui o Dota e posteriormente League of Legends)

128:
Unreal Tournament
Medal of Honor: AA
Far Cry

PS3 era:
Crysis
Team Fortress 2

Etc, tem mais coisa
Responder
E o Steamachine influenciou o Laranjão?
Responder
Acho que da pra colocar Star Fox 64.

E da pra incluir Baldur's Gate 3 também.
Responder
Jack Russel escreveu: (21-03-2025, 11:59 AM)Ser icônico não é só influencia também. Talvez Bloodão não tenha influenciado tanto mas não consigo pensar a geração passada sem pensar nele. É o caso de Breath também.

Outlast já é o exemplo contrário, popularizou o "piradão invencível" em jogos de terror mas eu não lembro dele imediatamente quando penso na geração.
Mas aí já abre espaço pra ter que colocar jogo que vendeu demais mas ninguém se importa.

Mais gente pensa em FIFA que em Bloodborne quando pensa em PS4. Se não teve impacto no meta de game design, acho questionável colocar.

Undertale merece bem mais e ninguém do fóro liga pra ele, nem eu, puta lixo atômico, mas é mais icônico em todos os sentidos possíveis. Tudo esses zoomer que colocam 30 doenças mentais na descrição do twitter e colecionam pronome têm esse jogo como parte da formação intelectual deles.
Responder
Wander escreveu: (21-03-2025, 12:04 PM)Elden Ring influenciou nessa nova tendência de Souls em mundos abertos
Tipo qual?

Wander escreveu: (21-03-2025, 12:04 PM)já BB foi um marco pra geração e influenciou Sekiro, Nioh, Code Vein, entre vários clones.
Não tem nada que esses jogos pegam de Bloodborne que não pode ser traçado pra Dark Souls. Code Vein copia até mapa de DS1, tem um Anor Londo at home lá.
Responder
Por isso que é uma coisa que não tem como você definir para outra pessoa seja lá qual seja o intuito final do tópico Lol

Vendas é um dos unicos critérios objetivos, o resto é simplesmente da vontade de quem ta sugerindo, se existe mais de um jogo que tenha uma mecânica em especial nego ta mais propenso a escolher o que ele conhece mais ou que conheceu primeiro
Responder
Vi que a lista 8bit ta meio grande, Ataria não seria "4bit"? e tem até jogo dos anos 70 no meio... dá pra colocar numa categoria a parte, como primórdio dos videogames, ou antes do crash

E Warcraft II que é de 96 deve dar pra incluir entre 16 e 32bit, extremamente influente pros RTS, acho que não existia Age of Empires ainda
Responder
Agora que vi aqui, tá faltando colocar Age of Empires e Flight Simulator.

Só põe o primeiro jogo deles, já que são uma longa série, influenciaram pra dedéu, muito mesmo.
Responder
Victor escreveu: (21-03-2025, 04:15 PM)Enquanto isso, você ignora o verdadeiro RPG de carros.
A Square já fez

[Imagem: 37445_front.jpg]

Literalmente é o pai de NFSU Emotion
Responder
Agora que vi também que tá faltando Forza Horizon. Tem o Project Gotham Racing também.

Saindo um pouco da Microsoft, tem o Need for Speed e o Burnout.

Mas pelamor, Wander, tá faltando Ridge Racer na lista.
Responder
Gbraga escreveu: (21-03-2025, 06:33 PM)Mais gente pensa em FIFA que em Bloodborne quando pensa em PS4. Se não teve impacto no meta de game design, acho questionável colocar.
"Gente" é uma palavra muito forte definir esse tipo de animal.
Responder
Saitou escreveu: (21-03-2025, 04:29 PM)Eu colocaria mais coisas de pc:

16 bits:
Age of Empires
Sim City 2000
Civilization
Duke Nukem 3D
Doom 2

32 bits:
Unreal
Sim City 3000
The Sims
Age of Empires II
Half-Life (entra Counter Strike)
Aquelas merdas de Diablo II, Starcraft e Warcraft que o povo adora (o que inclui o Dota e posteriormente League of Legends)

128:
Unreal Tournament
Medal of Honor: AA
Far Cry

PS3 era:
Crysis
Team Fortress 2

Etc, tem mais coisa
Realmente, se tem PUBG, tem que ter Dota também, até porque Dota foi o mesmo fenômeno muito tempo antes.
Responder
wolfwood escreveu: (21-03-2025, 06:42 PM)Por isso que é uma coisa que não tem como você definir para outra pessoa seja lá qual seja o intuito final do tópico Lol

Vendas é um dos unicos critérios objetivos, o resto é simplesmente da vontade de quem ta sugerindo, se existe mais de um jogo que tenha uma mecânica em especial nego ta mais propenso a escolher o que ele conhece mais ou que conheceu primeiro
Talvez valha a pena tentar limitar por franquia, achar qual foi o mais influente e deixar só ele. No caso de franquias como Mario e Zelda que existem pra sempre e vivem se reinventando, aí naturalmente dá pra abrir exceções. Ou pelo menos um por franquia por geração, sei lá.

Colocar apenas Uncharted 2 foi acertadíssimo, por exemplo. Não foi o progenitor mas sem dúvidas foi o que definiu o estilo.
Responder
Desses jogos famosinhos e amados de PC tem o o Zoo Tycoon.

Tem o Spore também.
Responder
Posseidon escreveu: (21-03-2025, 07:12 PM)Desses jogos famosinhos e amados de PC tem o o Zoo Tycoon.     

Tem o Spore também.
Sim City, Sims ou Roller Coaster se for pensar em simulador de administrar
Responder