Os games mais icônicos de todas as gerações
MGS4 é um que eu consigo deixar de lado fácil a questão de ser influente, não consigo pensar em nada que se inspirou nele, mas de fato é icônico demais. Mais pelo mito ao redor dele que pelo jogo em si até, tenho bem mais memórias de antes dele sair que depois. Lol
Responder
Sim City e The Sims foram influentes pra caralho. Nos indies, pode botar Cave Story e provavelmente Undertale.

E podem chorar, mas Overwatch foi influente pra caralho também Emotion . Se não for colocar ele, tem que no mínimo botar Team Fortress 2.
Responder
Rodrigo Rey escreveu: (21-03-2025, 07:13 PM)Sim City, Sims ou Roller Coaster se for pensar em simulador de administrar

Tem o Black&White também.

O que nos leva a ver que tá faltando Fable também.
Responder
Tiops escreveu: (21-03-2025, 07:22 PM)Sim City e The Sims foram influentes pra caralho. Nos indies, pode botar Cave Story e provavelmente Undertale.

E podem chorar, mas Overwatch foi influente pra caralho também Emotion . Se não for colocar ele, tem que no mínimo botar Team Fortress 2.

Pois então, tbm pensei no Overwatch, mas ai veio na mente o TF2, mas não dá para negar que o Overwatch é icônico mesmo
Responder
Overwatch já está. Até que o pessoal não choramingou quando eu citei ele. Que bom, porque merece pra cacete.

O GOTY de OW deveria ter gerado menos polêmica do que o do Astro Bot ano passado. Só istas Negão.
Responder
Gbraga escreveu: (21-03-2025, 06:38 PM)Tipo qual?

Provavelmente a franquia irá por esse caminho agora, e Souls tem relevância demais. Não dá pra ignorar o impacto q teve no futuro da série, por mais q tu não goste do jogo. Eu tbm não gosto de Skyrim, mas fui obrigado a reconhecer a importância dele.

Citação:Não tem nada que esses jogos pegam de Bloodborne que não pode ser traçado pra Dark Souls. Code Vein copia até mapa de DS1, tem um Anor Londo at home lá.

O estilo de arte de BB é muito diferente do DS1, e as mecânicas tbm. Acredito q, sem BB, um Sekiro da vida ou Nioh não existiria, pois essa ideia de gameplay mais ágil mudou muito a fórmula da franquia, q antes era baseada em um gameplay mais cadenciado, mais importância de Poise e builds, etc.

Rodrigo Rey escreveu: (21-03-2025, 06:43 PM)Vi que a lista 8bit ta meio grande, Ataria não seria "4bit"? e tem até jogo dos anos 70 no meio... dá pra colocar numa categoria a parte, como primórdio dos videogames, ou antes do crash

E Warcraft II que é de 96 deve dar pra incluir entre 16 e 32bit, extremamente influente pros RTS, acho que não existia Age of Empires ainda

Acho q nunca houve 4-bits, mas algumas coisas são anteriores aos 8-bits mesmo, tipo o Pong. É q o pessoal foi sugerindo coisas e eu fui encaixando, mas fiquei com pregui de criar outra categoria. xD
Responder
wolfwood escreveu: (21-03-2025, 06:42 PM)Por isso que é uma coisa que não tem como você definir para outra pessoa seja lá qual seja o intuito final do tópico Lol

Vendas é um dos unicos critérios objetivos, o resto é simplesmente da vontade de quem ta sugerindo, se existe mais de um jogo que tenha uma mecânica em especial nego ta mais propenso a escolher o que ele conhece mais ou que conheceu primeiro

É que vendas nem sempre refletem qualidade. Tem coisa boa q vende, coisa ruim q vende, coisa boa q não vende e coisa ruim q não vende.

Mas não é pela minha vontade q um jogo específico fez sucesso e merece ser reconhecido, é pq ele muitas vezes trouxe alguma inovação, criou um novo estilo de jogo ou o popularizou (ou no mínimo revitalizou algo q já existia no passado). 

Lógico q nenhuma lista vai ser perfeita e, no meio de tantos jogos, vai esbarrar na percepção de mundo de quem está fazendo a lista. Mas daí a querer generalizar q não tem um critério objetivo aí, q tudo é só uma questão de opinião, não é verdade. Não é uma questão de opinião q Super Mario 64 foi influente e icônico, q Resident Evil e Metal Gear o foram, q Super Metroid o foi, etc.
Responder
Wander escreveu: (21-03-2025, 10:10 AM)É verdade, foi bem importante. Guitar Hero é da gen PS2, já adicionei lá. Talvez vc seja muito novo pra lembrar, mas foi naquela época q ele estourou.

Não sou tão jovem assim Lol

É que eu não prestava atenção na franquia mermo, muito porque eu só tinha Game Cube, que nunca recebeu o jogo.

Na minha cabeça o pico do sucesso das guitarras de plástico foi a geração foi a época do X360/PS3/Wii, mas talvez eu só ache isso porque saiu pro Wii e por isso eu prestei mais atenção a partir daí
Responder
Colocaria Cuphead na geração do ps4.
Responder
Pra colaborar com o tópico, mostrando que eu estou certo e só os istas negão:

https://www.bafta.org/stories/the-most-i...f-all-time

Agora que vi que tem KCD2 na lista, pode jogar fora Emotion
Responder
Shenmue? Loles
Lista tava boa tirando o 7
Responder
Lista mais retardada impossivel
Responder
O primeiro colocado é inegável
Responder
Mais influente ever vai ser um jogo tipo pong ou sei lá eu, e isso não vai mudar nunca
Responder
Acho que esse tutorial pago do switch 2 tem que entrar na lista imediatamente
Responder