19-11-2023, 04:18 PM
Estive pensando sobre isso algumas vezes e acho q, assim como acontece com os JRPGs, o gênero survival horror teve q se moldar ou até mesmo se transfigurar em outros estilos de jogos pra sobreviver da última década pra cá.
Já tentei conversar sobre isso no fórum outras vezes, mas sinto q a discussão tende a cair para um lado mais raso e fugir do ponto pretendido originalmente.
Um survival horror puro, ao menos na minha concepção, é um jogo q estimula a exploração de um ambiente hostil (seja por conta dos inimigos ou só pela atmosfera de medo mesmo - ou os dois), enquanto o jogador procura solucionar enigmas, coletar itens escondidos pra resolver puzzles e passar de certos locais, além de ter q microgerenciar um número escasso de recursos. Outra característica essencial é a fragilidade do protagonista em relação aos inimigos, q desestimula o comportamento de Rambo.
Em alguns jogos do gênero, o clima geral pode ser mais trash, como Resident Evil; mas pode ser algo mais pesado e difícil de encarar, como um Fatal Frame. Mas o importante é q o jogador de fato seja frágil diante dos inimigos. Então, por exemplo, Em Resident Evil 1, tanto Jill quanto Chris podem morrer facilmente por ataques de cachorros, hunters, e até mesmo inimigos menos letais, como corvos, podem ser uma ameaça se te atacarem em grupo e várias vezes.
Mas mesmo nos tempos do PSX/N64, já havia jogos q misturavam características de survival horror com outros gêneros, como RPG. Um bom exemplo é Parasite Eve, da Square. Porém, o jogo ainda apresentava uma protagonista relativamente frágil por conta da agressividade dos inimigos, maior do q em Resident Evil.
Porém, com a evolução dos hardwares, creio q foi se tornando mais fácil fazer sistemas full action a uma taxa de quadros mais aceitável, e desde Resident Evil 4, muitos e muitos "survival horrors" foram surgindo com um sistema mais voltado pra ação, como Dead Space, Resident Evil 5, Silent Hill Downpour, The Evil Within, e de repente a fragilidade do jogador foi substituída por jump scares e muito gore explícito nas mortes.
Sinto q se perdeu o espaço pra jogos como Fatal Frame, Siren, Clock Tower, Silent Hills e REs antigos, etc. Hoje já quem considere um jogo como TLOU um survival horror, sendo q é um TPS com sistema de combate melee avançado e stealth de qualidade, mas não te dá nenhuma sensação de medo diante dos inimigos.
Então, repito a pergunta, para vocês, o gênero como era conhecido já morreu ou há alguma luz no fim do túneu?
P.S.: Sei q sempre vai haver algum Granja da vida pra falar dos indies, e não devem ser desprezados, mas em geral um nível de produção mais decente é esperado e, neste gênero, o 3D é importante tbm.
Já tentei conversar sobre isso no fórum outras vezes, mas sinto q a discussão tende a cair para um lado mais raso e fugir do ponto pretendido originalmente.
Um survival horror puro, ao menos na minha concepção, é um jogo q estimula a exploração de um ambiente hostil (seja por conta dos inimigos ou só pela atmosfera de medo mesmo - ou os dois), enquanto o jogador procura solucionar enigmas, coletar itens escondidos pra resolver puzzles e passar de certos locais, além de ter q microgerenciar um número escasso de recursos. Outra característica essencial é a fragilidade do protagonista em relação aos inimigos, q desestimula o comportamento de Rambo.
Em alguns jogos do gênero, o clima geral pode ser mais trash, como Resident Evil; mas pode ser algo mais pesado e difícil de encarar, como um Fatal Frame. Mas o importante é q o jogador de fato seja frágil diante dos inimigos. Então, por exemplo, Em Resident Evil 1, tanto Jill quanto Chris podem morrer facilmente por ataques de cachorros, hunters, e até mesmo inimigos menos letais, como corvos, podem ser uma ameaça se te atacarem em grupo e várias vezes.
Mas mesmo nos tempos do PSX/N64, já havia jogos q misturavam características de survival horror com outros gêneros, como RPG. Um bom exemplo é Parasite Eve, da Square. Porém, o jogo ainda apresentava uma protagonista relativamente frágil por conta da agressividade dos inimigos, maior do q em Resident Evil.
Porém, com a evolução dos hardwares, creio q foi se tornando mais fácil fazer sistemas full action a uma taxa de quadros mais aceitável, e desde Resident Evil 4, muitos e muitos "survival horrors" foram surgindo com um sistema mais voltado pra ação, como Dead Space, Resident Evil 5, Silent Hill Downpour, The Evil Within, e de repente a fragilidade do jogador foi substituída por jump scares e muito gore explícito nas mortes.
Sinto q se perdeu o espaço pra jogos como Fatal Frame, Siren, Clock Tower, Silent Hills e REs antigos, etc. Hoje já quem considere um jogo como TLOU um survival horror, sendo q é um TPS com sistema de combate melee avançado e stealth de qualidade, mas não te dá nenhuma sensação de medo diante dos inimigos.
Então, repito a pergunta, para vocês, o gênero como era conhecido já morreu ou há alguma luz no fim do túneu?
P.S.: Sei q sempre vai haver algum Granja da vida pra falar dos indies, e não devem ser desprezados, mas em geral um nível de produção mais decente é esperado e, neste gênero, o 3D é importante tbm.