O gênero survival horror morreu?
Estive pensando sobre isso algumas vezes e acho q, assim como acontece com os JRPGs, o gênero survival horror teve q se moldar ou até mesmo se transfigurar em outros estilos de jogos pra sobreviver da última década pra cá.

Já tentei conversar sobre isso no fórum outras vezes, mas sinto q a discussão tende a cair para um lado mais raso e fugir do ponto pretendido originalmente.

Um survival horror puro, ao menos na minha concepção, é um jogo q estimula a exploração de um ambiente hostil (seja por conta dos inimigos ou só pela atmosfera de medo mesmo - ou os dois), enquanto o jogador procura solucionar enigmas, coletar itens escondidos pra resolver puzzles e passar de certos locais, além de ter q microgerenciar um número escasso de recursos. Outra característica essencial é a fragilidade do protagonista em relação aos inimigos, q desestimula o comportamento de Rambo.

Em alguns jogos do gênero, o clima geral pode ser mais trash, como Resident Evil; mas pode ser algo mais pesado e difícil de encarar, como um Fatal Frame. Mas o importante é q o jogador de fato seja frágil diante dos inimigos. Então, por exemplo, Em Resident Evil 1, tanto Jill quanto Chris podem morrer facilmente por ataques de cachorros, hunters, e até mesmo inimigos menos letais, como corvos, podem ser uma ameaça se te atacarem em grupo e várias vezes.

Mas mesmo nos tempos do PSX/N64, já havia jogos q misturavam características de survival horror com outros gêneros, como RPG. Um bom exemplo é Parasite Eve, da Square. Porém, o jogo ainda apresentava uma protagonista relativamente frágil por conta da agressividade dos inimigos, maior do q em Resident Evil.

Porém, com a evolução dos hardwares, creio q foi se tornando mais fácil fazer sistemas full action a uma taxa de quadros mais aceitável, e desde Resident Evil 4, muitos e muitos "survival horrors" foram surgindo com um sistema mais voltado pra ação, como Dead Space, Resident Evil 5, Silent Hill Downpour, The Evil Within, e de repente a fragilidade do jogador foi substituída por jump scares e muito gore explícito nas mortes.

Sinto q se perdeu o espaço pra jogos como Fatal Frame, Siren, Clock Tower, Silent Hills e REs antigos, etc. Hoje já quem considere um jogo como TLOU um survival horror, sendo q é um TPS com sistema de combate melee avançado e stealth de qualidade, mas não te dá nenhuma sensação de medo diante dos inimigos. 

Então, repito a pergunta, para vocês, o gênero como era conhecido já morreu ou há alguma luz no fim do túneu?

P.S.: Sei q sempre vai haver algum Granja da vida pra falar dos indies, e não devem ser desprezados, mas em geral um nível de produção mais decente é esperado e, neste gênero, o 3D é importante tbm.
Responder
Li 8x
Responder
Wander escreveu: (19-11-2023, 04:18 PM)P.S.: Sei q sempre vai haver algum Granja da vida pra falar dos indies, e não devem ser desprezados, mas em geral um nível de produção mais decente é esperado e, neste gênero, o 3D é importante tbm.

Aqui praticamente responde a pergunta. O nível nunca foi de AAA em nenhum jogo do gênero (o RE mais caro de produzir até hoje parece que foi o 6 Lol ). O padrão de produção de jogos mudou radicalmente dos tempos de ouro e provavelmente os Silent Hill ou RE antigo tiveram um custo de produção nível indie atual.

Mesmo os REmake a partir do 2 eu duvido que foram jogos caros de produzir... Então não morreram, só não é um gênero tão de massa que mereça super produção. Talvez só RE conseguisse se pagar.
Responder
Só sei que a Capcom arrombada podia fazer Dino Crisis Remake no nível do RE2 Remake.
Responder
Deve ter alguns indios que devem cobrir essa lacuna ai, por outro lado tem a modinha daqueles jogos em primeira pessoa com inimigos invencíveis, o que é meio merda né.

De AAA não tem o novo Alan Wake? Also Dead Space remake

Seraph escreveu: (19-11-2023, 04:41 PM)Só sei que a Capcom arrombada podia fazer Dino Crisis Remake no nível do RE2 Remake.

Ia ficar massa pra caraleo
Responder
play more escreveu: (19-11-2023, 04:33 PM)Aqui praticamente responde a pergunta. O nível nunca foi de AAA em nenhum jogo do gênero (o RE mais caro de produzir até hoje parece que foi o 6 Lol ). O padrão de produção de jogos mudou radicalmente dos tempos de ouro e provavelmente os Silent Hill ou RE antigo tiveram um custo de produção nível indie atual.

Mesmo os REmake a partir do 2 eu duvido que foram jogos caros de produzir... Então não morreram, só não é um gênero tão de massa que mereça super produção. Talvez só RE conseguisse se pagar.

Mas aí vc não tá levando em consideração a inflação. Óbvio q em 1996 fazer um jogo como RE era comparativamente mais caro q produzir um indie hoje. Vc tá comparando o valor nominal apenas.

E eu tbm não tô falando sobre precisar ser AAA, só não tem pq ser um Lone Survivor da vida tbm.
Responder
Antigamente dependia das grandes publishers investirem e o custo valia a pena pelo risco baixo. Silent Hill que é uma franquia morta faz uns 10 anos eles pararam de produzir novos exatamente na época que o custo de produção explodiu e a franquia não dava o retorno.

Hoje aparentemente eles acharam um caminho viável como produção menor e tem uns 4 sendo produzidos e RE virou (voltou a ser né) franquia anual.

Bonus: https://www.4shared.com/video/fiksdYurba...mpeg4.html

https://www.mediafire.com/file/wxrvky961...ing_of.avi

Making Of do SH2 e 3 legendados em pt-br que vinha numa edição especial.
Responder
Criança leite com pera não gosta de ter personagem fraco.
Responder
Depois que PT Silent Hills flopou o desenvolvimento sem nenhum motivo aparente, acho que sim
Responder
Depende de que tipo de survival horror vc gosta, tem uns 5 tipos diferentes. Nem todo mundo que curte Fatal Frame vai querer jogar Dead Space, ou Resident Evil.

E respondendo a questao da dificuldade que vc menciona que no RE1 qualquer coisa pode matar é verdade pra RE2 remake tbm, o problema é que vc precisa jogar na dificuldade profissional pra sentir isso, uma mordida de zumbi te deixa no danger e outra é game over, coisa que nem nos clássicos era tão punitivo assim. Soma isso com o espaço reduzido no inventário em comparação as dificuldades maiores e o fato que vc não pode sair matando dtodo inimigo no jogo senão vai chegar no chefe esem munição causando um soft lock no seu save.

Então se vc curte REsident evil em específico o gênero ta muito bem suprido porém se vc gosta de algo mais como Clock Tower/Hunting Grounds então é melhor ir pros indies mesmo.

Aqui ja vou dar uma dica de um jogo de survival horror pra todo mundo se cagar, joguem Fear and Hunger. Tem o 1 e o 2 já.
Responder
Barrigudinho escreveu: (19-11-2023, 07:00 PM)Depois que PT Silent Hills flopou o desenvolvimento sem nenhum motivo aparente, acho que sim
Não sei se pode contar como um "flop" mesmo, já que não flopou em vendas.
Responder
quem morre é os otário
Responder
Estou esperando Evil Within 3 até hoje, não diria que o gênero morreu mas ficou mais nicho do que era e tem uns indie legais que são dessa categoria também
Responder
Geração “skip puzzle” e “have you tried that?” arruinaram o mercado
Responder
Morreu mas passa bem
Responder
Queria testar aquele jogo BR Fobia, mas não sou muito fã dos jogos antigos e travados, eram ruins em gameplay e só causavam raiva e frustração... me diverti beeem mais com RE4R esse ano que rejogando Alone in the Dark 4 ano passado

Não precisa ter gameplay de hordas, mas ficar se fodendo pra matar 1 único inimigo e voltar meia hora de save se morrer é chato também
Responder
morreu e não passa bem
Responder
Não morreu mas o gênero mudou bastante. Alan Wake 2 é considerado survival horror e é um jogo excepcional. Mas nos estilo dos jogos antigos que você citou, estão raros ou inexistentes.

Faço um paralelo aqui com jogos de corrida arcade: ainda existem, com franquias como Forza Horizon, Need for Speed, The Crew e por aí vai, porém no estilo antigo, com pistas de design inventivo, atalhos, música cheesy e todo o resto, morreu. Tudo meio que virou open world e chato. O que foge disso geralmente é algum indie meia boca.
Responder
Devs AAA tem que vender, fazer jogos considerados de nicho é algo arriscado de mais. Dito isso você ja respondeu sua pergunta, os únicos que tem culhão e aprovação de se aventurarem neste nicho são devs indies.
Responder
Zero escreveu: (21-11-2023, 10:51 AM)Devs AAA tem que vender, fazer jogos considerados de nicho é algo arriscado de mais. Dito isso você ja respondeu sua pergunta, os únicos que tem culhão e aprovação de se aventurarem neste nicho são devs indies.
Matar jogos tier A foi a pior merda que a industria de jogos já fez.
Principalmente com tanta engine pronta que poderia pegar aquele milhãozinho de dolares e faz milagres com ele.
Responder